Então não seria mais correto:
Estou com saudade de ficar bom. Escrever seria consequência natural.
?
Versão Imprimível
Então não seria mais correto:
Estou com saudade de ficar bom. Escrever seria consequência natural.
?
O que pode ocasionar em erros de interpretação dos próprios vestibulares. Uma coisa que eu aprendi em literatura é que há como duas ou mais teorias estarem corretas, desde que a argumentação seja bem estruturada. Então, ao meu ver, é um erro colocar opções como a e b. O mais correto seria colocar linhas para vocês explicar o porquê.
Eu tava falando de forma mais ampla. Aquela frase que eu postei eu não entendi nada mesmo. Eu devo ter pirado na batatinha por causa do "é". Pra mim o "é" dá uma ideia do que está acontecendo no momento, que, no caso, é ele doente e com saudades.
Em negrito: o que fode é que nem sempre há uma linha de pensamento na interpretação (não estou dizendo que é o caso dessa frase, estou só dizendo que colocar opções limita demais o pensamento)
Mas eles não pode colocar uma frase com intenções linguísticas, tempo e tudo bem definido, como "estou com fome" e perguntar qual a provável intenção do autor ao usar o presente.
Quem tem poder de interpretação elevado consegue "brincar" com as palavras e passar mensagens sem realmente escreve-las. É um processo seletivo, seleciona os melhores, necessita criar uma confusão inicial em quem não domina a língua.
"Estou com saudade de ficar bom > Ele esta com saudades, agora, no presente, de ficar bom, ou seja: esta doente.
Escrever é conseqüência natural > Vou tentar explicar melhor com um exemplo:
"Quando o coração parar de bater a conseqüência é a morte." Da uma ideia que primeiro precisa acontecer alguma coisa pra dps acontecer a morte ( o coração parar de bater) e não se necessita uso exclusivo do futuro (será) e se usa o presente por questões estilísticas.
Então em é consequência natural, tbm precisa acontecer algo dito na frase anterior (implicitamente) que é ficar bom.
GEIK
EXISTE DIFERENÇA ENTRE A DERIVADA DE e^x e e^x^2 ?
se liga só.
f(x) = (x+2) e^x2
f1 = (x+2) logo f'1 = 1
f2 = e^x^2 logo f'2 = e^x^2
derivada do produto = e^x^2 + (x+1).e^x^2
e^x^2 [(x+2) + 1]
Gabarito tá diferente tá e^x^2 (1+2x(x+2))
só mais outra que tem a mesma merda
f(x) = lnx/x²+1
f1 = lnx f1' = 1/x
f2= x²+' f2' = 2x
derivada do quociente = 1/x . (x²+1) - 2xlnx / (x²+1)²
gabarito tá dando x²+1-2x²lnx/x(x²+1)²
abraço
Respondendo pelo Geik.
Você já deve ter visto pela definição porque a derivada de e^x = e^x
a partir daí usando regra da cadeia:
e^x^2 = e^u sendo u = x^2
dy/dx = dy/du.du/dx
dy/du = e^u
du/dx = 2x
dy/du.du/dx = e^u.2x = (e^x^2).(2x)
na tua equação usando a rega do produto fica
e^x^2 + (x+2)(e^x^2).2x
daí
e^x^2 ( 1+ 2x(x+2))
A outra tu tá certo, é só fazer MMC.
1/x(x^2+1) - lnx(2x) / (x^2+1)^2
1/x {[(x^2+1) - xlnx(2x)] / (x^2+1)^2}
[(x^2+1) - xlnx(2x)] / [x(x^2+1)^2]
Eu vou derivar ele, tipo e^x e colocar na frente a derivada do expoente ?
e^x^5 = e^x. 5x^4
Sim, é só raciocinar usando a regra da cadeia.
derivada de e^x = e^x
Se você tiver um e^x^5 ,dy/dx é o mesmo de ter um e^u sendo u = x^5 usando a regra da cadeia dy/du.du/dx que vai ficar e^u . 5x^4
Como u = x^5 tu vai ter
e^x^5 . 5x^4
Coisa semelhante ocorre por exemplo com a derivada de lnx, que é 1/x
Mas a derivada de ln (x^2+1) por exemplo é 2x/(x^2+1).
