É a mesma coisa que juntar desenvolvimento com etnia/miscigenação.
Versão Imprimível
falou tudo.
@topic
não tento mudar o pensamento das pessoas, mas exponho meu pensamento e se for contrário, fique quieto porque vou falar muito.
as pessoas de cérebro fraco e manipuláveis precisam de algo pra mover a vida deles, senão eles não tem motivo para sobreviver.
cya
Citação:
Postado originalmente por Rook Findauros
E de fato são. Desconheço registro de seres marítimos rezando. :o
É realmente curioso o fato de que o número de ateus em um país normalmente é proporcional ao desenvolvimento do mesmo. Não é necessariamente uma relação de causalidade, mas ao menos de correlação.
Há exceções notáveis. Os Estados Unidos tem uma alta taxa de crentes. Os países comunistas e ex-comunistas, por sua vez, tem alto índice de ateísmo. Mas no geral, a correlação se mostra verdadeira. Países desenvolvidos tendem a ter mais ateus. Países subdesenvolvidos tendem a ter menos ateus.
Será que a concentração de céticos contribuiu para que esses países se desenvolvessem? Ou talvez seja o contrário: habitantes de países desenvolvidos tendem a se tornar ateus? Difícil concluir com apenas esses dados. O jeito é postular.
oooooh, nossa. agora quer que eu fale aonde vc pode enfiar esse texto caseiro meia boca? :wscared:
postular?!
Acho que voce nao esta levando nem um pouco em conta o aspecto historico deles
Inglaterra, pai do iluminismo e Anglicanismo. Jonh Locke que foi inspiraçao iluministas nao queria o ateismo na inglaterra com tudo ocorreu o contrario. Ja que se basearam muito nesse fator para criticar a igreja. O Anglicanismo feito pelo Rei Henrrique, fez romper com a igreja catolica, Nem devo comentar sobre Thomas Hobbes e sua obra o Leviathan, anna Bolena e a situaçao da populaçao que a fez desgarra das crenças
França, varios fatores, porem o principal: Napoelao Bonaparte, que teve mais poder de convencimento que qualquer igreja. Fez do rei, figura plenamente adorada na frança como representante divino em um corpo sem cabeça
Alemanha, o nazismo que mesmo hitler utilizando muito da religiao como arma fez a populaçao descrer nos anos seguintes a sua queda, principalmente na oriental onde foi dominada pela Uniao Sovietica
paises como Litoania, Estonia e Swendem eu dispenso qualquer tipo de comentario. Ja que todos devem ter estudado sobre elas.
Todos esses paises tiveram baques que culminaram na gradativo aumento de ateus. E isso nao e novidade. Ja foi argumentado.
As grande icognitas no mapa seriam Chec Republic* e Eslovenia. Onde eu nao poderia dar qualquer afirmaçao historica.
Mas talvez a guerra fria seja uma boa fonte de pesquisa ja que ela esta intimamente ligada com o numero de ateus de certos paises. Neste caso nao farei achismo. Pois sei que nao sou historiador
Agora Quando pegamos paises Como Eua, vemos seu numero de crentes tambem intimamente ligados na historia. Assim como boa parte dos subdesenvolvidos.
Um pais de crentes ou descrente nao esta ligado ao seu desenvolvimento. Talvez um dia possa estar. Mas neste exato momento, nao.
Discordo, Wing. Existe hoje a idéia errônea de que as religiões fundamentaram a moral da sociedade em todos os pontos. Isso não é totalmente verdadeiro.
Vamos olhar lá atrás, quando as sociedades humanas se formaram. O Homo sapiens era um animal social, que se defendia muito bem quando em sociedades menores. Sozinho ele sempre foi fraco e indefeso. Com o uso da razão humana, nossos ancestrais então perceberam que era vantajoso viver em grupo. Mas uma vivência em grupo necessitava de regras. Um grupo não poderia acabar por brigas internas, deveria existir uma Ordem.
Até aí, nada nos diferenciava de outros grupos de animais irracionais, que tinham líderes e regras instintivas. Mas então, alguns líderes humanos descobriram que, por sermos racionais, haviam outras questões que poderiam causar disputas no grupo, questões que nossa própria racionalidade poderia provocar. Uma delas, por exemplo, foi usada como mandamento milênios depois em certa pedra, trazida por um certo sábio, de uma certa montanha: a relação com a mulher do outro, o adultério. Ele poderia gerar ciúmes, sentimento humano forte e não desejado socialmente.
Assassinato, respeito ao núcleo familiar, respeito à propriedade e a moradia individual. Tudo isso era (e ainda é) necessário para se construir uma sociedade humana.
Se pegarmos todos os mandamentos, iremos achar preceitos morais necessários na fundamentação de uma sociedade. Sem eles, a sociedade humana seria impraticável, o que nos leva a crer que esses preceitos sempre existiram entre humanos e evoluíram com o social.
"Honra a teu pai e a tua mãe..."
"Não assassinarás"
"Não cometerás adultério"
"Não furtarás"
"Não levantarás falso testemunho contra teu próximo"
"Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo"
Necessitaria de religiões para os preceitos acima sejam fundamentais para uma sociedade humana existir? As regras já estavam formada, só foi necessário serem escritas.
É como os fundamentos da Máfia. Muitos acham que a honra a família era incrível, mas não passavam de uma forma de controle e ordem através de preceitos.
Respondendo ao tópico, hoje a religiosidade serve de controle social da moralidade, pois nós perdemos a idéia de que somos indefesos sozinho. Ninguém mais é largado na floresta por descumprir ordens, principalmente as que não tem uma punição real.
Muito menos é afastado da sociedade. Por isso a religiosidade é necessária, até certo ponto, na manutenção desses fundamentos.
Uma religiosa fanatica n liberaria o furinho de trás e n depilaria as axilas... até eu rapo as axilas, já penso casar com uma muié q n faz isso?
Mas eu n julgo as pessoas pela religião rsrs hipocrisia
nem ateu nem religioso