.
Versão Imprimível
.
Falamos entre as esferas, não com o chão. Dá 22,5N?
.
A reação entre elas não é em x? Tipo, ele não é equivalente em módulo a (não to falando reação pq é de contato)
http://img822.imageshack.us/img822/395/imagemwt.png
Ai seria P*sen60, não?
.
Acho que é isso daqui.
Q(15;2) = Q(13;4) + 30
Q(13;4) = Q(9;6) + 52
Q(9;6) = Q(3;8) + 54
Q(3;8) = 5 pois 8>3
Logo Q(9;6) = 59
Q(13;4) = 59 + 52 = 111
Q(15;2) = 111 + 30 = 141
Q(15;2) = 141
Professores ruins é uma bosta. Eu não gostava muito de ler, achava Machado de Assis uma chatisse. Quando tive uma aula de livros de vestibular com um amigo meu (que era o professor), me apaixonei.
Realismo eu conheço só o básico, ainda não estudei bastante. Se fosse Romantismo eu poderia ajudar mais, já que é o que eu estou estudando. Mas vou falar algumas coisas básicas do que você pode estudar.
Dê uma olhada nas características principais (aqui e aqui tem conteúdo). É importante saber que o realismo a razão sempre vem antes da emoção, e que muitas vezes aborda temas muito polêmicos na época, como por exemplo o adultério. Muitas vezes a ironia está presente, criticando os costumes e ideais, muitas vezes empregado pela burguesia. O Realismo mostra o ser humano e a sociedade em sua totalidade, com todos os seus defeitos, a vida como ela é, e não aquela visão sonhadora e idealizada que o Romantismo passava.
O surgimento do realismo se pode dar pelo lançamento de Madame Bovary (Gustave Flaubert), que foi um escândalo pra época, levando o autor à julgamento por ofensa moral e religiosa. O Realismo no Brasil começa com Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), que é um livro muito irônico, ácido e com várias críticas à sociedade e nossos costumes, muitas vezes hipócritas (um ótimo livro por sinal, vou ter que fazer um texto sobre ele).
De mãos dadas com o Realismo vem o Naturalismo, que é como uma "extensão", mas não acredito que esteja interessado em mais um texto grande sobre isso também. rsrsarsarsasa
Realismo tem obras bem legais pra se ler, bem divertidas, recomendo você ler alguma coisa. Dom Casmurro é legal, e cai muito em vestibular, recomendo a leitura.
O mais importante não é decorar, é entender.
(escrevi demais? me empolgo as vezes).
como o amigo ai encima disse o problema é os professores mais também existe um amadurecimento no seus pensamentos , eu odiava filosofia achava uma aula de loco que ficava pensando coisas sem nexo algum , hoje em dia não consigo pensar em nada sem ser socrático ou platônico
Citação:
A VISÃO DO PROFETA
O profeta Oséias ao atravessar um rio vê, de repente, cruzando o céu, um pequeno grupo de anjos.
Eis a visão do profeta:
-Ouvi isto ó sacerdote e tu ó casa de Israel, ouve com a maior atenção.
Ao cruzar o rio, na hora de apagar o Sol, vi, no céu, um amontoado de anjos que voavam no rumo das montanhas de Efraim.
Havia anjos de cinco asas, anjos de três asas e anjos de duas asas. Os anjos de cinco asas eram azuis; os de três asas eram brancos e os de duas asas eram vermelhos,
Eram ao todo 36 asas.
Surpreendido com aquela estranha visão, exclamei: - Acautela-te Efraim...
Podemos transformar o texto em um problema e indagar:
Quantos eram os anjos que o profeta observou em sua visão?
probleminha que meu professor passou ...
eu pensei em 1 resposta tosca mas n deve ser tao facil quanto parece (5 anjos de 5 asas = 25, 3 anjos de 3 asas = 34, 1 anjo de 2 asas = 36)
enfim sei que aqui tem uns matematicos fodoes quero ver o que eles falam
É, o problema admite varias soluçoes ou alguma informação tá subentendida no texto.
EAI TEM COMO ALGUEM DA UM HELP AI , TENHO CERTA DIFICULDADE NESSES NEGOCIO DE FUNÇÂO , PLANO CARTESIANO E TALS,
1) Num referencial Cartesiano o ponto A(-3,4) é o extremo de um segmento AB paralelo ao eixo x , distante 8 unidades do ponto B.Pergunta-se:
a) Quais são as coordenadas do ponto B, sabendo que ele se localiza no primeiro quadrante.
b) Quais seriam as coordenadas do ponto B, se o segmento AB fosse paralelo ai eixo y.
2) Seja A um ponto do eixo das ordenadas. Dado um ponto B(-3,-2), calcule as coordenadas do Ponto A de forma que o comprimento do segmento AB seja igual a 5.
3) Os Pontos A(0,1) ; B(1,0) e C(p,q) estão alinhados. Determine o valor de p em função de q.