Sim, sim é isso mesmo, usando a regra da cadeia fica ln u = u'/u
Igual e^u que fica e^u.u'
Sobre os professores é normal. Meu professor de cálculo tem 24 anos, jogador de tênis profissional e ensina como poucos professores que eu já tive em toda vida, faz questão de explicar até a história dos matemáticos.
Já o de física é um velho lunático que sabe pra caralho mas não passa porra nenhuma pra gente.
Pessoas, eu vou fazer o enem esse ano, mas com a recente greve dos professores de SC to vendo que eu vo ter que começar a estudar sosinho se quiser tirar uma nota boa.
então queria saber se alguem conhece algum site ou coisa do tipo com as matérias que caem na prova, dicas de redação...
esse tipo de preparação pro enem.
Olha,O guia do Estudante, da editora abril lançou este ano,um curso completo para o Enem, cada apostila trata de uma frente de uma matéria
Sai uma apostila por semana,é muito bem feita e foca especialmente para o Enem,muitas questôes resolvidas e comentadas passo a passo,textos e dicas para vestibular e especialmente focado ao enem.Sem dúvida é a melhor a opção no seu caso.Você pode encontra-las em qualquer banca ou livraria.
http://www.wolframalpha.com/
Não precisa agradecer.
PS: Você derivou errado.
mas esse guia do estudante ta 15 reais cada apostila, e são 20.
não quero gastar 300 reais só pra ter uma chance de tirar nota boa no enem.
será que dá pra achar elas na internet?
Dúvido que ache, como é algo que sai toda semana e 99% dos consumidores são pré vestibulandos, a chances de você encontrar é praticamente zero.Citação:
mas esse guia do estudante ta 15 reais cada apostila, e são 20.
não quero gastar 300 reais só pra ter uma chance de tirar nota boa no enem.
será que dá pra achar elas na internet?
Apesar disso,ha INÚMEROS sites sobre isso, eu me recordo do vestibular1, que é muito bom.
Porém se você quer algo bom,atualizado,focado,especializado, você vai ter que gastar amigo, não tem outro jeito.Fazer as apostilas não é garantia de sucesso no enem,é um facilitador, e ainda por cima,ao meu ver, 300 vale sim uma vaga em uma faculdade pública.
Não ha erro, procure sobre enem no google que eu realmente dúvido que você consiga ler um quinto de todo o conteúdo que tem la até o dia da prova.
http://vvcap.net/db/i_RxWRkrMlzYrCBAzM6R.png
O que fico com dúvida é o seguinte:
T2y+T3y = P
no caso m * g = 100
T2y + T3y = 100
T2 * cos 30 + T3 * cos 60 = 100
Fiquei empacado nessa parte, o que pensei seria dizer que T2 = T3, já que está em equilíbrio estático, mas não confere as respostas no final :hmm:
Eu sei fazer, analisando a tensão 1 por 1.
Fazendo diagrama de corpo livre da T1.
Aplcia Lei de Newton - Somatórias das forças = m.a
Corpo parado não possui aceleração.
T1 = MG
T1 = 10*10
T1 = 100N
Depois fazemos o diagrama de corpo livre, considerando tudo.
Aplicando a lei de newton no eixo x temos:
T3cos60º - t2cos30º = m.a
Acelaração é zero.
T3cos60º - T2cos30º = 0
0,5.T3 - 0,87.T2 = 0
Aplicando a lei de newton no eixo y temos:
T3sen60º + T2sen30º - mg = m.a
Aceleração é zero.
T3sen60º + t2sen30º = 100
0,87.T3 + 0,5.T2 = 100
Dai temos 2 equações:
0,5y - 0,87t2 = 0
0,87y + 0,5x = 100
Resolvendo a primeira
Multiplica por 2
y - 1,74x = 0
y = 1,74x
Joga resultado na segunda.
0,87(1,74x) + 0,5x = 100
1,51x + 0,5x = 100
2x = 100
x = 50
Se x é 50
y = 1,74(50)
y = 87
Tal que y = T3 e x = T2
Meus calculos são complicados mas como pode ver chega bem próximoa resposta "B".
