O bizarro de estar entre bolhas de engajamento político é escutar os mesmos argumentos, os mesmos termos e as mesmas narrativas de lugares antagônicos. "Falsa simetria" é um desses termos. O meu argumento não teve objetivo de ser simétrico. Sendo bem vulgar, eu não preciso escolher entre uma piroca de 23cm ou uma de 12cm se eu não gosto de piroca. Não é uma assimetria, é apenas uma "dissociação de objeto".
A história ainda está acontecendo. Os desdobramentos ainda estão rolando. Obviamente uns ladrões de galinha como o Bolsonaro et al não serão comparáveis à máquina que foi montada pelo PT anteriormente, até por uma questão de tempo (e capacidade cognitiva, convenhamos). Mas acho MUITO cedo para assumir uma posição de alegar que toda e qualquer acusação é "narrativa".
Então, esse aqui é um erro seu. Eu não acho que direita = bolsonarismo. E ainda bem, né? Eu fico sempre curioso para entender essas insinuações do tipo "entendeu até demais".
Quais "acusações"? A de opinar sobre um determinado espectro político e para um determinado grupo? Nossa, isso realmente não existe, todo influenciador de política é totalmente imparcial e está fazendo isso apenas por amor...
Eu gosto dessa ilusão do "é só uma dona de casa". O Felipe Neto é "só um ator falido". Existe todo um movimento de militância comunista formado "só por professores de história". A Bárbara é uma ativista política, influenciadora digital e um ator importante na política nacional, tanto quanto (ou até mais) que muitos parlamentares eleitos. Muitos desses influenciadores ganham até mais. A palavra dela tem peso, porque ela é claramente um hub da narrativa ideológica da direita brasileira, tão forte quanto o próprio Reinaldo Azevedo, que você postou aí embaixo. Assim como o Nikolas, ela poderia ter se elegido com as mãos nas costas, recorde de votos, mas muito provavelmente foi mais esperta e sábia do que ele em se manter foram do ambiente tóxico de Brasília. Acho que você não deveria subestimar isso em nome de manter uma narrativa de que são "pessoas simples contra o sistema". Tem que abrir o olho, porque é muito poder e muita grana envolvida nesse meio.
O fato é que já assisti muitos vídeos dela, Gryllo, assim como me obrigo a assistir e ler outras figuras das quais eu não gosto e/ou não concordo com as posições. Entendo fazer parte tanto do meu trabalho, como do meu papel de cidadão. Mas bem, se ela conseguiu alguma coisa com todas as horas assistidas, foi me convencer de ir para o lado oposto de qualquer coisa que ela defenda, porque não suporto a figura em si. Agora não gostar de algum comunicador é crime?
Mas manda uns dois Adrilles aí, que o antiácido está em dia.
Po, se você tá com preguiça de entender, então eu não preciso me esforçar para explicar. O tempo é curto pra pai recente e a gente precisa escolher nossas batalhas, né? Como eu já te disse antes, eu não acho ruim você não querer expor sua visão, por mim tanto faz, direito seu.