Uma das bissetrizes dos angulos formados pelas retas l1 e l2 é b1: 2x + y + 3 = 0. Determine a equação da outra bissetriz, b2, sabendo que ela passa pelo ponto A 9-1, 3)
Versão Imprimível
Uma das bissetrizes dos angulos formados pelas retas l1 e l2 é b1: 2x + y + 3 = 0. Determine a equação da outra bissetriz, b2, sabendo que ela passa pelo ponto A 9-1, 3)
As bissetrizes serão retas concorrentes que se incidem perpendicularmente (pode sempre adotar isso, se vc fazer o desenho vai perceber fácil pq será 2 angulos iguais 1 de um lado + 2 outros angulos iguais 2 pra dar 180 (o angulo de uma reta toda abertona e talz), então obviamente um angulo (1) + um angulo (2) será metade do valor (e o outro angulo (1) + angulo (2) a outra metade), ou seja, 90º.
Faz o desenho que vc entende
então
2x + y + 3 = 0
y = -2x - 3
m(1) = -2
m(2) = -1/m(1)
m2 = 1/2
y - y0 = m(x - x0)
y + 1 = 1/2 (x - 9)
2y + 2 = x - 9
x - 2y - 11 = 0
Fugindo um pouco do tópico..
Quem ai vai fazer unicamp domingo?
Primeira fase conta pra classificação final ou só eliminatória?
Se eu zerar uma redação eu sou eliminado?
A primeira fase da unicamp no geral é bem tranquila, o que esta me deixando com pé atras são as redações mesmo....
sete, a resposta ta errada, no meu gabarito ta x-2y+7=0
agora uma de circunferencia, me diz se ta certo
Qual a conição deve verificar o número m, para que o ponto A(4,3) seja externo à cinrcunferencia de equação x² + y² - 4x -2y +m=0
dcp > r
r = 5+m
C(2,1)
dpc= V(1-2)² + (1-1)²
dpc= V-3
aí nao sei o resto
se faço: V-3<M<5 ou como faço
V= raiz quadrada
Vixi, pessoal só fala de GA agora, só pq odeio esse assunto -.-"
Vamos la:
O centro ta em 2,1 e a distancia dele pro ponto 4,3 é:
V (2-4)² + (1-3)² = V8
Logo o raio tem que ser menor que V8 (entende pq né?)
Ai V8 > r > 0
V8 > 5 +m > -5
V8 -5 > m > -5(essa é a condição)
PS:
Acho que o sete errou pq ele se confundiu os pontos :
Você quis escrever (-1, 3) né? To indo academia agora, se eu voltar e ele não tiver corrigido eu vejo se é esse mesmo o erro e tento fazer..
O ponto é (9, -1)?
Pq se for, seu gabarito ta errado, ele considera que os pontos sejam (-9,-1).
C (2, 1)
(x - 2)² + (y - 1)² = r²
x² - 4x + 4 + y² - 2y + 1 = r²
x² - 4x + y² - 2y + (5 - r²) = 0
Logo
m = 5 - r²
r² = 5 - m
Dpc > r
Dcp² > r²
Dcp² = (x - cy)² + (y - cy)²
5 - m > (4 - 2)² + (3 - 1)²
5 - m > 8
-m > 8 - 5
-m > 3
m < 3
@Sadeckss
Em geral redação é eliminatória. Tem lugar que qualquer matéria é e tem outros que nenhuma, tenta ler edital.
Tbm falando no geral, a nota da primeira fase conta muito pra classificação final. Inclusive tem lugares que conta como 50% da nota final. Então falo pra vc voltar a ler o edital e procurar a fórmula que usam pra calcular a nota final.
o ponto é -1,3
eu que passei errado
mals ai
a condição do exercicio da circunferencia e do ponto é: -3<m<5
então é só trocar ali no final
y - 3 = 1/2 (x + 1)
2y - 6 = x + 1
x - 2y + 7 = 0
ste: daonde sairam essas formulas malucas
Citação:
Postado originalmente por sete
Eu sei que não tem haver com "Matérias", mas para os químicos de plantão, aonde posso encontrar enxofre e mercurio puros??? Queria saber se existem lojas, preços e etc para esses produtos...
Hmm, nem pensei nisso, valeu...Será que vai ter algum risco se eu mecher por conta própria com esses produtos??? Sei que o vapor do Mercurio é bastante tóxico...
...é que descobri um livreto sobre "pedras filosofais", e lá ensina como fazer...(alquimia obvius)...
sete: cara nem sei
eu calculei o raio pelo centro da circunferencia
que deu r=5+m
dai tirei a distancia entre o centro e o ponto
DQSR = V8
DPC> R
aí eu empaquei
me ajuda em outro exercicio, nao sei tirar o módulo
Determine os valores de m de modo que a tera I, de equação 4x + 3y + m=0 e a circunferencia de equação x² + y² -4x -2y -4 =0, sejam tangentes
drc =r
r=3
|4.2 + 1.3 +c| / V4² + 3² = 3
|8+3+c| = 15
aí nao sei como calcular o resto
sei que o gabarito é c=4 ou c=-26
Mercúrio acho que tem venda controlada e se tá pensando em esquentar de alguma forma enxofre é bem tóxico. Tem perigo pelo fato de ambas serem bem tóxicas. Conta e risco, tenta achar pelo google da vida que capaz que tu encontra mercurio na net, até mercado livre se pá. Termometros tbm tem mercurio, aqueles cizinhas e talz creio ser mercurio metálico mesmo, compra um monte e quebra ololo se for mercúrio metálico é bem facil de perceber pq ele sempre vai formar uma bolinha liquida, pd ser 1 ml ou 1 litro, vai sempre ser aquela maldita bolinha liquida que n se mistura com nd, vc pd jogar pra cima e esperar cair que vai formar um monte de bolinhas, mas nunca se espalha pra formas diferentes igual liquido qualquer, coisa do demonho. Acho que todo metal é assim na forma líquida, nem sei pq nunca mexi com outro sem ser mercurio, q foi qnd quebrei um termometro do laboratório.