Caso não tivesse arredondado alguns valores daria certo.
Por exemplo calcular os valores de seno e cosseno pelas definições:
Sen 60º = Raiz de 3/2
Cos 60º = 1/2
Sen 30º = 1/2
Cos 30º = Raiz de 3/2
ESpero ter ajudado de alguma forma.
@Fernando dido
Não entendi a parte das 2 equações
No fim fica:
0,5.T3 - 0,87.T2 = 0
0,87.T3 + 0,5.T2 = 100
Não entendi as substituições x e y, e a multiplicação por 2 para eliminar alguma incógnita :hmm:
Vou tentar deixar claro.
Substitui T3 por y e T2 por x
0,5y - 0,87x = 0
0,87y + 0,5x = 100
Agora vamos isolar umdas incógnitas
0,5y - 0,87x= 0
Para facilitar a conta vamos multiplicar tudo por 2 (para o y virar 1)
0,5y.(2) - 0,87x.(2) = 0.(2)
1y - 1,74x = 0
1y = 1,74x
Achou o valor de y que é 1,74x
Dai substitui na outra equação:
0,87y + 0,5x = 100
0,87.(1,74x) + 0,5x = 100
1,51x + 0,5x = 100
2x = 100
x = 50
Nota que eu arredondei alguns resultados.
Descobrimos valor de x falta y
Substituimos o valor de x
y = 1,74x
y = 1,74(50)
y = 87
Lembrando que x = T2 e y = T3
Conseguiu entender?
PS: Se tá no terceiro colegial?
Vou postar aqui alguns exercicios que nao consegui resolver da minha apostila
sobre permutaçao e afins
1)Considerem-se todos os anagramas da palavra MORENA,.Quantos deles tem vogais juntas?
2)De quantos modos é possivel colocar 8 pessoas em fila de modo que duas dessas pessoas,Lucas e Vitor,não fiquem juntas e duas outras,Luiz E Pedro,permaneçam juntas?
3)Seja A um conjunto com 4 elementos e B um conjunto com 7 elementos.Quantas funçoes injetoras deA em B podem ser formadas?
4)Quantos são os numeros de 3 algarismos distintos formados com os algarismos do sistema decima que comecem:
a)com 1?
b)com 2 e terminem com 5?
5)Em uma prova de atletismo competem 9 atletas dentre os quais 5 são brasileiros.Quantos sao os resultados possiveis dessa prova de modo que pelo menos um brasileiro figure entre os tres primeiros colocados?
6)Seja M um conjunto de 20 elementos.O numero de subconjuntos de M que contém exatamente 18 elementos é:
7)O numero de maneiras pelas quais 6 pessoas podem ser distribuidas em 3 grupos,cada um formado por 2 pessoas,é?
8)Sobre uma reta marcam-se 8 pontos e sobre outra reta,pararela a primeira,marcam-se 5 pontos.Quantos triangulos obteremso unindo 3 pontos quaisquer do total desses pontos?
9)O numero de soluçoes inteiras e nao-negativas da equaçao x+y+z+w = 5 é?
off@@:porra de 50 questoes nao consegui fazer só 9,acho que fui bem :)
Combinatória básica u.u Vou ver se não estou tão enferrujado:
Cara, só fikei em duvida se ele ker as 3 juntas ou se só 2 juntas ja serve, vou fazer para 3. Você considera as 3 OEA como uma palavra, permuta 3 letras = 3! ( vc sabe pq né?) agora você permuta as consoantes com a "palavra" das vogais, M,R,N + vogais , vai dar 4 elementos = 4!.Citação:
1)Considerem-se todos os anagramas da palavra MORENA,.Quantos deles tem vogais juntas?
Então vocÊ pega as 4! possibilidades e multiplica com as 3! possibilidades da palavra fica 4! x 3! = 144
Cara, primeiro vamos fazer o com que luiz e pedro fikem juntos, luiz e pedro vai ter 2 possiblidades (luiz,pedro ou pedro,luz) ai permuta com as outras 6 pessoas = 7!x2!Citação:
2)De quantos modos é possivel colocar 8 pessoas em fila de modo que duas dessas pessoas,Lucas e Vitor,não fiquem juntas e duas outras,Luiz E Pedro,permaneçam juntas?
