Cara vlw acho que é isso mesmo :)
Versão Imprimível
Cara vlw acho que é isso mesmo :)
lol pareçe que o povo aqui entende de eletrotécnica, qualaquer duvida que eu diver na escola trago aqui kpaspka to no ensino medio com comitancia em ensino tecnico em eletrotecnica
Estou total sem tempo de responder com detalhes por causa de três projetos finais para serem feitos :fckthat: mas vou mandar a real:
Não dá para igular direito assim as correntes e falar que a potência dissipada é a mesma.
Eu concordo que se fizer isso a potência dissipada por ramo será a mesma, mas ele quer que a potência dissipada por R1 e R2 sejam iguais.
Se você considerar que a potência dissipada no ramo de R2 é potência dissipada por R e por R2 verá que a potência dissipada por R1 nesse caso não será igual à dissipada por R2.
Até porque, apesar de ser uma associação em paralelo, no ramo de R + R2 existe uma associação em série, então naquele ramo temos correntes iguais, mas tensões diferentes para cada resistor, fazendo com que as potências dissipadas não sejam iguais para o caso de R = 30 ohms.
Imagine um ponto A no inicio da associação em série e um ponto B no final, note que a DDP entre A e B é a mesma nos dois ramos, mas vamos analisar o ramo de R + R2:
Fazendo um ponto C entre R e R2 temos que:
DDP entre A e B = V, mas quando passamos do ponto A para o ponto C, estamos passando de um ponto de maior potencial para um de menor potencial, ao atravessar o resistor, temos uma "perda" de DDP igual à - R*i3, portanto:
DDP entre A e C = V - R*i3
Enquanto que:
DDP entre C e B = R*i3.
Logo nem sequer temos uma DDP do V fornecido no problema no resistor R2.
Esses fatores fazem a resposta usada estar incorreta, como eu falei antes, concordo que isto forneceria mesma dissipação para os RAMOS e não para os RESISTORES R1 e R2.
PS: olhando por cima aqui, isto deve dar uma caca pra resolver, talvez seja mais simples desenvolver um método de tentativa e erro, mas eu tentaria aplicar Kirchoff primeiro e ver o que acontece.
Alternativamente pode existir uma maneira idiota de resolver isso que se perdeu junto com a minha visão simplista das coisas ao passar por quase uma faculdade de engenharia inteira rairairair.
-=Angel of Darkness=-
-=Angel of Darkness=-
Até achei a resolução mais simples:
a) Determine o valor, em ohms, da resistência R para que as potências dissipadas em R1 e R2 sejam iguais
sendo http://www.tutorbrasil.com.br/forum/...d7b1dc539a.gif temos http://www.tutorbrasil.com.br/forum/...17aa97d389.gif e então devemos ter http://www.tutorbrasil.com.br/forum/...b1156eb144.gif isso nos diz que a soma http://www.tutorbrasil.com.br/forum/...47bd26d0c5.gif.
Resto ae: http://www.tutorbrasil.com.br/forum/...hp?f=11&t=4657
Vlw ae
É verdade, fui precipitado.
De fato, a potencia dissipada em cada ramo tem que ser a mesma mas cada resistor dissipa potencias diferentes. A relaçao que ele queria era entre R1 e R2...
Você tá certo mesmo e concordo que é bem melhor aplicar a distribuiçao de correntes pra cada um e ver o que acontece porque aí não sobram duvidas.
Preciso da formula do circuncentro em função dos vértices de um triangulo.
Exemplo:
http://www.prof2000.pt/users/secjest...magens/510.gif
Suponhamos q os vertices estejam num plano cartesiano. Preciso de uma função apartir das coordenadas do vertices
URGENTE!!!
Vlw..
Gostosão, não sei uma formula fechada mas sei o metodo.
Se vc sabe as coordenadas dos 3 vertices, faça o seguinte:
Pegue o ponto médio de cada um dos lados.
