Postado originalmente por
Xinshon
Vou dar a minha contribuição menos nerd e mais corporativa. Tenho usado muito IA tanto para estudar para área fiscal como para automatizar os processos de trabalho do meu setor e o impacto está sendo absurdo o gap para as demais pessoas é tamanho que preciso esconder e tirar o pé para não ser o prego destacado. Por exemplo, alguns feitos:
- relatório de produtividade de uma máquina específica onde foram verificados parâmetros de sensores únicos agindo sobre determinadas condições, não só a análise e comparação individual, mas a confecção de relatórios específicos para públicos especificos. Um trabalho que na mão ninguém faria, pois, demoraria semanas feito em 6 horas.
- já fiz 2 ETPs e dois termos de referência para licitações específicas, além de todos os despachos e análises necessárias, em que todos os parâmetros legais e brechas foram finalizados e verificados em também 6-8h cada, coisa que demora uns dois meses para alguém fazer e, geralmente não, sozinho.
- fiz um agente para vasculhar o documento judiciais que preciso, acelerando uma atividade que demora 20 minutos por 10 segundos, assim que a etapa manual é finalizada, consigo anexar o relatório da finalização e o agente cria o e-mail, o script para o Excel, o script para um arquivo json, que utilizo para ele já automatizar a criação do email, tudo lindo e formatado. Um processo total de 1 hora que virou 3 minutos. Além de qualquer tipo de ofício padrão, nunca mais perco tempo digitando uma linha para magistrado burro.
- dois bots específicos, um para extrair informações de uma planilha e inserir em sistema e outro para vasculhar arquivos, renomear e organizar em pastas específicas.
Só que há um detalhe lindo nisso, eu não sei uma linha de código. Tudo baseado na lógica do que gostaria de fazer, o mais interessante disso são as coisas que não existiriam de outra forma, porque ninguém contrataria alguém pessoa para fazer e nem eu iria aprender para os fins específicos. A Ia funciona tanto como agente dos buracos da automação quanto o substituto das funções de colarinho branco. Ainda é preciso do piloto para o piloto automático, visto que não existe como automatizar toda essas linhas de processo, entretanto é uma questão de integração de sistemas. Para que bem claro o ponto, eu que trabalho para ser o ponto fora da curva e procuro ativamente ter um nível de produtividade muito maior do que os outros, tenho plena convicção que eu sou obsoleto perante a IA e é só haver essa integração para que tudo comece a ruir, imagine vocês normies sem essa noção.
Para estudo então, é um absurdo, é o machine learning humano que eu já imaginava a 3 anos atrás tomando os contornos. Esses dias estava estudando a maldita economia, matéria fiadaputa, e o chat criou, só de perceber a minha dificuldade, um gráfico cartesiano interativo para eu conseguir visualizar na prática, coisa que nem pedi, ela mesmo percebeu.