Depois vamos para a restrição para eliminar Lucas e vitor juntos, e luiz e pedro ainda juntos, fica 2! para luiz e pedro, e lucas e vitor juntos tbm 2! permuta com os outros 4 fica 6!(as 4 pessoas + p e l +l e v)
Vai ficar 7! x 2! tirando o que não pode - 2! x 2! x 4! = 10080 - 2880 = 7200
Não lembro muito bem aqui, dps vou ver meu livro e edito.Citação:
3)Seja A um conjunto com 4 elementos e B um conjunto com 7 elementos.Quantas funçoes injetoras deA em B podem ser formadas?
A) _ _ _ cada cazinha = um algarismo, como o 1 ] = 1 fica 1 _ _ Na primeria casa pode ser qualquer numero de 0 a 9 diferente de 1, são 9 possibilidades, 1 A _ para a 3º casa precisa de um algarismo diferente de 1 e A, sobram 8 possibilidades, Então 9x8 = 72Citação:
4)Quantos são os numeros de 3 algarismos distintos formados com os algarismos do sistema decima que comecem:
a)com 1?
b)com 2 e terminem com 5?
B) 2 _ 5 , sobra uma casa com 8 possibilidades ( diferente de 2 e 5) = 8
Bem, nesse tpw de exercícios como acima, primeiro nos calculamos e todo dps tiramos a restrição. As possibilidades para 1º colocado - 9, 2º = 8, 3º = 7. 9X8X7 = 504.Citação:
5)Em uma prova de atletismo competem 9 atletas dentre os quais 5 são brasileiros.Quantos sao os resultados possiveis dessa prova de modo que pelo menos um brasileiro figure entre os tres primeiros colocados?
Vamos tirar o que não pode, sem brasileiros. Para o 1º lugar existem 4x não brasileiros, 2º lugar = 3, 3º lugar = 2. 4X3X2= 24
Tirando 504 - 24 = 480 com pelo menos 1 brasileiro.
Você tem que escolher 18 entre 20.Citação:
6)Seja M um conjunto de 20 elementos.O numero de subconjuntos de M que contém exatamente 18 elementos é:
Questão de arranjo, Usa a formula de arranjo simples:
C (18,20) = 20!/ 18! (20-18)! = 20!/18! . 2! = 20x19 /2 = 190
Lembrando que a ordem não importar no conjunto.
Para o primeiro grupo temos 6 possibilidades, dps 5 , dps 4, fica 6x5x4 Como são 2 pessoas por grupo 6x5x4/2 = 20 x 3 = 60Citação:
7)O numero de maneiras pelas quais 6 pessoas podem ser distribuidas em 3 grupos,cada um formado por 2 pessoas,é?
Ficaria melhor com um desenho, + a preguiça ;~. O primeiro ponto tem 5 possiblidades , depois pra voltar tem 7, assim acontece com os outros 8 pontos. Ficar 5x7x8 = 280Citação:
8)Sobre uma reta marcam-se 8 pontos e sobre outra reta,pararela a primeira,marcam-se 5 pontos.Quantos triangulos obteremso unindo 3 pontos quaisquer do total desses pontos?
Podemos ter, 0+0+0+5, 0+0+1+4, 0+0+2+3, 0+1+1+3, 0+1+2+2+, 1+1+1+2, São 6 possibilidades, sendo que em cada uma podesse permutar 4! ( por exemplo na primeira 0+0+5+0, 5+0+0+0) Porem algusn numeros se repetem ( x=y=z entao tanto faz yxz, xzy) então tiramos os numeros repetidos da primeira dividi por 3!, segunda por 2! e assim vai dividindo o 4! nos 6 casos pelo fatorial correspondendo ao numero de algarismos repetidos. Depois soma as possiblidades de cada caso, 4 + 12 + 12 + 12 + 12 + 4 = 56Citação:
9)O numero de soluçoes inteiras e nao-negativas da equaçao x+y+z+w = 5 é?
valeu pela ajuda
o foda é que nao aprendi fazer por esse método da formula
aprendi pelo das casinhas uehauea,mas depois eu vejo isso
valeu mesmo :)
Questão 3:
Para uma função ser injetora, cada elemento da imagem deve ter apenas um elemento do dominio associado a ele.
