Ignorância ? Por não acreditar em Deus ? Explique-me melhor.
~HardLife
Versão Imprimível
nao vou dar uma aula sobre minha doutrina aqui muito menos estaria disposto para tal
mas uma coisa que "supostamente" te faria pensar numa possibilidade para a existendia Dele
porq estar aqui? qual o sentido de tudo?
ao responder essas perguntas as contradiçoes com o ateismo aparecem
Eu conheço a doutrina do cristianismo, e das principais religiões da atualidade, então, certamente meu ateísmo não vem da suposta ignorância.
Entenda que crer em Deus é baseado em fé, e somente nela, não faz de ninguém ignorante não ter fé, no seu Deus, que nunca foi comprovado que o mesmo existe.
E se as coisas não tiverem sentido ? Entenda que pode ser desejável que tenha, mas não significa que o tenha. Ou o sentido que você acha que é for o errado ? Acho que talvez possa existir algum deus, algo totalmente diferente de todas as religiões, que não falaria o que é certo, e o que é errado, mas prefiro viver minha vida como se não existisse.
~HardLife
o peso da culpa na consciencia de cada um só cabe a ele mesmo,
Sou espírita, nao quero converter ngm mt menos criar conflitos, pra mim, voce acreditando ou nao em Deus mas sendo uma pessoa correta, do bem ja ta de bom tamanho, se todos "fossemos" (porq n sou e ngm é perfeito) assim,, tudo seria mt melhor
vou andar de skate haha, abraçs
Cara, sinceramente, não entendi seu objetivo quotando uma pequena frase do meu post e falando de ter a consciência pesada, porque a teria ? E como isso pode ter algo com o meu ateísmo ?
E lembre-se, que eu disse que talvez, possa existir um deus completamente diferente do que todas as religiões o descrevem, mas prefiro viver como se não existisse, e acredito que não exista mesmo, devo ter me expressado de forma errônea, não é que eu acredite e prefiro viver como se não existe, é que não acredito, prefiro viver como se não existisse, e acho que tem uma chance de existir.
~HardLife
Ou o fim do mundo... :coolface:
Vale a pena colocar o Vietnã nessa lista?
Bom a maioria dos dados que achei apontam ele como em sua maioria budista.
Fonte: BBC
O Vietnã tem mais de 50 etnias que vivem harmoniosamente.
Como eu disse nos meus primeiros posts, desenvolvimento tem mais a ver com cultura do que opção religiosa.
Ainda segundo a BBC:
- Dinamarca: Major religion: Christianity
- Noruega: Major religion: Christianity
- Suécia: Major religion: Christianity
- Japão: Major religions: Shintoism, Buddhism
Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/country_profiles/
(Obs: Os dados são atualizados... a presidenta aparece na página do Brasil)
Bom mesmo assim se prefere acreditar que o país é desenvolvido por ter uma parcela a mais de ateus, sinta-se livre. Eu gostaria que nos atessemos a estes fatos.
Voltei a postar ontem e já vi que esse forum tá triste...
Como eu já havia falado no meu primeiro post, eu só comentei que a porcentagem de ateus está diretamente relacionada nível de instrução de sua população.
Em nenhum momento relacionei o país ser desenvolvido com a maior porcentagem de ateus.
Além de ateísmo não ser religião, eles tem a maior porcentagem de ateus, não tem necessariamente predominância de ateus sobre as religiões.
Pra mim nem é bom nem ruim, sou ateísta mas muitas pessoas deixam de acreditar em Deus por razões várias que não vão ter relação nenhuma com o nível de escolaridade ou instrução dela.
Acho que muito mais importante do que o aumento do número de ateístas é o aumento do número de racionalistas. Não quero generalizar, do mesmo modo que ateus ou religiosos podem ter sociedades mais desenvolvidas ou como tanto ateus ou religiosos podem ter altos níveis de escolaridade; mas acredito que ao procurar a resposta para um problema, o melhor jeito para fazê-lo é através do uso da razão e da lógica.
What is true is already so.
Owning up to it doesn't make it worse.
Not being open about it doesn't make it go away.
And because it's true, it is what is there to be interacted with.
Anything untrue isn't there to be lived.
People can stand what is true,
for they are already enduring it.
- Eugene Gendlin
Ps.: Vietnã tem uma taxa grande de ateístas por conta do governo que já foi comunista (ou é, tem algo sobre isso na minha assinatura...)
Ps.2: Os outros países da lista podem ter maioria religiosa mas ainda assim são oa que tem maior taxa de ateístas.