Encontre o coeficiente angular da mediatriz fazendo:
coeficiente angular da mediatriz x coeficiente angular da reta formada por dois vertices do triangulo = -1
Aí vc tem um ponto e o coeficiente angular, determina uma mediatriz.
Faça o mesmo para mais uma mediatriz.
E faça a intersecçao entre as duas e encontra o circuncentro.
Acredito que tenha ficado meio confuso mas tente entender. :hmm:
preciso implementas isso dentro de um algoritmo.
O meu problema é o seguinte.
Dado um plano com varios pontos. Tenho q usar 2 circunferencias de raios iguais, de modo q elas englobem todos os pontos de maneira a usar o menor raio.
Por exemplo:
Dividi os pontos em 2 grupos. isso eu ja consigo fazer. Nesse caso, eu traço uma reta imaginaria x=3. Depois configuro o algoritmo para selecionar os 3 pontos de cada grupo q possui o maior raio da circunferencia circunscrita no triangulo formado por esses 3 pontos.Código:8
7 *
6 * * *
5
4
3 * * *
2
1 * *
0 1 2 3 4 5 6 7 8
preciso de uma solução mais simples pq eu n tenho muita noção geometria analitica.
Tipo, eu não manjo muito de programação...Estou começando a estudar agora..
Eu ainda não entendi o que você quer fazer, você precisa as coordenadas do circuncentro pra que exatamente? De que forma isso vai ser usado no algoritmo?
melhor eu usar o modo hipotetico do enunciado...
Uma empresa de telefonia quer instalar um novo sistema em uma cidade.
Para não gastar com fiação pela cidade, ela pretende usar torres com tecnologia de celular.
A empresa deve instalar 2 torres na cidade com um mesmo raio de cobertura.
elas devem ser posicionadas de modo q todas as casas sejam atendidas usando o menor raio possivel para as 2.
por exemplo:
http://img37.imageshack.us/img37/2232/grafico1d.png
2 modos de posicionar as torres.
Porem, o raio do opção b é menor.
As unicas informações q eu tenho são as coordenadas das casas...
Observe q a circunferencia passa por 3 pontos.
A minha ideia é separar os pontos (isso eu ja consigo 100%), porem eu tenho q descobrir o raio da cirfunferencia, q nesse caso seria obtido atravez do circuncentro.
É cara, dessa vez eu não vou poder ajudar porque não faço a minima idéia. :fckthat:
Unica coisa que dá pra fazer(que eu sei) é usar o método que eu passei pra encontrar as coordenadas.
O Gira tá lendo ali embaixo, talvez ele possa ajudar.
se eu conseguir as coordenadas do circuncentro, é só calcular a distancia dele ate 1 dos pontos e eu ja tenho o raio.
mesmo assim vlw pela atenção. vou ter q tirar essa duvida com meu professor de GA ou entregar os pontos :okay:
tem que ser de algum metodo específico?
pois eu acho que consigo fazer essa dai por vetores. mas não acho que seja útil dependendo do curso em questão.
de qualquer modo vou tentar resolver pra mim, e se conseguir posto pra você =D
.
Um de quimica, radioatividade...
20. (UFPI) A Análise de uma amostra de um meteorito indicou que ele contém 3 átomos de chumbo Pb (Z= 82 e A= 206) para cada átomo de urânio U (Z= 92 e A= 238). Considerando que nenhum Pb estaria presente na formação do meteorito e que este é formado pelo decaimento radioativo do U, cuja meia-vida é 4,5 x 10^9 anos, marque a alternativa correta para a idade do meteorito.
9,0 x 10^9 anos.
Alguem me ajuda :(
2 decaimentos.
2*4,5*10^9 = 9*10^9
É simples cara, só lógica se quiser:
Vc tem 3 átomos de Pb e 1 de uranio, ou seja, 4 atomos. Todos seriam uranio no inicio, ou seja, 4 uranios. No primeiro decaimento, reduz pra metade dessa quantidade, sobram 2 uranios. No segundo, reduz pra metade de novo, 1 uranio.
Ou ainda, o mais básico. A massa de uranio é 1/4 (25%), certo? Meia vida corta pra metade.