No caso:
Para a escolha de cada elemento de B que vai se ligar a A será:
_,_,_,_ Em que cada traço representa cada elemento do dominio.
7.6.5.4
=========edit, viajei=========================
Sem trollagem galera:/
Duvidas serias only
Preciso de ajuda em Matemática, na parte de porcentagens. Alguém me ajuda? =/ ... as respostas estão em negrito.
5 - Numa promoção de final de semana, uma concessionária de automóveis vendeu exatamente 97,5% do seu estoque. Qual é o número mínimo de automóveis que ela tinha no início da promoção?
50
14 - Numa mistura de 80kg de areia e cimento, 20% é cimento. Se acrescentarmos mais 20kg de cimento, qual será a sua porcentagem na nova mistura?
36%
15 - (UFES) O proprietário de um posto de venda de combustível detectou um percentual de 20% de álcool em um tanque contendo 6.000 litros de uma mistura de álcool e gasolina. Como a legislação determina um percentual de 24% de álccol na mistura, quantos litros de gasolina deverão ser adicionados a esse tanque para que a exigência seja cumprida?
1.500
27 - (UFMS) O motorista do caminhão do corpo de bombeiros, para se deslocar da sua unidade até o local do incêndio, decidiu por um caminho 14% mais longo, porém de menos movimento, tendo assim sua velocidade média aumentada em 20%. Em quantos por cento o tempo de translado foi diminuido?
5%
9 - As vendas de um estabelecimento comercial despencaram; houve uma redução de 60%. Com que porcentagem as vendas deverão aumentar, para que voltem à situação anterior?
150%
22 - A populção de uma cultura de bactérias aumenta uniformemente de 44% por dia. De quanto essa população aumenta a cada 12 horas?
20%
8 - Um comerciante vende um produto com um oprejuizo de 20% do preço de venda. QUal a porcentagem de prejuizo sobre o preço de custo?
25%
25 - (FUVEST)Um comerciante deu um desconto de 20% sobre o preço de venda de uma mercadoria e, mesmo assim, conseguiu um lucro de 20% sobre o preço que pagou pela mesma. Se o desconto não fosse dado, seu lucro, em porcentagem, seria:
50%
13 - (ESPM-SP) Um artigo de revista especializada informa que um fabricante de sapatos, situado na cidade de Franca, produziu, em 2000, 15% a mais de pares de saaptos que no ano de 1999, quando ele exportou 20% de sua produção. Já em 2000, exportou 25% dela. Em 2000 essa fábrica exportou 7000 pares de sapatos produzidos a mais que no ano anterior. O número de pares de sapatos produzidos por essa fábrica no ano de 1999 foi:
80.000
26 - (VUNESP) O dono de um supermercado comprou de seu fornecedor um produto por x reais (preço de custo) e passou a revendê-lo com um lucro de 50%. Ao fazer um dia de promoções, deu aos clientes um desconto de 20% sobre o preço de venda desse produto. Pode-se afirmar que, no dia de promoções, o dono do supermercado teve, sobre o preço de custo:
lucro de 20%
E tem esses de equação de 2º grau que não consegui resolver também.
5 - (UFMG) Considere a equação: (x² - 14x + 38)² = 11²
O numero de raizes reais distintas dessa equação é:
3
9 - Para pagar as depesas mensais de um condomínio, ficou combinado que todos contribuiriam com a mesma quantia. Num certo mês, em que as despesas totalizaram R$ 10.800,00, devido à inadimplência de dois dos condôminos, cada um dos demais foi obrigado a pagar, além de sua cota normal, um adicional de R$ 32,00. QUal é o número de condôminos?
27
27 - (FUVEST) Para a fabricação de bicicletas, uma emrpesa comprou unidades do produto A, pagando R$ 96,00, e unidades do produto B, pagando R$ 84,00. Sabendo-se que o total de unidade compradas foi de 26 e que o preço unitário do produto A escede em R$ 2,00 o preço unitário do produto B, determine o numero de unidade de A que foi comprado.
