.
Versão Imprimível
.
Eu faço engenharia de telecom e não tenho física 3, tenho eletromagnetismo geral.
É uma das matérias mais importantes pra mim.
Física/Cálculo 1, 2, 3,4 pode ser fácil ou difícil dependendo do professor.
Um colega tava comentando comigo sobre a professora dele de cálculo 1 e ela deu a seguinte integral na ultima prova:
int ln(arctg(cos(x^3+3x+1)))/x de limite inferior=a e limite superior=j
nem adianta botar no wolfram que ele não consegue resolver, lol.
Resumo: Pode ter sido fácil pra você, mas pra muita gente não foi. Depende de outros aspectos também.
.
Ah, errei um delimitador -.- ...
Mas mesmo assim, olha no que dá essa integral aí.
Tu acha que aluno de cálculo 1 tem capacidade pra isso?
.
http://www.wolframalpha.com/input/?_=1307142071493&i=int+ln%28arctg%28cos%28x^3%2b3x %2b1%29%29%29%2fx&fp=1&incTime=true
lol, vai estudar querido.
Foda mesmo é quando a diretora do departamento de matemática decide padronizar todas as provas de cálculo.
Ai vem uma professora que explica mais ou menos com uma prova MUITO foda.
Hoje eu tenho absoluta certeza que período que vem, faço cálculo 1. Pelo menos vou poder escolher meu professor agora
Nossa, nunca vi isso.
Quando eu pego professor ruim, como no caso de fisica I, a prova era condizente com a bosta de aula que ele dava. A prova era coxa.
Padronizaçao só fode quem pega esses bunda.
Aqui onde estudo depende muito do professor..De início, achei meu professor de cálculo 1 muito bom, a didática era boa.
Mas hoje vejo que ele podia ter cobrado mais, estimulado a gente a pensar mais...dar exemplos mais difíceis..
Questão de tabalho que não consigo fazer... :bravo:
Um corpo de massa M se move com V const. sobre uma superficie sem atrito. Apósum certo instante de tempo, uma força const. F com sentido contario ao movimento, age sobre o corpo durante um intervalo de tempo (Delta)T, fazendo-o parar. Determine o trabalho da força F durante o intervalo (Delta)T.
Abraços e bom divertimento. :n:
Teorema do Trabalho-Energia:
W = (Delta)Em, onde Em = energia mecânica.
Neste caso, a energia que o o corpo possuia antes da força atuar era apenas energia cinética:
Ec = (MV²)/2
E ao parar, a energia Ec = 0.
Logo:
W = (Delta)Ec = Ec(final) - Ec(inicial) = 0 - (MV²)/2
W = - (MV²)/2 [Joule].
-=Angel of Darkness=-
Citação:
5 - Numa promoção de final de semana, uma concessionária de automóveis vendeu exatamente 97,5% do seu estoque. Qual é o número mínimo de automóveis que ela tinha no início da promoção?
50
É verdade, no gabarito dá 40 mesmo, eu que errei na hora de transcrever. xDCitação:
Seguinte, faltam 2,5% pra completar 100%, então esse 2,5% tem que ser no mínimo 1, pq não existe 0,7 carro. Pra 1 = 2,5% ai sõ dividir 100% por 2,5% que vai dar o numero de carros = 40 (creio que o gabarito ta errado.)
Citação:
15 - (UFES) O proprietário de um posto de venda de combustível detectou um percentual de 20% de álcool em um tanque contendo 6.000 litros de uma mistura de álcool e gasolina. Como a legislação determina um percentual de 24% de álccol na mistura, quantos litros de gasolina deverão ser adicionados a esse tanque para que a exigência seja cumprida?
1.500
Nem percebi que havia escrito 20%; o correto seria 30%.Citação:
Tem alguma coisa errada ai. O % de álcool esta abaixo do que deseja, se aumentarmos a quantia de gasolina ira diminuir o % de álcool.
Citação:
22 - A populção de uma cultura de bactérias aumenta uniformemente de 44% por dia. De quanto essa população aumenta a cada 12 horas?
