Postado originalmente por
Rec
Vou explicar
Fate/Stay Night é baseado em uma Visual Novel. Essa VN tem 3 rotas, todas possuem os mesmos personagens, só que são 3 histórias diferentes (baseadas no mesmo enredo base da Guerra do Graal). Cada uma delas foca em um personagem, por exemplo, a primeira rota foca na Saber, e essa rota foi o anime de 2006. A segunda rota é a Unlimited Blade Works, focada mais na Rin e no servo dela, Archer. Esse foi o anime que você viu.
Fate/Zero é um prequel de todas essas histórias, conta a história da guerra anterior, o protagonista é o Kiritsugu (esse moço elegante de terno atirando aqui no meu avatar), que por sinal também é o pai adotivo do Shirou. Essa série foi lançada depois do anime de 2006, então realmente não importa muito você assistí-la depois de ver o anime de 2014 também.
O anime de 2006 foi feito por outro estúdio (Deen) e até mesmo pela época é bem inferior com relação a qualidade gráfica. Então não espere essas batalhas bonitinhas cheias de CG que você viu em UBW. É interessante se você quiser conhecer a história da outra rota, que vale a pena frisar, é totalmente diferente de UBW (o começo vai parecer igual, mas depois você verá as diferenças).
Existe um movie de UBW que foi lançado antes da série atual, feito por esse mesmo estúdio Deen que fez o anime de 2006. Eu não recomendaria você assistir porque vai estragar muitas das surpresas da segunda temporada, o filme é um condensado geral da rota de UBW e na época até foi bom, mas se eu soubesse que iriam lançar um anime em 2014 não teria visto pra não estragar as surpresas.
Ao que parece vão fazer um movie da última rota também, espero que façam mais de um, no mínimo uns 3, pra contar a história direito. Tendo em vista que essa última rota é a mais escrota (tem estupro, gore, tortura, etc) dificilmente vai ganhar uma série de tv por causa da censura. Então é torcer pra que façam em vários filmes.