12
19 - Considere a equação x² - 3mx + m + 1 = 0, em que m é uma constante real, Obtenha essa constante de modo que uma raiz seja o dobro da outra.
m=1 ou m= -1/2
20 - (MACK-SP) Relativamente às equações da forma ax² + bx + c = 0, em x, cujas raizes são os reais b e c, a soma dos possiveis valores de c é:
-2
Seguinte, faltam 2,5% pra completar 100%, então esse 2,5% tem que ser no mínimo 1, pq não existe 0,7 carro. Pra 1 = 2,5% ai sõ dividir 100% por 2,5% que vai dar o numero de carros = 40 (creio que o gabarito ta errado.)Citação:
5 - Numa promoção de final de semana, uma concessionária de automóveis vendeu exatamente 97,5% do seu estoque. Qual é o número mínimo de automóveis que ela tinha no início da promoção?
50
20% de 80kg é = 16kg (vc sabe ver isso né?) então o resto(64) é areia com + 20kg, vai ficar com massa de 100kg no total sendo 36 cimento. 36 kg de 100 kg é = 36%Citação:
14 - Numa mistura de 80kg de areia e cimento, 20% é cimento. Se acrescentarmos mais 20kg de cimento, qual será a sua porcentagem na nova mistura?
36%
Tem alguma coisa errada ai. O % de álcool esta abaixo do que deseja, se aumentarmos a quantia de gasolina ira diminuir o % de álcool.Citação:
15 - (UFES) O proprietário de um posto de venda de combustível detectou um percentual de 20% de álcool em um tanque contendo 6.000 litros de uma mistura de álcool e gasolina. Como a legislação determina um percentual de 24% de álccol na mistura, quantos litros de gasolina deverão ser adicionados a esse tanque para que a exigência seja cumprida?
1.500
Colocando valores fica + facil e visivel. Vamos colocar que o caminho dele era 100km e a velo 100km/hCitação:
27 - (UFMS) O motorista do caminhão do corpo de bombeiros, para se deslocar da sua unidade até o local do incêndio, decidiu por um caminho 14% mais longo, porém de menos movimento, tendo assim sua velocidade média aumentada em 20%. Em quantos por cento o tempo de translado foi diminuido?
5%
Como aumento 14%, fica 114km porem a velo a 120km/h
Ele levaria 60 minutos na primeira, porem 57 minutos na 2º
Se ele corre 120km = 60 minutos
114 = x
resolve a regra vai dar x = 57
Como diminuiu 3 minutos, vemos quantos % é 3 minutos de 60, sendo 6 = 10%, logo 3 = 5%
Cara, eu gosto de jogar valores em questão assim, se vc não gostar mt so avisar que dps faço algebricamente..Citação:
9 - As vendas de um estabelecimento comercial despencaram; houve uma redução de 60%. Com que porcentagem as vendas deverão aumentar, para que voltem à situação anterior?
150%
Vamos falar que a venda dele era 100 (produtos), com a queda de 60% fica 40 , pra voltar ele tem que aumentar 60 denovo, sendo que 60 = 40 + 20, sendo 40 = 100% e 20 = 50%, 100% + 50% = 150%
Pegadinha nessa questão, repara que ela cresce em p.g e não p.a por isso não basta dividir por 2 e dar 22%Citação:
22 - A populção de uma cultura de bactérias aumenta uniformemente de 44% por dia. De quanto essa população aumenta a cada 12 horas?
20%
44% é mesma coisa que 0,44 (de 1) então quando aumenta 44% é pq tem o 1 e + 0,44 = 1,44. Ou seja multiplica a população por 1,44 e cada dia que passa aumenta + 1,44 dos ja existem, ou seja:
1dia = população x 1,44
2dia = população x 1,44 x 1,44 (1,44²)
3dia = população x 1,44³
0,5dia(12horas) = população x 1,44^0,5 = 1,2
Ou seja, mutiplcia por 1,2 sendo que esse 0,2 que é o aumento que corresponde 20%
Lucro = - 0,2C ( o custo original x -0,2 de preju da venda)Citação:
8 - Um comerciante vende um produto com um oprejuizo de 20% do preço de venda. QUal a porcentagem de prejuizo sobre o preço de custo?