20%
Essa ai eu percebi que era pegadinha mesmo e até pensei em elevar 1,44 a 0,5 , porém eu não sabia fazer isso matematicamente, somente com calculadora. Você sabe como faz? :XCitação:
Pegadinha nessa questão, repara que ela cresce em p.g e não p.a por isso não basta dividir por 2 e dar 22%
44% é mesma coisa que 0,44 (de 1) então quando aumenta 44% é pq tem o 1 e + 0,44 = 1,44. Ou seja multiplica a população por 1,44 e cada dia que passa aumenta + 1,44 dos ja existem, ou seja:
1dia = população x 1,44
2dia = população x 1,44 x 1,44 (1,44²)
3dia = população x 1,44³
0,5dia(12horas) = população x 1,44^0,5 = 1,2
Ou seja, mutiplcia por 1,2 sendo que esse 0,2 que é o aumento que corresponde 20%
Citação:
5 - (UFMG) Considere a equação: (x² - 14x + 38)² = 11²
O numero de raizes reais distintas dessa equação é:
3
Eu estava colocando raiz quadrado em ambos os lados da equação, afim de eliminar a potenciação. Porém o resultado não batia com o gabarito, siginifica que eu não posso colocar raiz quadrada nos dois lados? :SCitação:
Cara so transofromar em 2 funções de 2 grau e axar as raizes.
(x²-14x+38)²=11²
(x²-14x+38)²-11²=0
(x²-14x+38-11)·(x²-14x+38+11)=0
(x²-14x+27)·(x²-14x+49)=0
X² -14x + 27 tem 2 raizes reais
x² - 14x + 49 tem 1 raiz real
Citação:
20 - (MACK-SP) Relativamente às equações da forma ax² + bx + c = 0, em x, cujas raizes são os reais b e c, a soma dos possiveis valores de c é:
-2
Então cara, olhando bem o enunciado, vi que escrevi um 'a' que não havia. Entao ficaria assim: no lugar de ax² + bx + c = 0, fica x² + bx + c = 0.Citação:
b e c são raizes, vou chamar de k e l pra não confundir
k+l = -b/a
kl = c/a
Ah cara, não ta dando pra sair. Ele não fala valor de a nem nada +? é isso só a questão?
Muda algo man? :S
Essa é sobre força elastica e eu não entendi direito.
Um bloco de m = 100g, inicialmente em repouso em um plano inclinado de 30 graus está a uma distancia L de uma mola ideal de K = 200n/m. O bloco é solto e quanto atinge a mola, fica preso nela, comprimindo-a até um valor maximo D. Suponha que L + D = 0,5m. Determine o valor em centimetros da compressão maxima da mola. (Sem atrito)
:hmm:
http://img69.imageshack.us/img69/3238/semttuloktd.png
Se alguem puder resolver alguns desses, já ajudaria
.
Cara 0,5 = 1/2
x^1/2 = Vx (Raiz)
Posta ai como tu fez.Citação:
Eu estava colocando raiz quadrado em ambos os lados da equação, afim de eliminar a potenciação. Porém o resultado não batia com o gabarito, siginifica que eu não posso colocar raiz quadrada nos dois lados? :S
Muda tudo ;~Citação:
Então cara, olhando bem o enunciado, vi que escrevi um 'a' que não havia. Entao ficaria assim: no lugar de ax² + bx + c = 0, fica x² + bx + c = 0.
Muda algo man? :S
pq nesse caso o a vale 1
Fica assim::
b e c são raizes,
b+c = -b/a
bc = c/a
como a = 1 fica
b+c = -b
bc = c >>>> b = 1 ou c = 0 (sabe pq né?)
Se for b for = 1
joga na b+c = -b ---> 1+c = -1 ---> c = -2
Então é (0) + (-2)
portugues basicao mesmo
os termos acessorios da oraçao(CN,ADJ ADV,ADJ ADN)podem ficar "dentro" dos objetos e tals(termos necessarios da oraçao)?
outra coisa,sabem algum método de nao confundir CN com adj adn?
z) O povo elegeu-o presidente.
o termo sublinhado é adj adn certo?