Henrique, eu n entendi como vc achou esse raio, pq
(x-a)² + (y-b)² = r²
então o raio seria referente aos valores livres do produto notável, ou seja
r² = a² + b²
ali no caso, como tá igualado a 0, verifica-se que o r² foi passado pro outro lado da igualdade, então
a² + b² - r² = m, pois m é a soma de todos os valores sem incógnitas
portanto m = 5 - r²
r² = 5 - m
Sobre esse, saca só
|11 + c| = 15
isso significa duas equações, aonde o valor pode ser negativo (-15) ou positivo (15), pq ambos em módulo driam 15
c = 15 - 11
c = 4
ou
c = -15 - 11
c = -26
aprendi a calcular o raio assim: Xc² + yc² -c = r²
e acabei de achar meu erro, mas continuando
2² + 1² - m =r²
5-m = r²
r=V5-m
dai agora consigo continuar
Dpc > r
V8 > V5 -m
elevando ambos ao quadrado
8>5-m
8<-5 +m
aí eu não sei como isolo o m
por favor ajude
botei as igualdades do lado errado malz ae
inequação vc trata igual equação cara, só inverte o sinal
o resultado seria
8 > 5 - m (aqui que eu inverti e botei o sinal de maior errado)
8 - 5 > - m (agora vc passa o 5 pra lá, igualzinho equação)
3 > -m
ou
-m < 3 x(-1) (aqui multiplica por -1 pro m ficar positivo, assim invertendo o sinal, igual vc fez ae só que vc ignorou que o 8 tbm deve ser multiplicado)
m > -3
certo
e o fato da resposta no gabarito ser: -3<m<5
como faço?
esqueci disso
r > 0, caso contrário n tem circunferencia
Esqueci de elevar o R ao quadrado na minha resolução + cedo, fiz com pressa... Malz, da isso que o sete fez.
Não existe circunferência com Raio 0 ou negativo.
Simplificando:
Imaginário = y (ordenada)
Real = x (abscissa)
Cara vou te falar um negócio
Nunca me preocupei em saber de colegial sobre g.a mais do que ponto, reta e circunferencia. Nunca nem vi questões do resto.
Mas qlq coisa da uma olhada ae
http://www.brasilescola.com/matematica/hiperbole.htm
o prob é que tenho prova disso amanha e cai
apesar de ja estar passado, quero ir bem
e continuo sem entender aquilo do r>0
entendi que o raio é maior que zero
mas como que aplico isso na resposta que falei acima?
r > 0
5 - m > 0
-m > -5
m < 5
Vc já tinha achado que m é > -3, então m > -3... -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4 e ... n pd ser 5, pois 5 é maior que m, então m > -3 e m < 5 => -3 < m < 5
Existem casos que m seria ou maior que um ou maior que o outro, mas não é um caso que vc vá usar em geometria analitica, é caso de inequação do segundo grau.
Te aconselho depois dar uma estudada em funções cara, isso sim vestibulares cobram litros.
A galerê ai da exatas pode me indicar um livro de cálculo que contenha tópicos sobre bola aberta e fechada, conjuntos abertose fechados e sua ligação com maximos e minimos de uma função do R^n?
Olha, eu comprei o apostol vol 1, é um livro muito bom disso não abri direito mas ve na biblioteca, pega da uma folheada e ve se acha alguma parte que explique bem isso... ou procure o piskunov só que tambem nao tenho certeza se vai ter..
Se bem que essa parte, muito bem explicada é dificil de achar.. se pá tem em livro de analise real mas aí é aprofundado demais...
Pra q vc precisa?
é pro calculo 2 . O prof falou um pouco dessa materia. Não deve cair muito disso na prova, mas eu nao entendi direito, queria dar uma lida. Vou procurar esses livros ai, valeu.
Estou me confundindo com um exercício que já fiz um parecido, mas com outros valores nos instantes, o exercício é o seguinte:
"A equação da velocidade v (em m/s) desenvolvida por um móvel em função do tempo t (em s) é dada por: v=3t²-12. O espaço inicial ocupado pelo referido móvel vale 3m. A distância percorrida pelo móvel, entre os instantes 1s e 6s, vale, em m:"
integrei a fórmula de velocidade para achar a de espaço
S=∫v*Δt = ∫3t²-12= t³-12t+c
sabendo que no espaço inicial vale 3m
3=0³-12*0+c
c = 3
S=t³-12t+3
S1=1³-12*1+3 = -8m
S6=6³-12*6+3=147m
d6,1=|S6-S1|=|147+8|=155m
a resposta correta dada pelo exercício seria 165m
Valeu Geik, consegui achar o assunto no livro de analise real, volume 2 do elon.
edit:
@ Natham
vi agora teu post, foi nesse mesmo que eu achei ^^ valeu
Eu gostaria de saber como faz equação de primeiro grau :pokerface:
Sério.
.
O que vcs classificariam como nivel de excel iniciante/intermediario e avançado?
Pedem esse tipo de coisa em estagio, mas eu não sei o quanto de conhecimento de excel cada um exige