Eu também sou a favor da monarquia.
Versão Imprimível
Não gostaria de fugir muito do assunto do tópico,mas como estamos abordando política vou deixar a opinião.
- Voto deveria ser facultativo.
O voto hoje em dia é tido como obrigação isso é muito ruim.Nem sempre temos a melhor opinião sobre o candidato que escolhemos.Veja o exemplo da França,que se não me falha a memória 1 ou 2 anos atrás boicotou ou quase boicotou suas eleições.
- Fim da política partídaria. (Obs.: Do modo que está)
A política partidária do Brasil é a coisa mais imunda que já vi na minha vida.Nos EUA existem somente 2 partidos,o que diminui bastante os casos de corrupção.
Aqui no Brasil é muito tosco você ver os candidatos que nem macacos mudando de partidos,e o mais idiota é ver os líderes de partidos dizendo que a posição eleita é do próprio partido e não do eleito.
Outra coisa que me deixa com muito ódio é ver a cobrança que certos partidos fazem por seus "cargos",as alianças são tão "interesseiras" que chega a ser nojento.
Com isso tudo acredito que nosso país poderia retomar uma monarquia,assim como Inglaterra,Dinamarca e outros países europeus,que podem não ser as super potências,mas são pelo menos igualitários e civilizados.
É como Arnaldo Jabor disse, ou vc é Conservador ou é Liberal. Os partidos hoje sao demagogos, praticamente nao tem estrutura.
No Parlamentarismo acredito que iria baixar muito o número de partidos se destacando apenas os maiores. Nas republicas o presidente pode manipular as eleições da forma que quiser, ora, ele esta no poder, é o Chefe de Estado e Governo. Nas Monarquias, já que o monarca é apartidário, nao tem tanto perigo de manipulação.
A China é uma super potência e possui um IDH relativamente baixo. Reino Unido, Espanha, Japão, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Bélgica, Dianarmarca, Noruega, enfim, sao Monarquias Parlamentaristas, podem nao ter os maiores PIBs do mundo, mas possuem os maiores indíces de IDH, que para o país é o que mais conta.
Muito estamos falando sobre o fato de restituir uma monarquia,agora eu lhes pergunto,quem seria o rei ou imperador do Brasil?
O Imperador, já que o Brasil foi e voltará a ser Império, será um dos sucessores de D. Pedro II, hoje o principe D. Luiz de Orleans e Bragança.
A Linha se Sucessão é assim:
D. Pedro II > Princesa Isabel > D. Luiz (Principe Perfeito) > D. Pedro Henrique > D. Luiz de Orleans e Bragança > D. Bertrand > D. Antonio > D. Pedro Luiz > ...
Caso a Monarquia fosse restaurada hoje, o Imperador seria D. Luiz, mas já que nao será, o Movimento Monarquico esta trabalhando para que nosso proximo Imperador seja D. Pedro Luiz.
Master of Anúbis, Dom Pedro II foi ótimo, acabou com a crise econômica da regência, mas aí começou a trazer problemas para o Brasil: manteve a escravidão, recusava a se modernizar e industrializar o país, sem falar que quando ele morresse o país seria governado pelo marido da princesa Isabel, que nem era brasileiro. Pedro II foi bom só nos primeiros anos.
Monarquia tem esses dois problemas: governo vitalício, ou seja, o cara pode até ser bom para o país hoje, mas daqui a 30 anos o país terá mudado e esse cara poderá não ser tão bom. Cada época pede um político diferente. Outra coisa é o poder hereditário, quem disse que o filho de um rei será tão bom como ele? Essa história de sangue real não serve pra país nenhum.
Claro, e em nenhuma dessas o rei tem algum poder, todas são parlamentaristas.
A França começou a se desenvolver depois que guilhotinaram seu rei e implantaram a democracia. O mesmo vale para a Inglaterra, que virou monarquia parlamentarista antes de todo mundo e dominou o mundo por séculos.
O sistema atual é falho realmente, deviam acabar com o voto obrigatório para que só quem tiver conciência possa votar, mas regredir para monarquia definitivamente não é a solução.
