.
Versão Imprimível
.
Que merda, pq eu não fiz ENEM ¬¬
Eu ia fazer, mas acabei perdendo o prazo de inscrição, agora só posso ano que vem... se consegui segurar minha bolsa até lá pq tá foda isso tb...
Estou inscrito (aguardando o resultado), btw tenho vários amigos que já estão nos países fazendo ...
Se você faz curso de exatas (preferencialmente engenharia) em uma universidade pública tá muito fácil conseguir (praticamente todos que se inscrevem vão) ....
Como funciona: Você se inscreve pelo site do Ciências sem Fronteira e depois também se inscreve pela coordenação do seu curso na Faculdade, ai por algum processo interno que eu não sei bem, eles vão "casar" uma inscrição com a outra e vão enviar para o CNPq para aprovação.
NÃO É NECESSÁRIO TER ENEM (modelo novo) !!! Porém se você não tiver, sua candidatura precisa ser homologada pela sua universidade (cada universidade tem seu critério de homologação, aqui na UFSCar por exemplo é ter o coeficiente acima da média do curso) ....
O cara que tem ENEM (modelo novo) pode tentar passar sem a homologação da universidade, mas eu tenho a impressão de quando você é homologado por uma pública de renome razoável é praticamente certeza que você vai ser aprovado pelo CNPq.
Flws
Todo semestre sai muitos editais para vários países diferentes, tenta se informar com o departamento que cuida de assuntos da graduação na sua universidade.
Geralmente é o TOEFL ou IELTS.Citação:
Postado originalmente por Leirbag
Meu amigo foi pros EUA sem ter atingido a nota mínima requerida, lol. Ganhou um 1 semana de um curso de inglês.
---
luizjuiz: vc tá na França né? Mas nao foi por CSF certo?
Meu amigo teve que fazer o IELTS.
Ele disse que foi bem dificil.
Isso ai é só pra quem faz facul publica né?