25%
L = V - C ----> -0,2c = V - C ----> 0,8C = V
L/C = -0,2/0,8 = -0,25 = 25% de preju
O preço da mercadoria era x , vendeu a 0,8x e ainda ganhou 20% do que pagou, então 0,8x = 1,2y , sendo y o preço que ele pagou. Então x seria x = 1,2y/0,8 --> x = 1,5y Se ele vendesse a x teria ganhando 1,5 do valor inicial, ou seja teria pago os 100% que gastou e ganho + 50%Citação:
25 - (FUVEST)Um comerciante deu um desconto de 20% sobre o preço de venda de uma mercadoria e, mesmo assim, conseguiu um lucro de 20% sobre o preço que pagou pela mesma. Se o desconto não fosse dado, seu lucro, em porcentagem, seria:
50%
2000 = 15% A + Q 99, exportou 25% dps fala que é 7000 a + q 99Citação:
13 - (ESPM-SP) Um artigo de revista especializada informa que um fabricante de sapatos, situado na cidade de Franca, produziu, em 2000, 15% a mais de pares de saaptos que no ano de 1999, quando ele exportou 20% de sua produção. Já em 2000, exportou 25% dela. Em 2000 essa fábrica exportou 7000 pares de sapatos produzidos a mais que no ano anterior. O número de pares de sapatos produzidos por essa fábrica no ano de 1999 foi:
80.000
1999= exportou 20%
Vamos chamar o numero de sapatos em 99 de y
Em 2000 produziu 1,15y e exportou 0,25 x 1,15y = 0,2875y
Em 99 exportou 20% do y ou seja, 0,2y
Dps fala que a diferença é de 7000, ou seja 0,2875y - 0,2y = 7000
Então y = 7000/0.0875
y =80.000
O valor era x, ele vendia ah 1,5x dps ele deu desconto de 0,2 de 1, fica 0,8Citação:
26 - (VUNESP) O dono de um supermercado comprou de seu fornecedor um produto por x reais (preço de custo) e passou a revendê-lo com um lucro de 50%. Ao fazer um dia de promoções, deu aos clientes um desconto de 20% sobre o preço de venda desse produto. Pode-se afirmar que, no dia de promoções, o dono do supermercado teve, sobre o preço de custo:
lucro de 20%
1,5x x 0,8 = 1,2x Lucro de 0,2x = 20%
E tem esses de equação de 2º grau que não consegui resolver também.
Cara so transofromar em 2 funções de 2 grau e axar as raizes.Citação:
5 - (UFMG) Considere a equação: (x² - 14x + 38)² = 11²
O numero de raizes reais distintas dessa equação é:
3
(x²-14x+38)²=11²
(x²-14x+38)²-11²=0
(x²-14x+38-11)·(x²-14x+38+11)=0
(x²-14x+27)·(x²-14x+49)=0
X² -14x + 27 tem 2 raizes reais
x² - 14x + 49 tem 1 raiz real
10.800 dividido por x pessoas da um valor yCitação:
9 - Para pagar as depesas mensais de um condomínio, ficou combinado que todos contribuiriam com a mesma quantia. Num certo mês, em que as despesas totalizaram R$ 10.800,00, devido à inadimplência de dois dos condôminos, cada um dos demais foi obrigado a pagar, além de sua cota normal, um adicional de R$ 32,00. QUal é o número de condôminos?
27
10.800 devidido por x-2 da um valor y+32
10.800/x = y -----> 10.800 = yx
10.800/x-2= y +32 -----> 10.800 = xy + 32x - 2y - 64
substituindo a de cima em baixo
0 = 32x - 2y - 64 --- > 2y = 32x - 64 ---> y = 16x - 32
Pegamos o valro de cima que achamos para y e jogamos na equação xy = 10.800
x.(16x-32) = 10.800 ----> 16x² - 32x -10800 = 0
Resolve por baskara e axa 2 raizes, 27 e -25, so vale a possitiva = 27
Diferença do A em relação BCitação:
27 - (FUVEST) Para a fabricação de bicicletas, uma emrpesa comprou unidades do produto A, pagando R$ 96,00, e unidades do produto B, pagando R$ 84,00. Sabendo-se que o total de unidade compradas foi de 26 e que o preço unitário do produto A escede em R$ 2,00 o preço unitário do produto B, determine o numero de unidade de A que foi comprado.