Vamos por partes:
D. Pedro II foi o maior estadista que o Brasil já viu.
Nao foi ele quem manteve a escravidão, foram os políticos da época, os motivos eu citei logo acima (caso queiram algo mais profundo, eu procuro).
Recusava a modernizar o país? De onde tirou isso, cara? O Império era associado a imagem de progresso! Se nao fosse pelo estimulo do Imperador, nao teriamos ferrovias tao cedo. Foi ele que trouxe o telefone (o primeiro do mundo, dado de presente pelo Gran Bell). Além dos selos postais e muitas outras coisas que a republica nao fala por medo.
Viviamos numa Monarquia Parlamentarista, onde o Imperador era Chefe de Estado, e o Presidente do Conselho de Ministros o Chefe de Governo. Sabe quem garantiu a estabilidade política no Brasil, coisa que nunca mais vimos desde 1889? D. Pedro II!
Vou citar um trecho do livro D. Pedro II por José Murilo de Carvalho, onde o Imperador expressa bem o que achava sobre as eleiçoes:
"A posição do Imperador em relação as eleiçoes foi sempre uma só: sem eleições livres nao há sistema representativo nem monarquia"
"Sem bastante educação popular nao haverá eleiçoes como todos, e sobretudo o Imperador, primeiro representante da Nação, e por isso, primeiro interessado em que ela seja legitimamente representada, devemos querer"
"A educação publica é a principal necessidade do povo brasileiro. [...] A instituição primária deve ser obrigatória e generalizada por todos os modos"
O Imperador era um homem muito culto, sabia que o Brasil só iria crescer mesmo através da educação, e estimulava isso com seu proprio dinheiro. Criou escolas, casas culturais, universidades, centros de pesquisa, etc...
O salário dele foi o mesmo desde que se tornou monarca, 800 contos por ano, no começo representava apenas 3% da despesa do governo central. No final, os 800 contos estavam reduzidos a 0,5%. Se vc pesquisar hoje quanto gasta apenas o presidente, vc vai se assustar :eek:
Quando D. Pedro II morrese, a Princesa Isabel seria coroada Imperatriz Isabel I, e o Conde d'Eu seria o Imperador-consorte, nao tendo poder algum. Foi ele proprio que cuidou da educação das filhas, pode ter certeza que elas nao seriam tao facilmente manipuladas, ainda mais Isabel.
Problemas? Isso nao sao problemas, mas o que caracterizam a Monarquia como sendo a melhor forma de governo existente. Através de um reinado vitalício e hereditário, o monarca pode acompanhar projetos de longo prazo, além de ser a pessoa mais experiente sobre a política nacional. Tanto que até hoje, em todos os países monarquicos, os Primeiros Ministros se reunem semanalmente com o Monarca, a fim de receberem conselhos e ajuda. Um exemplo, a Rainha Elizabeth II é rainha desde os 26 anos, esta no trono a mais de 57, já viu passar no seu reinado 12 Primeiros Ministros e até hoje seu nivel de popularidade é de mais de 92%!
Sobre vitaliciedade, o povo pode acompanhar a educação do herdeiro desde o seu nascimento até sua aclamação, nao vai ser qualquer um que irá representa-los.
Uma coisa é certa, ser Chefe de Estado é muito mais dificil que ser Chefe de Governo, ainda mais nas Monarquias onde o monarca nao esta apenas representando ele mesmo, mas sua família, seus descendentes e principalmente, seu povo e sua Nação.
E agora Monarquia Parlamentarista quer dizer que o monarca nao faz nada? Absolutismo já acabou, cara, nem pensar. Aqui tem os poderes do rei Juan Carlos I, da Espanha (os poderes mudam de país para país, mas sao quase os mesmos, a nao ser no Reino Unido onde a Rainha é um figura muito forte):
Art. 62
Corresponde al Rey:
1. Sancionar y promulgar las leyes.
2. Convocar y disolver las Cortes Generales y convocar elecciones en los términos previstos por la Constitución.
3. Convocar el referéndum en los casos previstos en la Constitución.
4. Proponer el candidato a Presidente de Gobierno y, en su caso, nombrarlo, así como poner fin a sus funciones en los términos previstos en la Constitución.
5. Nombrar y separar a los miembros del Gobierno, a propuesta de su Presidente.
6. Expedir los decretos acordados en el Consejo de Ministros, conferir los empleos civiles y militares y conceder honores y distinciones con arreglo a las leyes.
7. Ser informado de los asuntos de Estado y presidir, a estos efectos, las sesiones del Consejo de Ministros, cuando lo estime oportuno, a petición del Presidente del Gobierno.
8. El mando supremo de las Fuerzas Armadas.
9. Ejercer el derecho de gracia con arreglo a la ley, que no podrá autorizar indultos generales.
10. El Alto Patronazgo de las Reales Academias.
A França era uma Monarquia Absolutista, absolutismo tem que cair mesmo. As Monarquias se ajustaram, nao sao as mesmas de 500 anos atras.
Acho que escrevi bastante, mas vale a pena ler auehauehau
até mais!
nem li o post sobre a democracia, mas vi algumas postagens e a opnião do cara q criou o tópico.
concordo com o juko em parte.
o voto é um direito, não um dever!
acho q só quem quisesse deveria votar, pois assim os interessados a votar normalmente cobrariam os seus direitos ao eleger algm. Com o voto obrigatório as pessoas não tão nem aí na hora de votar e tbm só sabem reclamar dos políticos quando é divulgada na tv alguma merda q eles fazem.
agora dizer q o voto obrigatório é a causa do ruim governo é ignorância sobre o sistema. Existe o voto nulo e o voto em branco. Não é a mesma coisa, o voto em branco é um voto "nem aí" q mantem o resultado. O voto nulo é como se votasse em ningm, e caso o ningm ganhe a lei diz q deve ser feita outra votação, e nenhum dos candidatos poderiam concorrer de novo!
não existe a desculpa de ter q votar no menos pior, mas poucos sabem disso!
tbm apóio o fim da política partidária!
não sou a favor da monarquia. Nâo digo q a monarquia seja ruim, mas o problema é o país tá na beira do caos. Uma mudança drástica no sistema político como a proclamação da república geraria várias consequências ruins. Acho q é possivel ter um excelente governo usando a democracia.
Locke Chere Cole: Minha opnião é , resumindo, os ricos votam não se importando com qm tá no poder(afinal, o Brasil é um ótimo país pra viver quando se tem dinheiro.) e os pobres votam em qm prometer mais. Os q se dizem conscientes votam no menos pior, os q reais conscientes têm votado nulo.
Se é possivel introduzir uma democracia verdadeira em um país, é muito mais facil e sério numa Monarquia.
Monarquia absolutista é uma coisa, Parlamentarista é outra.
Fazer o que? Esperar que o país se desintregue de vez? O povo nao aguenta mais, ninguem aguenta mais tudo isso. A republica foi um erro, um erro que pode ser reversivel, pelo menos em partes. O Brasil já foi um Império, já deu certo, mas por causa de alguns golpistas tudo acabou. Nao to dizendo que por ter dado certo aquela epoca vai dar certo agora, mas a estrutura da Monarquia é muito melhor.
Obs: além da Monarquia, sou a favor do Voto Distrital, Federalismo e Recall.
Nao paro mais de postar nisso auehauehaue
agora vou sair, mais tarde respondo o resto
até mais!
pode até ser.. não conheço em detalhes o sistema monárquico(dpois eu leio seus posts), mas eu acho q a população ainda tem saco pra isso! No dia q realmente ningm + agüentar a procaria do nosso governo, acredite. Terá grupos civis fazendo mais protestos do q o MST e em brasília não vai terminar em pizza, o caos vai ser maior q a "guerra do tomate" na Espanha.
iUAHIUhaiuH
Quando o assunto é do nosso interesse realmente fica foda!
tbm tou saindo.(pra estudar unificação alemã e italiana!¬¬)