Ps.3: Não vou generlizar mas acho que o nível de instrução tem influência no nível de religiosidade de um povo, apesar de não ser uma regra (vide Israel, por exemplo). É só olhar os fatos pra ver que há uma possível correspondência, nos países de hoje e historicamente.
:yousir:
:facepalm:
Voces tem que parar com essa mania de falar ateu = nao tem religiao
Eu nao tenho religiao, mas acredito em Deus, ou seja eu sou ateu por nao ter religiao? ¬¬
Rubenito, sinto muito, mas o mundo nao foi criado em 7 dias nao, tem como provar (Genesis ta errado), e o homem nao foi criado do nada, tbm tem como provar...
Antecipando o que vc vai falar rubenito, eu acredito que Deus tenha guiado a evolução de tudo, do aparecimento do homem, ele guiou a evolução (darwin)
Grande abraço!
Errado. Leia mais sobre o assunto, por favor.
Errado também. O sujo falando do mal lavado. Deísmo é só uma das inúmeras correntes que englobam os sem-religião. Tem gente que não tem religião, acredita, e não é deísta.
Abraços.
Esses números estão certos? Nossa, eu achei que quase não existiam ateus no planeta. Na minha cidade e na televisão todo mundo é adepto de alguma religião.
Bom, quanto a sua pergunta.... de fato a igreja tem um importante papel social, ela cultiva valores como fraternidade, amor, compaixão etc, além de literalmente tirar pessoas das ruas. Suponho que o mundo estaria pior sem ela.
Porém, a igreja não é prefeita, ela também tem valores antiquados e ilógicos. Por exemplo (vou me referir a igreja cristã católica que conheço muito bem):
-É pecado usar preservativos;
-É pecado ter relações sexuais antes do casamento;
-É pecado doar órgãos;
-É pecado ser homosexual;
-É pecado se masturbar (parece banal, mas isso diminui o risco de se ter câncer de próstata, e é tão natural como comer ou dormir);
-É pecado não frequentar a igreja (uma missa é bem chatinha né?);
-Entre outros...
...
Olha, eu pensei um pouco e ... os valores que eu citei no segundo parágrafo também fazem parte do senso ético que é universal. Então, talvez não haja problema nenhum no número de ateus estar crescendo, sendo que estes, suponho eu, sejam tão "bonzinhos" quanto os religiosos. É meio preconceituoso achar que uma sociedade ateísta será cruel, violenta, agressiva...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deismo
Quem acredita em Deus mas não segue corrente religiosa é no mínimo teísta.
Leu meu post? :P
Qual a concepção de Deus para você? Um ser limitado que não é capaz de criar um mundo em 7 dias nem o homem do barro?
Interessante, responda-me Teísta Evolucionista, como é Deus para você?
:yousir:
:facepalm:
Vai ser engraçado quando ele responder.
Se eu fosse você, diria que Deus poderia ter criado o universo e o homem em um único instante imensurável ou em um tempo infinito, já que é Deus e é onipotente. Mas fez em 6 dias e o criou o homem do barro apenas pelo lulz.
Um espírita que chama ateus de ignorantes. Muito evoluido de sua parte. Muito cristão, por que não?
E de que um ateu precisaria se arrepender se ele vivesse uma vida pelo humanitarismo, por exemplo? Se não me engano, existem vertentes dentro da sua própria religião em que as ações são mais importantes que as crenças.
@Cavaleiro Calmo: Lembrando sempre que o budismo tem uma enorme vertente ateísta.
@Rubens: Agora você sabe como um ateu se sente com essas concepções bizarras de Deus.
O sujo falando do limpo...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deismo
VC está enganado, completamente enganado...
"Um pouco de Ciência nos afasta de Deus, muita nos aproxima" Louis Pasteur
É triste ver que existe pessoas que acham que por serem "Ateus" são mais inteligentes... Na minha terra chamamos isto de Arrogancia de um ser que acha que veio proveniente de uma explosão cosmica do VACUO. Onde se aplica a mesma pergunta contra Deus "Quem criou Deus?" podemos dizer tb "Quem fez a matéria que existe?"
Se analisarem a situação, teria mais lógica a primeira pergunta responder a segunda.
Nem um nem outro, por favor, leia sua própria fonte:
Deísta: O deísmo é uma postura filosófica que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a ideia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, desconsiderando, para tal fim, a prática de alguma religião denominacional.
Diferente de dizer "Eu acredito em deus mas não tenho religião". Muito diferente por sinal, já que vem ai uma nova visão de "deus".
