Atenção: proposta que visa beneficiar o RPG, level rushers e balanceadores de vocação favor se retirarem. Obrigado.
Tibia é um jogo sem som, e isso esta CERTO. Afinal na RL as pessoas não houvem uma musica de fundo tocando, tal como em filmes, no maximo houve sons urbanos como buzinas, etc.
Mas que tal implementar o som apenas vindo de instrumentos musicais? Isso teria conexão com a realidade, afinal na RL quando alguem quer ouvir musica ela vai até alguem que esteja tocando algum instrumento, seja ao vivo ou em aparelhos de som.
E esses instrumentos deveriam ter a OPÇÃO de serem manipulaveis, a exemplo dos instrumentos musicais de zelda-majoras mask(ocarina, tambor, violão, e um instrumento de sopro parecido com trombone, mas com varios tubos). Você controla as notas, podendo compor suas musicas, tal como na RL. Afinal na RL(com raras exceções) você não clica num botão do violão e o mesmo toca uma melodia unica sozinho, você que mesmo manuseia o violão, pondo as notas que quiser.
Edited-> Exemplo disso do jogo de Zelda citado :
Mas como eu disse antes, isso de você mesmo tocar sua musica seria opcional, essa opção estaria junto com a opção de forma classica dos instrumentos(apenas saindo aquelas notas musicais, e o som escrito, tal como é hoje).
Mas para evitar babacas(e lag), ou mesmo se você não gostar disso e prefira um tibia 100% sem som(para ouvir sua propia playlist do winamp, como muitos fazem), teria de haver um controle de som, em que você poderia deixar o som do tibia ON ou OFF. Assim se a pessoa desejar ouvir os jovens musicos tibianos, deixaria o som ligado. Caso contrario, deixaria desligado.
Eu tambem estava pensando em criar um novo instrumento musical que serviria como "microfone medieval"(eu sei que tibia não é medieval, mas mesmo assim é bom não contrariar quem acha que é). Por ser medieval ele teria um sprite diferente de um microfone convencional(talvez uma folha de papel enrolada em formato de megafone, so para intensificar a voz).
Esse "microfone medieval" faria você escrever em formato de som! Sim, você escreveria naquela letra avermelhada de som! É como se vocÊ estivesse cantando.
Claro que eu disse "escrever em formato de som" no lugar de "sair som". Imagina o tanto de lag se o microfone servisse para que falassemos, tal como num telefone? Se é para ter um microfone, que seja para apenas escrever em formato de som(aquela letra em vermelho do som atual, sem sair som de verdade).
O método de como vocÊ controlaria a notas musicais seria similar a aquelas janelas que abrem quando vocÊ vai escrever um texto. O sistema poderia ser similar ao do jogo zelda que citei, que usa os c-buttons(uns botões amarelos que tem formato de setas) e alguns botões auxiliares para fazer diferentes tonalidades sonoras. No caso do tibia seria tudo pelo teclado, com botões prefixados.
edit-> Outra coisa que pensei é que a cip poderia criar 2 clientes, um com o som dos intrumentos habilitado(e capacidade de tocar vocÊ mesmo) e outro cliente com isso desabilitado. Isso para que uma pessoa que não se interesse por isso possa baixar o cliente sem som algum, que vai ser mais leve que o cliente com instrumentos realmente musicais.
Se bem que a diferença não seria muito grande, arquivos de som não deixam la tão pesado, mas mesmo assim seria uma opção viavel. So editei essa possibilidade por ter visto que algumas pessoas gostam de baixar um cliente leve, e seria bom priorizar esse tipo de gente dando a opção de escolher entre 2 clientes.
A pessoa do cliente sem som algum não conseguiria, nem que quissese, ouvir os outros tocando, apenas veria aquelas notas musicais voando da cabeça dos que tocam pelo cliente com som e tambem veria as letras em vermelho do microfone medieval.
Conclusão da primeira proposta(instrumentos musicais):
Com os intrumentos musicais saindo som de verdade e controlavel(opcional. Se vc gosta do sistema antigo pode apenas escolher pelo sistema antigo de instrumentos musicais, que é como esta hoje)+microfone medieval que faz tu escrever em vermelho, que é a forma que o som aparece atualmente(eu penso num papel enrolado, num formato de megafone como sprite), muitos tibianos entediados com o jogo podem se distrair com role playing, ao criar bandas. Poderia, quem sabe, haver disputas entre bandas organizadas pelos propios tibianos ou mesmo até pela cip em eventos promocionais, quem sabe.