1/4 = 1/2^n
n = 2.
n número de decaimentos, cada decaimento leva 1 mv.
Valeu Sete, você é o cara
:rev:
http://img3.imageshack.us/img3/9339/fdsdsfsdf.png
Eu preciso realmente que alguem me ajude a resolver alguma dessas.
Vou tentar resolver aos poucos.
1ª Questão.
Chamando os lados do retangulo de a, b.
P = 2(a+b)
b = p/2 - a
f é a funçao area.
f = a.b = a(p/2 - a) = -a² + a.p/2
Queremos o ponto que maximiza essa funçao, dado que p é constante.
Então derivando
f' = -2a + p/2
f' = 0; para pontos de inflexao
Nesse caso é um ponto de maximo global pois é uma parabola...
então a = p/4;
Para a=p/4 e b = p/4, a area do retangulo é maxima
a.b = p²/4;
Dava pra analisar por desigualdades também
média aritmetica >= media geometrica
a + b/2 > = raiz(a.b)
Media geometrica é maxima quando é igual a media aritmetica, ou seja, quando a = b;
Nossa cara, valeu mesmo,
se vc conseguir fazer outras eu agradeceria :D
Segunda questao.
A principio h>0
R² = (h-R)² + r²
r² = - h² + 2hR
Substitua na expressao do volume do cone.
V = 1/3. pi. r² . h
V = pi/3.( -h³ + 2h²r)
Queremos maximizar f
f = -h³ + 2h²r
Verificando os pontos de inflexao.
f' = -3h² + 4hr
f' = 0
h é maior que zero
3h = 4r
h = (4/3)r
Para valores maiores que 4/3 vezes r, a derivada é decrescente e para valores menores ela é crescente. Portanto 4/3. r é um ponto de maximo da funçao( supondo h > 0, claro);
Ele pedia só a altura mas se quiser o r dá pra tirar também
Substituindo no r então : r = 2a/3 vezes raiz(2)
Questão 3.
Tome um ponto (a,b) com a>0 e b>0 tal que esse ponto pertença a elipse.
( convem lembrar que 0<a<1/2 e 0<b<1)
Como o retangulo tem que ser paralelo aos eixos coordenados, já está determinado os outros 3 vértices do nosso retangulo.
(a,b); (-a,b); (a,-b); (-a,-b)
Area será S = 2a.2b= 4ab
a e b pertencem a elipse, portanto:
4a² + b² = 1
b = raiz( 1 - 4a²)
S = 4a. raiz(1-4a²)
S' = 4.raiz(1-4a²) - 16a²/raiz(1 - 4a²)
S' = 0
( 1 - 4a²) = 4a²
8a² = 1
a = 1/raiz(8)
Valores para os quais S'> 0
4a² < 1 - 4a²
8a² < 1
a < 1/raiz(8)
S é crescente para a<1/raiz(8) e decrescente a>1/raiz(8)
Portanto, a é um ponto de maximo.
S = 4ab = 4. 1/raiz(8). 1/raiz(2) = 1
Quarta questão:
Tome um ponto generico (a, 2/a);
(Perceba que ele pertence a hiperbole)
Calculando a distancia do ponto a origem:
d² = a² + 4/a²
O problema se restringe agora a minimizar d;
d = raiz( a² + 4/a²)
Derivando:
d' = (2a - 8/a³)[1/raiz(a² + 4/a²)]
Perceba [1/raiz(a² + 4/a²)] > 0 para qualquer a pertencente aos reais.
Então para saber onde estão os pontos de inflexao, basta analisar (2/a - 8/a³);
d' = 0
2a - 8/a³ = 0
a^4 = 4
a = raiz(2)
Para a > raiz(2) d' > 0
Para 0<a<raiz(2) d'< 0
Ou seja, a = raiz(2) é minimo global de d.