Agnóstico: Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre teísmo e ateísmo, ou ainda, que se trata de uma pessoa sem posicionamento sobre crenças. Isso é estritamente incorreto, teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam em divindades daqueles que não acreditam em divindades. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.
OU SEJA, se você acredita em Deus mas possui nenhuma religião, você é sem religião ou simplesmente um teísta como Bob citou. Você não é agnóstico, você não é deísta, você não é ateísta.
Perfeito.
Além disso, os conceitos filosóficos de agnosticismo e ateísmo não são mutuamente excludentes. Eu, por exemplo, sou ateu para qualquer tipo de divindade religiosa, por N motivos que não caberiam citar aqui. Mas sou agnóstico para o Deus filosófico, pois penso que, por via lógica, existe uma incapacidade de dizer se existe ou não um ser criador, já que as duas opções são possíveis em uma possibilidade imponderável.
Ops, realmente errei a definição de agnosticismo, e também agradeço as correções. Dessa vez, Fail pra mim
http://forums.tibiabr.com/images/smilies/memes/06.gif
Tem muito ateu que vê um vulto na casa e pede a interceção das forças gloriosas do pai-celeste em corpo e alma da divindade serena e eterna do misericordioso fanatísmo sacro-ortodoxo das últimas premíssias de Deus.
Ou seja, não cresceu tanto assim.
Não sei qual a cegeira que você se refere...
---
Ter uma religião não faz de uma pessoa burra, ou com baixo estudo, isso não tem nada a ver, se trata de uma crença, podem ou não aceitar, mas nem por isso precisa dizer que quem aceita ou recusa, é cego, ignorante, muito pelo contrario, quem não observa o que de fato acontece na vida de uma pessoa e assim julga todas generizadamente, este sim é cego, e ignorante...
Algumas pessoas podem não aceitar o fato de um Deus ter te criado...
Eu por minha vez, não acredito que processos aleatorios formaram o ser humano, um ser que pode interagir, se comunicar facilmente, praticar esportes, superar limites, de pensar, raciocinar, socializar, viver, busca prazeres, busca realizações pessoais... Eu considero impossivel, o pleno acaso formar um ser tão avançado, que te fato reina, sobre a natureza, sobre os animais, que tem tantas capacidades. O milagre da vida é mais que pura fertilização de um ovulo e um espermatozoide, é uma alma, um ser, único e especial, que terpa seus proprios sonhos, suas proprias vontades.
O livro de proverbios mesmo, fala muita coisa que pode ser util na vida de uma pessoa, a biblia também seleciona os alientos para se comer ou não, que por sinal evita doenças e alergias...
O fato de cada um respirar, de cada um viver, pensar, é uma diferença. Não existe ninquem iqual a você que esta lendo.
Com o conhecimento de como as coisas acontecem por si mesmas a crença em mitologias antigas tende a diminuir.
Quando tivermos tecnologia o suficiente e conhecimento biológico suficiente para driblarmos o envelhecimento. No dia em que a nossa expectativa de vida for indeterminada as religiões vão desaparecer quase que completamente, a morte é o principal motivo delas existirem, somos a única espécie com capacidade para compreender que morremos, e as religiões vem em sua maioria do instinto de sobrevivência, a nossa extrema vontade de não morrer.
Na realidade humana atual a religião é mal que atrapalha muito nossa evolução do conhecimento. Hoje o mundo evolui em 6 meses o que a mil anos atrás levava 100 anos, isso acontece por causa da tecnologia, que quando criamos uma tecnologia usamos essa que criamos para criar a próxima, nisso a evolução não é linear (1,2,3,4,5...) e sim exponencial (1,2,4,8,16..). Vai chegar uma hora que o conceito de sermos "humanos" vai entrar em jogo, pois não conseguiremos acompanhar uma evolução sem turbinarmos nossa capacidade mental, e quando esse dia chegar teremos o conhecimento necessário e as ferramentas necessárias para conseguir isso, dar um "upgrade" em nossos corpos. Até o dia em que o upgrade ser tão grande que deixaremos de sermos humanos para outra coisa.
Com a religião não podemos pensar, não podemos evoluir, religião cria coisas como espíritos e almas, preceitos morais ridiculos e personagens completamente sem sentido.
Ser religioso não faz uma pessoa não inteligente, ela pode ser religiosa e ter conhecimento incrível sobre muitas coisas, mas ela ser religiosa a limita em muitos aspectos, ela simplesmente não pode evoluir de forma ampla, uma pessoa verdadeiramente religiosa está limitada a um mundo antigo e preconceituoso que devemos nos lembrar sempre para nunca mais repetirmos os mesmos erros do passado.
