Postado originalmente por
Locke Cole
Se dependesse de mim, não.
Para mim o Estado deve punir ofensas apenas às pessoas físicas, e não às instituições. Nos EUA é mais ou menos assim.
Se for para punir, que seja coerente: igrejas, ONGs, clubes, empresas, ideologias, todos merecem respeito. Eu me sentiria incomodado se chamassem o ateísmo (que não é uma religião) de imbecil ou o Linux (SO que adoto) de sistema infantilóide. Não compartilho da sua opinião de que a religião merece tratamento especial de outras instituições (formais ou não) nas quais as pessoas têm apego. Não acho que negros merecem mais proteção estatal do que ateus ou que o candomblé tenha preferência sobre a capoeira.
Sou da opinião de que censurar opiniões, tornando o ódio algo underground, correndo o risco de criar uma aura de perseguidos sobre os odiadores, evitando que os agressores verbais sejam expostos ao ridículo é algo mais nocivo do que tolerar as bobagens. Fora que é um ataque à liberdade de expressão, algo que você já deu mostras não simpatizar. Sou contrário a todo tipo de censura prévia.