Afinal as vezes é bom relaxar do "up level" fazendo atividades paralelas dentro do própio jogo.
------------------------------------------
Segunda proposta: papel que pode ser lido por look e que seja possivel fixar na parede
Existe um exemplo desse papel na doublet quest de rookguard(o celeiro de rookguard, acima do tom. Não é spoil por eu não dizer onde clicar para pegar a doublet).
Minha idéia é que esse tipo de papel seja disponivel para uso dos jogadores.
As vantagens disso é que você poderia, por exemplo, vender seus itens afk no dp, apenas escrevendo o que vende no papel e deixando ele em cima do locker(aquela caixa do dp) ou na parede, de modo que ninguem consiga alcançar o papel para zuar, apenas você.
Edited-> O caso do dp é apenas um exemplo, assim como no dp tu poderia deixar o papel sobre algo/chão ou ainda fixado numa parede que ninguem possas acessar, ou por seu char estar bloqueando o caminho para o acesso do papel(como no caso do dp), ou por colocar na house.
Alias, os p.a iriam se beneficiar pois poderiam transformar suas casas em vitrines de venda, espalhando papeis de look que poderiam ser lidos pela janela, por exemplo.
Outra vantagem seria para escrever o nome de algum pk e fixar nas paredes, como forma de alertar os inocentes a tomarem cuidado com aquela pessoa. E como é por look, a preguiça de ler sera menor.
Outra vantagem ainda seria que esse papel poderia servir como poster, para anunciar algo como um show musical(vinculado com minha proposta anterior, a dos instrumentos REALMENTE musicais), ou coisa do genero.
edited-> ahhhh, pensei em algo muito interessante!
Alem do papel de look comum, poderia-se vender quadros-negros de escrever, tal como aqueles quadros-negros que tem dentro das lojas e do lado de fora de alguams casas.
O quadro-negro seria um item de house, ou seja so premmys teriam acesso. Eles fixariam esses quadros-negros tanto dentro como fora de casa, e somente o dono tem autorização de mexer a posição do quadro-negro e em seu conteudo.
Então,o premmy poderia escrever coisas do tipo: "casa do fulano de tal", "vendo tais itens", ou até mesmo "vende-se essa casa, tratar com fulano de tal".
E para que não haja uma poluição visual de muitos quadros nas casas iguais, os quadros-negros viriam com cores diferentes. =)
Enfim, aumentaria o role playing pois faria com que haja mais interação entre os jogadores.
Então, que acham das minhas propostas?
Tipo eu sei que programar os instrumentos musicais pode dar um pouco de trabalho(não muito, apenas memorizar os tons musicais possiveis em cada instrumento, tal como no zelda e escolher os botões do teclado, mas para uma empresa que ve trabalho em programar um char para sentar......:rolleyes: ), mas lembre-se que o tibia não é 100% free, tem gente que paga, eles devem respeitar esses pagantes e ver as propostas de maneira igualitaria, sem excluir por essa ou aquela por dar "mais trabalho" que outra. E o papel acho que é o mais facil de programar, alem de ser util.
Duvidas, sugestões, criticas, podem dizer. A unica coisa que não vale é xingamentos(todos somos civilizados, não é para tanto) e flood. De preferencia se acharam ruim, digam o motivo de porque ser ruim, e não meramente dizer "é ruim" ou "não gostei". Sabendo dos problemas da proposta eu poderei modifica-la para tornar do agrado do maior numero possivel de pessoas.
----Edited-----
Editei esse post, acrescentando alguns pontos que antes não existiam, nas 2 propostas. A referencia a edição esta mostrada com o seguinte dizer: "edited->"
Tambem pretendo editar esse tópico para acrescentar imagens que melhor expliquem o sistema, como algumas imagens de instrumentos musicais de zelda e o papel da doublet quest(esse papel é a inspiração da proposta).
E desculpas pela enquete mal forrmulada, é minha primeira enquete no forum e eu não tenho muito pratica.^^U
---edit2---
Adicionei fotos de zelda.
----edit3---
Acrescentada a idéia do quadro-negro de dar look para casas de premmys.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação