Bem, eis a minha opnião sobre as alterações dos spells:
Primeiramente, eu acredito que a CipSoft tem feito um trabalho esforçado e que tem procurado ao máximo ouvir as sugestões dos players. Assim, conseguiu desenvolver esse novo sistema de spells, o atual já estava ultrapassado desde o grande update 8.1, e de cooldowns. Apesar das críticas, a resposta ao balanceamento das vocações que a Cip tem buscado, está sendo encaminhado.
Todavia, nem tudo o que vem com esse update serão flores, vejamos as seguintes questões:
Druid: Como todos sabem, os druids nunca foram uma vocação privilegiada no Tibia, e jogar neles sempre requis habilidades, mesmo antes do update 7.9. Logo, Druid é uma vocação difícil, que não é explorada no conteúdo original.
Com este update, a CipSoft parece reter alguma preocupação finalmente com os mesmos, embora acredite eu, o gelo não ser muito a cara de um mago da natureza, prefiriria água líquida, mas essa não é a questão. As magias de ataque que virão, mesmo com seus cooldowns, irão privilegiar uma caçada às criaturas infernais ou que gostam das chamas. O desempenho de XP/H promete sofrer uma alteração para maior quantidade e assim, poderemos obter algum desenvolvimento nessa vocação.
Em relação às magias de cura, acredito que elas deveriam (se não são) ser compartilhadas com outros jogadores, de modo que o curandeiro possa utilizar em outros, não querendo retirar a sua exclusividade, porém transpor seu efeito.
Sorcerer: O poder mágico de ataque dos sorcerer é superior a qualquer ataque mágico ou físico, um fato. Contudo, isso não quer dizer que você possa abusar de seu poder.
Para algumas pessoas, o update de inverno trará provaveis decepções para esse tipo de vocação. Porém, saliento que a CipSoft deve ter pensado bem a modificar o poder desta. O que alguns não levam em consideração, e a empresa sim, é a relação entre tempo de locomoção pelo espaço mais utilizado por determinadas magias e o cooldown. Assim, a utilização de 1 minuto para o cooldown tem fundamento, pois levando em consideração o argumento anterior, e sendo preciso nos cálculos, podemos chegar que o CD real é cerca de 1/3 ou até 3/5 do valor de 60s. Agora, leve em consideração também para outras magias, e então você entenderá o porquê temos apenas 4 segundos (acredito) para o Energy wave :). Não chorem, experimentem! Talvez a xp/h seja menor, mas imaginem uma futura situação daqui a um ano com alguns leveis 500s e vocês diram, Tibia perdeu a graça, como sempre dizem.
Paladin: Para mim que sou um Paladin, não acredito que foi a melhor decisão retirar spells como Utana Vid ou Exevo Pan. Todavia, não posso argumentar se faço parte dessa classe, preciso ser impessoal.
O que realmente acredito é que Tibia está procurando retomar as origens do termo Paladin, talvez seja por que perceberam que este não é um arqueiro e sim um guerreiro sagrado. Mesmo com a magia, um paladino não deveria ser capaz de ficar invisível ou conjurar comida e concordo, se esse for o objetivo. Assim, em breve espero que a Cip continue fazendo a classe sagrada ser um destaque e parecer menor com magos, menos com cavaleiros e sim uma mistura irreconhecível de ambos.
Knight: A sua força física felizmente nunca foi prejudicada.
Para mim, a vocação que menos foi prejudicada com o passar dos updates foi o knight, devido a sua simplicidade de combinações mágicas e devido a sua força física ser o principal método de ataque. Ser um knight tem muitas vantagens e, com esse update, um cavaleiro poderá se curar com mais magias, talvez sim um contrate, mas um necessário contraste!
Eu acredito que os cavaleiros estejam em paz com sua vocação, não tem motivos para que fiquem tristes, mesmo com a saída da exura.
Enfim, sejam menos radicais, e verão que o Tibia sempre terá suas vantagens e sim, sempre será um jogo original.
Confie nos seus criadores, mas usem o poder da suas opniões.
Lembrem-se: única razão de se jogar Tibia - Diversão -.