Logo o ponto mais perto da origem é ( raiz(2), raiz(2))
Novamente, dava pra resolver usando a desigualdade das médias:
(Desigualdade entre as médias aritmética e geométrica). Dados reais positivos , vale a seguinte desigualdade:
http://latex.codecogs.com/gif.latex?...%5Ctext%7B.%7D
A igualdade ocorer quando a1=a2=...=an
Teus problemas propostos geralmente funcionam da seguinte maneira:
dado um y= f(x)
tem-se uma área, outro parâmetro em função de x.
x * f(x) ou alguma outra relação é o volume/área/outro resultado que vc deseja que seja máximo ou mínimo.
Sabe-se do cálculo que existe um ponto de máximo ou mínimo quando a derivada dessa função resultado é zero.
Sabe-se que é máximo quando (Chamemos F de função resultado) F''(x) < 0 no ponto x onde a derivada F'(x) = 0
E para mínimo o contrário.
Para ilustração eu sempre imagino uma parábola pra me lembrar dessas relações.
Imagine a parábola ax²+bx = y
tem-se que a parábola tem concavidade para cima quando a>0 e ela tem um ponto mínimo.
perceba que y'' = 2a que é positivo (de acordo com o que propomos anteriormente)
se vc ver a parábola e for analisar, dá pra ver as retas tangentes em cada ponto, começar a inclinar para cima, que é o significado geométrico da derivada segunda.
Mais uma pergunta sobre resistores
http://img14.imageshack.us/img14/8176/imagemslbw.jpg
Marquei os pontos vermelhos como se fossem B
http://img811.imageshack.us/img811/3310/imagem2qo.jpg
Isso significa que só há a resistencia ali primeira de 10 ohm entre A e B e só preciso considerar ela no exercicio? Quer dizer, se eu colocasse lampadas ali aonde está as outras duas resistencias elas não se acenderiam?
Se sim, isso valeria mesmo naqueles circuitos do caralho enormes desde q a situação desse a mesma? Um zilhão de resistores em trocentos cabos mas quando se põe os pontos dá pra encontrar A e B com apenas um resistor antes de a corrente passar pelos outros, isso significaria que eles seriam igual a nada pra se resolver problemas nivel ensino médio?
A tendência é a corrente passar por onde existe menos resistência, por isso em ramos com resistores de resistência menor a corrente é maior.
Neste caso aí, temos um ramo em curto circuito e a corrente fluirá por ele, portanto a única resistência que você considerará é a primeira de 10 Ohms logo após o ponto A.
Isso é válido para qualquer situação onde ocorra o curto circuito.
-=Angel of Darkness=-
A resistencia equivalente é 10 ohms.
Os outros pontos estão sob o mesmo potencial e portanto U = 0, não há passagem de corrente eletrica.
Se tivesse 1k ohms, ao contrario de 10 ohms continuaria não passando corrente. O que determina a passagem são os potenciais.
Vlw cara ;)
http://img90.imageshack.us/img90/3549/fddsfdsf.png
Mais alguns :] Eu tenho dificuldade com integração por fracionaria. Meus A e B as vezes dão errado.
E essa questão 5? comofas/
Probleminha de Fisica, calorimetria:
39. (MACK-SP) Uma pessoa deseja aquecer 2,0 litros d'água numa panela metálica de 500g de massa, até atingir o ponto de ebulição, sob pressão normal. Para isso utiliza um aquecedor elétrico de imersão, de potência constante e igual a 0,84kW. Sabe-se que a temperatura inicial do conjunto (panela + água) era 20ºC e que a panela e a água estão sempre em equilíbrio térmico entre si. Admitindo que apenas o referido cojunto recebeu calor do aquecedor, o tempo mínimo necessario para se atingir o objetivo foi:
14min
DADOS: c(metal) = 0,20 cal/(g.ºC), c(água) = 1,0 cal/(g.ºC)
alguem me ajudaa =/
O problema não menciona que 1 cal = 4,18 J; acho que ele trabalha com a premissa de que eu ja soubesse isso. Mas mesmo assim, muito obrigado Luiz. :D
Sobre concordância nominal, qual das duas frases está correta?
É necessário muita...
ou
É necessária muita...