12
96 - 84 = 12, sendo b 12/2 = 6 R$
Então O numero de b x o valor de 6 da 84, 84/6 = 14
O valor de a é 6 + 2 = 8, 96/ 8 =12
X' = 2x".Citação:
19 - Considere a equação x² - 3mx + m + 1 = 0, em que m é uma constante real, Obtenha essa constante de modo que uma raiz seja o dobro da outra.
m=1 ou m= -1/2
Sendo que x' + x" = -b/a e x'.x" = c/a
3x = 3m --> x = m
m² - 3m(m) + m + 1 =0 --> -2m² + m + 1 =0
m = 1 ou -1/2
[/QUOTE]Citação:
20 - (MACK-SP) Relativamente às equações da forma ax² + bx + c = 0, em x, cujas raizes são os reais b e c, a soma dos possiveis valores de c é:
-2
b e c são raizes, vou chamar de k e l pra não confundir
k+l = -b/a
kl = c/a
Ah cara, não ta dando pra sair. Ele não fala valor de a nem nada +? é isso só a questão?
Sobre livros:
Estudei física nesse primeiro semestre pelo Fundamentos de Física 1 8ª ed Walker, Jearl; Resnick, Robert; Halliday, David .
Sinceramente, achei o livro bem fraco, tanto pelas explicações quanto pela história da física exposta quanto pelos exercícios(uma porrada de questões jogadas, repetitivas e quase total aplicação de fórmula.)
Por fim acabei baixando o Moysés 4ª ed e achei o livro bem mais didático, interessante (histórias) e com questões realmente exigem algum tipo de raciocínio. Digo que ficava receoso quanto ao Moysés pois o povo dizia que era um livro de "difícil entendimento" porém achei justamente o contrário, entendi bem melhor com ele do que com o Fundamentos.
A pergunta é para os que já estudaram física 2 que livro recomendam?
O Halliday 2 é mais bem feito ou continua na mesma linha? Dei azar na edição do livro que comprei?
.
Sabe dizer se existe diferenças gritantes entre as edições? Ou você usou a 8ª mesmo?
De qualquer jeito o gosto varia do aluno e é claro que não é o livro que vai fazer nota. Depois de quase 1 semestre eu realmente achei melhor para mim o Moysés na parte de mecânica, esse próximo semestre que eu tô em dúvida de qual comprar pois nem consegui achar na net a 4ª ed. do Moysés de Física 2 para dar uma comparada por cima com outros livros.
Tu usou que livro para física 2?
Edit: Bem lembrado pelo Nanômetro, tu fas fiolzofia nem deve saber nada de fizík
@Nanômetro
cos³sqrt(x)
y = u³
u = cos w
w= sqrt (x)
dy/dx=dy/du.du/dw.dw/dx
3u².[-sen(w)].1/[2sqrt(x)]
3.cos²[sqrt(x)].[-sen(sqrt(x))].1/[2sqrt(x)]
{-3cos²[sqrt(x)].[sen(sqrt(x)]}/[2sqrt(x)]
Acho que tá certo
.
Blz
se tu fas filozofia numa privd de note era pa ta istudandu agora.
@Nanômetro
jogando a resposta da página de trás para essa
cos³sqrt(x)
y = u³
u = cos w
w= sqrt (x)
dy/dx=dy/du.du/dw.dw/dx
3u².[-sen(w)].1/[2sqrt(x)]
3.cos²[sqrt(x)].[-sen(sqrt(x))].1/[2sqrt(x)]
{-3cos²[sqrt(x)].[sen(sqrt(x)]}/[2sqrt(x)]
luiz wolfram naum vale
http://www.wolframalpha.com/input/?i...%B3sqrt%28x%29
Edit: Luiz, das matérias gerais que tu pegou na facul (física, cálculo, álgebra linear etc) qual tu achou mais complicada?
Cálculo B é tranquilo?