Considere a região sombreada, no interior do círculo de centro O, limitada por semi-circunferências, conforme mostra a figura a seguir.
http://img546.imageshack.us/img546/2991/imgdi.jpg
Se a área dessa região é 108pi cm² e AM = MN = NB, então a medida AO, em centímetros, é:
gabarito: 18cm
108 = 2[pix²/2 - pix²/8] //2( Area da circunferencia maior - Area da circunferencia menor)
54 = 3x²/8
18 x 8 = x²
x = 4 x 3 = 12cm
AO = x + x/2 = 12 + 6 = 18cm.
Acho que é isso aí :P
Circunferencia maior = Circ de centro M
Circunferencia menor = Circ de centro sem nome
http://img199.imageshack.us/img199/7736/scan2re.jpg
Uploaded with ImageShack.us
Ajuda ae com a 2
A letra A posso dizer que que é I- Hidrólise, II- Saponificação. E a III- substituição ?
Na letra B falo o que? Q porra aquela, um tripropanol? Nunca vi isso... e é ele ou o éster? Meio embaçado saber vantagem ambiental dessa porra. Na real eu chutaria que o éster é um biocombustivel só pra n deixar em branco.
E na C n consigo encontrar é semelhanças entre os produtos
:fckthat:
Estar lixo justo na parte fácil da química (que é organica) é fogo :pokerface:
Verdade, como no caso é 1,44 ( ou 144), era só multiplicar 12x12 e depois colocar a virgula. :hmm:
(x² - 14x + 38)² = 11²Citação:
Posta ai como tu fez.
√(x² - 14x + 38)² = √11²
x² - 14x + 38 -11 = 0
x² - 14x + 27 = 0
Fazendo a conta eu acharia 2 raizes distintas, entendeu? Não as 3 que o problema pedia.
Essa parte eu não entendi muito bem. A letra b tem que ser 1 pra conta bc = c ficar verdadeira certo? Mas pq o c pode assumir valor de 0? Assim a equação bc = c nao ficaria falsa? :(Citação:
como a = 1 fica
b+c = -b
bc = c >>>> b = 1 ou c = 0 (sabe pq né?)
Se b for 1, 1 . c = c
Se c for 0, b x 0 = 0 (no caso 0 = c)
Cara o grande problema aqui ta nisso: √X² NÃO é = a x, eh = a +ou-x.Citação:
(x² - 14x + 38)² = 11²
√(x² - 14x + 38)² = √11²
x² - 14x + 38 -11 = 0
x² - 14x + 27 = 0
Fazendo a conta eu acharia 2 raizes distintas, entendeu? Não as 3 que o problema pedia.
Ou seja, ali se tu tirar raiz do 11² antes de passar pra la < vai fica + 11 ai quando passa vai -11, agora se tu passar fica -11² ai quando tu tirar raiz vai dar + 11, pq -11² = + 11², então tu iria ter que fazer pra -11 e + 11 ai ficaria aquelas 2 expressões que te falei.
.
Resposta: LQ básico
@Sadeckss
Valeu cara, agora entendi. :y:
Vlw
Achei aqui
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transes...a%C3%A7%C3%A3o
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...n_FAME.svg.png
Nesse processo, obtém-se um éster metílico de ácido graxo e glicerina como subproduto, que é removida por decantação. O éster metílico de ácido graxo formado possui uma viscosidade menor que o triacilglicerol utilizado como matéria-prima.
A glicerina formada é usada por indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de explosivos. O preço da glicerina era alto quando começou-se a produzir biodiesel em grande quantidade (por volta de 2002), mas caiu bastante em regiões (como a Europa) onde havia mais produção que consumo[1].
É a 2, ela ficou grande, a 1 que não dá pra ver. Mas já resolvi aqui, vlw.