Esse site explica bem: http://vestibular.uol.com.br/pegadin...t1796u137.jhtm
Segundo o site o correto é "é necessária muita", pois "muita" seria o elemento modificador.
Aqui também explica: http://vestibular.uol.com.br/pegadin...t1796u102.jhtm
Problemas trigonometria : (Se possível,fazer passo a passo)
1) Simplifique cada uma das expressões:
a) sen x - 2 sen³ x / 2. cos³ x - cos x
Resposta: tg x
b) sen x + cos x / sec x + cossec x
Resposta: sen x . cos x
2) Verifique as identidades:
a)1 - cos x / sen x = sen x / 1 + cos x
Obrigado !
a) sen x (1 - sen ² x - sen² x)/ cos x (cos ² x + cos ² x - 1)
Nessa primeira parte coloquei sen x em evidencia e embaixo coloquei cos x em evidencia
Agora algumas propriedades
<> sen x/cos x = tg x
<> 1 - sen ² x = cos ² x
<> 1 - cos ² x = sen ² x e -1 + cos ² x = -sen ² x
então
tg x (cos ² x - sen ² x)/(cos ² x - sen ² x) = tg x
b) sen x + cos x/sec x + cossec x
Algumas propriedades
<> sec x = 1/cos x
<> cossec = 1/sen x
sen x + cos x/((1/cos x) + (1/sen x))
1/cos x + 1/sen x = sen x + cos x/cos x * senx
(sen x + cos x)*[(cos x * sen x)/(sen x + cos x)]
cos x * sen x
2)
a)1 - cos x / sen x = sen x / 1 + cos x
(1 - cos x)(1 + cos x) = sen ² x
A primeira parte é um produto notavel
1 - cos ² x = sen ² x
sen ² x + cos ² x = 1 (v)
Gente..não é sobre uma questao e sim sobre estudar...Desde o começo desse ano tenho estudado forte , só que questionando professores e outros amigos que têm como eu um objetivo de entrar em uma tal faculdade vejo muita divergência entre se o ideal é estudar em 1 dia apenas uma matéria ou um pouco de cada matéria por dia.
Pensando por um lado , eu acho que o melhor seria estudar apenas uma matéria por exemplo Matemática em 1 dia , no outro Biologia e assim vai...só que reparei que desse jeito cansa muito , pois nos dias que tentei fazer isso vi que não conseguia passar de 3-4 horas de estudo.
Ontem , revesando entre Mat-Bio-Hist-Fisica cheguei a estudar 8 horas e 20 minutos e não me senti esgotado no final do dia...Agora , o meu medo é que desse jeito embaralhe tudo o que eu estudei.
O que vocês acham? Tem um método que vocês considerem melhor?
Forma de estudar é uma coisa complicada, cada um tem seu estilo.
Pra mim, funcionou assim:
Em casa, estudava lá 3 horas por dia mas eu apenas lia conteudo das matérias e antecipava o que os professores iam dar em sala de aula.
Aí como eu não tinha saco de assistir aula, eu passava o tempo todo da aula fazendo uma porrada de exercicios de diversas matérias só parava nos intervalos.
Depois o tempo que sobrava em casa fazia exercicios de algumas matérias que eu ainda não tinha muita segurança.
Foi bem proveitoso.
questoes de matematica
UFPO - para que se tenha um dos termos do desenvolvimento de (x+a)11 igual a 1386x5,o valor de "a" deve ser:
as alternativas sao com raizes e nao sei escrever raizes
obs:o 11 e o 5 sao potencias
UFCE - calcular o coeficiente de x2a3 no desenvolvimento de (2x + 3a)5
nessa fiquei na duvida se o "x" da formula uso 2x ou só 2
x2 e a3 sao potencias assim como o 5
PUC - No desenvolvimento do binomio (x + a/x)6,o coeficiente do termo em x4 é 12,o valor de "a" é:
a)-3
b)-2
c)-1
d)2
e)3
obs:"a" dividido por x,6 é potencia,x4,o quatro é potencia
abraços