Citação:
Postado originalmente por
Rubenito
Olha sinceramente não tenho certeza da resposta mais darei uma mesmo assim.
Deus criaria um ser capaz de segurar tal pedra.
Senão foi isso Congratulations tu me pegas-te.
Porém Acharia que questionariam mais a Onipresença do que a Onipotência, é impossível por parâmetros humanos explicar o poder de Deus.
Valores como Nunca, Infinito, Sempre existiu, e etc dão um nó em nossas mentes porém nada é impossível para um ser Onipotente, Onisciente e Onipresente.
Citação:
Existem varias definições. As mais trabalhadas é o conjunto de onisciência, onipotência, onipresença, benevolência, , simplicidade divina e eternidade
Eu sou contra a benevolência, pois acredito que bondade seja uma concepção tipicamente humana. E deus não poderia ser limitado por um valor moral. Fora que da margem ao Paradoxo de Epicuro. (aquela historia de deus não poder acabar com o mau do mundo)
Gosto de trabalhar também com a idéia do incorpóreo e do inefável. Incorpóreo, pois assim ele não tem que habitar um lugar. Alias minha crença leva a crer que ele não ocupa lugar nem no espaço nem no tempo. Podendo se locomover entre eles ou simplesmente habitar todos ao mesmo tempo.
E inefável pois apesar dele ser o exepoente maximo ele ainda sim passa acima da nossa compreensão.
Deixa explicar esses valores. Os onis são como já disse valores infinitos, eles não se estabilizam e sempre estão evoluindo.
Na onisciência ele sabe todas as possibilidades de algo ocorrer, como sabe qual delas ira ocorrer ou mesmo tempo sabendo que ao mudar um fato quais as conseqüências dessa alteração.
Na onipotência ele será sempre o expoente Maximo de poder e capacidade. Evoluindo a cada micromilesimo de segundo.
Na onipresença ele poderá habitar todos os lugares ao mesmo tempo. Esse é o mais complexo pois se trabalharmos que ele não é o mesmo conjunto que o universo ele não poderá ser idealizado de maneira simples. Porem devemos imaginar que o oni presente trabalha mais com o tempo que o espaço. Muitas pessoas (inclusive alguns panteístas) trabalham com a idéia que deus pode ser a energia. Já que ela é o que compõe a matéria. Ao mesmo tempo possui onipotência (afinal de tudo, não há força sem energia).
Essa parte física não é comigo. Angel que manja dessas doideras de cálculos.
Benevolência: Ele é tudo que há de mais puro e bondoso. Isso vem do fato dele ser fonte de toda a obrigação moral. Note que essa moral é algo atemporal, estando junto com o homem dês de seus primórdios. O direito natural faz parte desse grupo bem restrito.
simplicidade divina: as três carateristicas omnis são idênticas ao ser divino e não qualidades que o definem. Alguns põe benevolência e eternidade.
Em outras palavras: Dizer que deus é onipotente é como dizer que ele é o amor que agente sente ao ver algo ou ele é o infinito.
Eternidade: Ele não morre. E sempre Existirá. Gosto de trabalhar com essa característica junto com a onipresença. Pois Isso mostra que deus não é influenciado pelo tempo e espaço. Ele poderia caminhar entre o passado, presente e futuro sem problemas. Ao mesmo tempo ele não teria que ter uma origem nem um fim.
incorpóreo: Ele não habita o mesmo plano que nos ou habita em dois planos ao mesmo tempo, este e mais um. Podendo estar inclusive em um lugar que já tem algo. E não tem forma definida.
Gosto de pensar nela, pois ele faz a idéia do estar em todo lugar sem ser o todo possível. Fora que acho muito difícil um ser divino e poderoso ser limitado por uma forma, seja humana ou coisa assim.
Inefável
Acho a definição de deus “ser perfeito” muito falha. Primeiro porque a concepção de perfeito pode ser muita relativa. Segundo porque o perfeito, na concepção geral, seria o Maximo encontrado em um conjunto, que temos ciência.
Digamos que procuremos no brasil a luta mais completa. Depois de anos de pesquisa o BJJ seja o melhor. Não existe um lutador que não perca para um lutador de BJJ. Ele é completo em todas as situações. O estilo de luta perfeito.
Entao o brasil toma conhecimento de outros continentes e outras culturas. E chega o muay thai. Os bjj não conseguem vencer os que lutam muay thai.
Muay thai é o estilo de luta perfeito.
Entao se inventa a arma. E nenhum lutador consegue superar essa situação.
E assim vai. Perfeito é algo limitado pelo conhecimento.
O inefável é o perfeito maximo, o perfeito alem do nosso conhecimento.
Existem N argumentos a favor e contra deus. Alguns muito bem elaborados. Quase todos os contras são quebrados. Menos um. Que é inegável. E nem pode ser trabalhado.
é o argumento da improbabilidade. Onde se afirma que não havendo provas é improvável sua existência. Devo lembrar que improvável não nega. Quando existem 90% de algo ocorrer e 10% de algo não ocorrer, não se pode descartar os 10%. Pode ser afirmada a confiança nos 90%.
Esse debate da existência e não existência de deus. É muito bonito a meu ver, muito gostoso. Acredito que no wikipedia tenha uma parte só sobre isso. Recomendo a todos procurar e ler sobre.