Um de Fisica, parte de Lentes:
74 -Um objeto real é disposto perpendicularmente ao eixo principal de uma lente convergente, de distância focal 30cm. A imagem obtida é direita e duas vezes maior que o objeto. Nessas condições, a distância entre o objeto e a imagem, em cm, vale:
15
Eu fiz assim:
f = 30cm
y' = 2y
y'/y = -p'/p
2y/y = -p'/p
2p = p'
Ai vai pra outra equação:
1/f = 1/p + 1/p'
1/30 = 1/p + 1/2p
1/30 = p+1/2p
2p = 30p + 30
28p = - 30
p = -15/14
Então tentei substituir o valor de p na equação 2p = p', mas o resultado não bateu... :(
alguem consegue resolver ?Citação:
Três amigos em uma lanchonete,
a conta deu 30 reais,
cada um deu uma nota de 10 reais,
como os três amigos eram fiéis clientes, o gerente cobrou apenas 25 reaia,
o garçcon voltou com 5 de troco,
para facilitar a divisão, deram 2 reais de gorjeta para o garçon e cada um ficou com 1 real,
se voltou 1 real para cada um, isso significa que eles pagaram pela conta 9 reais,
9 reais x 3 amigos = 27
27 + os 2 reais de gorjeta do garçon = 29
kd o 1 real para completar os 30???????????
É mesma regra pra matematiza uai, sempre pode cortar, existem algumas exceções pra corte claro, por exemplo : 3X = 2x , se tu cortar x com x vai dar 2 = 3, isso acontece pq nesse caso x = 0 e 0/0 = indeterminado.
Cada caso eh um caso, so toma cuidado pra quando for cortas as letras pra não ficar 0/0 entre outras pegadinhas..
Questão da prova de G.A de hoje queria saber se meu raciocínio tá certo ou me fudi.
Determine o ângulo entre o plano ax + by + cz + d = 0 e os planos coordenados.
Eu peguei o vetor normal a esse plano (a,b,c) e tirei o versor dele:
(a,b,c)/sqrt(a²+b²+c²)
Como as coordenadas dos versores são também os cossenos dos vetores diretores:
Aí ficou, cos(alfa) = a/[sqrt(a²+b²+c²)]
cos(beta) semelhante porém com b no lugar do a
e cos (gama) semelhante porém com c no lugar do a
Porém o ângulo formado entre a reta normal e os planos na verdade é o complementar do formado entre o plano e os planos coordenados, então eu fiz para cada cosseno:
cos²(alfa) + cos²(alfa')[ângulo real do plano e os planos coordenados] = 1
cos²(alfa') = 1 - cos² (alfa)
cos²(alfa') = 1 - a²/(a²+b²+c²)
cos(alfa') = sqrt[b²+c²/(a²+b²+c²)]
alfa' = arccos sqrt [b²+c²/(a²+b²+c²)]
Pra beta' e gama' eu fiz semelhante, porém no numerador de beta' ficou a²+b² e no de gama' ficou a²+b².
Alguém sabe se eu fiz merda e onde tá essa merda?
Além da clássica a . b = b . c, cortar o b e esquecer de igualar a zero. Por exemplo, b, nesse caso, costuma ser cosx ou senx. Se esquecer, pode perder a questão.
@Sadeckss
Na parte de lentes é muito comum errar o sinal. Preste atenção em dizeres como imagem direita, invertida ou projetada. Se for direita, só pode ser virtual, portanto p' será negativo e, obviamente, y' positivo. Se for invertida ou projetada, só pode ser real, portanto y' vai ser negativo e p' positivo.
Também é muito útil saber onde a imagem se formará a partir da posição do objeto. Te salva de muitos erros por causa dessas bobeadas de sinal.
Corrige aí se meu raciocinio estiver errado.
Vetor normal do plano ax+by+cz+d=0
n= (a,b,c)
Como queremos encontrar o angulo entre dois planos, basta tomar o vetor normal de cada um deles e usar e aplicar o produto escalar entre eles.
x é o vetor normal ao plano coordenado xy
tomando um vetor perpendicular do plano dado por (0,0,1) e aplicando
n.x = |n|.|x|.cosa
|(0.a + 0.b + 1.c)| = raiz(a²+b²+c²).1.cosa
a = arccos[ |c|/raiz(a²+b²+c²)]
Módulo para pegar o agudo.
Para os outros dois casos é analogo.
Acredito que seje isso.