Som no Tibia: pra quê?
Muitos de vocês devem ter pensado isso. Direi aqui os benefícios que eu acredito que a implantação de som no Tibia traria a nós. Você já deve ter lido em algum lugar que eles realmente pensaram em colocar som no Tibia em 1999, e até hoje Tibia não tem nenhum som! Tirei um trecho da Wikipédia:
Citação:
Postado originalmente por wikipedia
Wikipédia
“Em 1999 havia o seguinte texto na página do jogo: "Sound will definitely be implemented. This will take some time, but the sound tracks can be composed meanwhile. The format will be MIDI[1], que quer dizer "O som definitivamente será implementado. Isso tomará algum tempo, mas as faixas de som podem ser compostas nesse meio tempo. O formato será MIDI".”
Primeiro de tudo: de que tipo de som você está falando? Se você pensou em sons irritantes, músicas enjoativas e barulhos estridentes e repetitivos, parecidos com sons de celular, sossegue, não é nada disso. Basicamente, vamos pensar em dois tipos de sons: música ambiente e efeitos sonoros.
Música ambiente seria, por exemplo, uma música para cidades, para um determinado local, para cavernas, quests, viagens, etc. Poderia ser uma música calma e leve, até alguma um pouco mais agitada. Imagine poder ouvir sons tranqüilos como pássaros cantando, o som da grama, de água pingando em alguma caverna, de anões martelando ao longe, e tudo isso com uma música leve que combine, tocando ao fundo.Tudo respeitando o ambiente medieval, então possíveis instrumentos seriam flautas, harpas e afins, mas não pense que isso seria chato e entediante! Pelo contrário. Tenho certeza que bons compositores fariam músicas maravilhosas, calmas, relaxantes e até tensas e animadas.
E os efeitos sonoros? Talvez seja a parte que mais preocupa os tibianos ao tocarem nesse assunto. É comum pensar em sons chatos e repetitivos, mas repito, não seria assim. Poderiam ser sons leves e, por exemplo, gravar vários tipos de sons diferentes para uma espadada ou uma magia. Assim, não ficaria tão enjoativo. Mas claro, isso ainda poderia irritar. Então, continue lendo e você vai chegar na parte que fala disso!
Agora que você já consegue ter uma noção de como seria ter sons no Tibia, vou apresentar os benefícios que eu acredito que os sons trariam.
Incentivaria mais o roleplay. Esse pode ser o maior benefício que o som traria. Com certeza seria um prato cheio para roleplayers e fãs da idade-média. Ajuda muito mais imaginar uma aventura ouvindo os sons do ambiente do que ouvindo música ou o som da TV. Talvez a falta de som não ajude os jogadores a participar mais de perto das aventuras, mas veja bem: não estou dizendo que é impossível usar a imaginação sem som. Existem muitos roleplayers que não se incomodam nem um pouco com a ausência de som, mas eu creio que ajudaria mais, principalmente jogadores novos.
A primeira impressão é a que fica.
Seria mais emocionante e divertido. Seria mais legal jogar ouvindo sons das lutas, ouvindo rumores de monstros passando, o rugido de um dragão, passos de alguém chegando perto de você numa caverna escura, entre muitas outra coisas. Com certeza, sons exercem influência sobre o ser humano, e deixaria o jogo muito mais legal. Tudo ficaria mais divertido, desde caçadas e quests até brincadeiras com seus amigos.
Deixaria o jogo com aparência mais madura. Como já dito, realmente é a primeira impressão que fica no nosso íntimo. Muita gente reclama que o Tibia não tem som, e isso é um ótimo motivo de piada para todos que não gostam do nosso jogo. Não é de hoje que vejo tirarem tanto sarro do nosso jogo por causa disso; eu diria até que é um dos maiores motivos de zombaria ao Tibia. E tem até certa razão; Tibia é um dos únicos jogos atuais que não tem som. Quase todos os outros jogos, sejam superiores ou inferiores, com fabricantes mais ou menos ricos, têm som! Por que nosso jogo também não pode ter? Com certeza o som daria uma aparência mais madura, mais profissional, mais de “jogo bem feito”.