Não existe estrela igual a outra e existem muito mais estrelas que humanos. Será que foi necessário um deus para elas existirem?
É por causa deste pensamento que religiões existem. Os humanos são egocêntricos demais para se considerar um acaso, um fator probabilístico. Não não, não tem como gerar algo como nós assim do nada, foi preciso uma mão divina mais foda que nós. Por que isso? Será que o fato de nós não conseguirmos explicar como nós mesmos funcionamos e agimos por diversas vezes nos faz crer que uma inteligência superior foi necessária, preenchendo a lacuna da ciência?
Pra ser sincero, eu acho muito mais interessantes e profundos eventos que ocorrem no universo (como a colisão de galáxias ou ciclo de vida de uma estrela) do que toda a nossa sociologia/psicologia, e nem por isso acho que pra tais eventos existirem, necessariamente um ser divino teve de agir.
Humm.
Fiquei um pouco intrigado, você enxerga nossas atitudes como eventos aleatórios ou como resultados mais claros e determinados?
Eu acho o homem mais fascinante que as estrelas.As estrelas possuem só leis físicas e químicas, o ser humano, por outro lado, mostra como mesmo estas leis convergem para uma outra forma em uma nova camada.Quer dizer, a partir de que momento, particulas subatômicas regidas pela física, estabelecem átomos e estes outros pela química, aglomeram-se como moléculas que, em sua particularidade única, formam o dna humano, repleto de instruções fascinantementes pré-estabelecidas e, (veja que coisa absurda)
com o propósito de se perpetuar?PROPOSITO.
Em algum ponto a aleatoriedade tende a gerar um sistema de causa/consequência com caracteristicas peculiares e deterministas.Até chegarmos no racicionio humano, que é onde podemos falar com segurança sobre escolhas.Como na ciência: necessita-se uns poucos axiomas pra se ter verdades aceitáveis.
Vá me desculpar mas acho dificil achar uma estrela ou qualquer corpo celeste mais complexo e profundo do que o ser humano.Não que esteja falando que há um criador, mas é realmente dificil acreditar que somente a aleatoriedade trabalhe na nossa formação então, acredito que, a partir de um ponto, exista bem mais do que só a atuação da aleatoriedade, aliás, a própria aleatoriedade já deve requerer um certo grau de instrução.
Não enxergo nossas atitudes como aleatórias. Na verdade, tudo que pensamos para mim poderia ser, de alguma forma, modelado por equações (embora eu não ache o ser humano suficientemente inteligente para modelá-las).
Você está caindo no mesmo "erro" (na minha opinião) que o outro cara: o egocentrismo humano, causado pela noção de consciência. Você sabe que você existe, você tem uma mente, você (acha que) tem um propósito na existência, enquanto a estrela não. Mas veja, ambos nascem, crescem, morrem, você talvez faça a diferença no seu bairro, no seu país ou no mundo, e talvez uma estrela faça a diferença no fluxo gravitacional de seu sistema, galáxia ou no universo.
Mas você tem consciência, e a estrela não. Por isto, você deve ser de alguma forma especial, ou mais complexo. Eu não acho, pra mim a consciência foi só um aparato evolutivo para nós, assim como as asas foram para outros animais.
Olha eu sou ateu, não me arrependo e se alguém me pergunta, eu falo que sou sem medo, porque? bem... eu respeito todas as religiões... já participei de várias... para conhecer.. e eu penso que o ser humano deve procurar aquilo que lhe faz bem.. se para ele... seguir um proposito religioso irá lhe fazer sentir-se bem.. então é isso que deve fazer... eu respeito a opinião de cada um...
mas para mim, eu não procuro buscar respostas de minhas perguntas, na religião, na fé, em deus.. eu procuro respostas dentro de mim mesmo, dentro do que eu posso imaginar... não vai adiantar eu procurar deus, e ficar esperando... mas vejo muita coisa errada encima da religião.. que criou-se.. que as pessoas acham que a pessoa ateu, ela apenas faz coisas erradas..
mas está até cientificamente provado q as pessoas q são ateus... sabem diferenciar melhor do que é certo ou errado, questões de moral e ética, melhor do que as que possuem religião..
algo mais ou menos assim que penso resumidamente claro...
mas eu espero que dentre todas as religioes a que realmente "exista" seja a espirita.. para q eu possa reencarnar... rs... ter uma vida morrer e esperar o mundo acabar... é meio tedioso não? rs..
É ótimo ver que tem mais ateus na sociedade. Quanto mais ateus é menos nego pedindo ajuda a Deus e fazendo as coisas por conta própria, não vai ficar implorando na igreja atoa.