Muita gente entra no curso de medicina já querendo ir pra parte prática, ir pro hospital e fazer tudo o que o médico faz. Sinto muito, mas essas pessoas se decepcionarão MUITO no primeiro período. Não estou brincando quando eu digo que o primeiro período é para filtrar aqueles que realmente querem seguir na área médica. São matérias que, aparentemente (exceto anato), não possuem qualquer relação com a área médica. Na minha grade do primeiro período, por exemplo, eu tenho Anatomia I, Biologia Celular, Embriologia, além de outras matérias mais teóricas, como Saúde e Sociedade, Metodologia Científica, Psicologia e Informática Médica.
Se me perguntassem hoje se eu estou cansado do curso, eu diria que sim, sem pestanejar. E digo isso, por apenas uma matéria: Anatomia.
Muitas pessoas sonham em ter aula de anatomia... mas quando você tem a primeira aula prática, que você vê o cadáver, e observa aqueles milhares de "fiozinhos" da espessura de um fio de cabelo, todos emaranhados e que possuem os mais diversos nomes, você entra em estado de choque Depois, se você seguir no curso, você aprende a estudar, isso é fato, mas o choque inicial é muito grande. Soma-se a isso o fato de os professores não darem a mínima para você.
Mas como tudo tem o seu lado bom, eu realmente estou gostando do curso, mesmo sofrendo horrores com anatomia. Espero que realmente tenha feito a escolha certa quando fiz a inscrição do vestibular.