4) Duas formigas partem juntas do ponto O , origem do plano cartesiano xOy. Uma delas caminha horizontalmente no sentido positivo a uma velocidade de 4km/h . A outra caminha , verticalmente , para cima , á velocidade de 3km/h . Qual é a distãncia entre elas , após três horas de caminhada.
quem puder ajudar ai ficarei grato , eu geralmente só fico observando mais agora to precisano faze esses exercícios ai , valeu desde já
a) Se é paralelo ao eixo x, o y é sempre o mesmo. Portanto
B(x,4)
A distancia de 8 será então apenas em x:
-3 -8 = -12 (n serve, tá no segundo quadrante)
-3 +8 = 5
B(5,4)
b) (-12,4) ou (5,4) lol
pergunta imbecil, no exercicio já fala que ele é paralelo ao eixo x, tem certeza que n seria ao eixo y aqui?
2)
Eixo das ordenadas é sobre y
(0,y)
B(-3,-2)
Dab = 5
Dab = √(0+3)² + (y+2)²
5 = √9 + y² + 4y + 4
y² + 4y + 13 - 25 = 0
y² + 4y - 12 = 0
Delta = 16 + 48 = 64
y = (-4 +- 8) / 2
y' = 2 ; y" = -6
A (0,2) ou (0,-6)
3) Pode usar determinante ae se são coplanares
0 1 1
1 0 1 = 0
p q 1
0 + p + q - 1 = 0
p = 1 - q
4)
Após 3 horas terão caminhado
A - 9 no eixo Oy (0,9)
B - 12 Ox (12,0)
Vc pode usar distancia entre pontos (igual usei ali no 2) , mas nesse caso dá pra usar tbm pitagoras (se ficar em duvida faça o desenho), até pq vc vai cair em pitagoras se usar a formula de distancia entre pontos
D² = 12² + 9²
D² = 144 + 81
D = 15
Começa praticar ae que essa é a parte mais facil da geometria analitica. Se n entender pergunta.
A formula da distancia entre dois pontos é:
D = √(x1 - x2)² + (y1 - y2)²
Determinante é da matéria de matriz, se os pontos são da mesma reta vc pode fazer usando as coordenadas do ponto como valores da matriz e o determinante sendo 0. Se o ponto é só em xy, vc joga a ultima coluna como sendo toda igual a 1.
A área do triangulo formado pelos pontos é igual a metade do determinante feito da mesma forma dita acima, mas sem igualar a zero (se for zero são da mesma reta e n tem como formar um triangulo com uma só reta).
A equação p = 1 - q é uma equação da reta formada pelos pontos, alvo da próxima matéria dentro de G.A, embora será mais comum vc encontra-la como q = 1 - p, já que o q é equivalente a y. Essa, por determinante, é uma das formas de encontrá-la.
Bem, acho que são os pontos importantes dessa matéria.
ali aonde voce me corrigiu ta certo é ao eixo y mesmo
bom você ja ta me fazendo intender melhor que o professor de matematica , só nao intendi porque você n fez aquele negocio de i multiplicando em diagonal aqui
0 1 1
1 0 1 = 0
p q 1
obs: coplanares é quando os pontos estão alinhados correto ?
Vc já estudou matrizes? É pra achar determinante. Vc pega as coordenadas dos pontos e joga na matriz, assim:
A (x,y)
B (z,w)
C (u,t)
x y 1
z w 1
u t 1
Determinante vc acha multiplicando isso ae conforme vc aprende em matrizes.
Se eles estão alinhados, o determinante é 0. Qnd dão apenas dois pontos (caso do exercicio), vc chama o terceiro ponto de (x,y) e a expressão achada será a equação da reta a qual esses tres pontos (e infinitos outros, desde que os valores encaixem na equação) pertencem.
Se não estiverem alinhados, formarão um triangulo, e a metade do determinante é a área do triangulo.
Assim como em toda matemática, essa matéria é basicamente fazer muito exercícios, conforme vc vai fazendo os exercícios vc vai começar a entender o que cada coisa significa, principalmente na parte de circunferências vc vai entender pq esses pontos e retas todos precisam ser aprendidos.
então isso ai de matriz que eu tava te falando , de multiplica em diagonal e tals é que você tem mais pratica já fez direto , eu aprendi assim:
0 1 1 0 1
1 0 1 1 0 = 0 (ai você multiplica em diagonal intendeu , vai dar o mesmo
p q 1 p q resultado mas voce fez de cabeça hahaha )
, mais demoro intend se é mt zika no exercicio 1b é y mesmo o final la
A letra b do 1 ficaria
O -3 seria fixo se é paralelo ao eixo Oy
Então seria a distancia só a distancia no eixo Oy
y = 4 - 8 = -4
ou
y = 4 + 8 = 12
(-3,-4), no terceiro quadrante
ou (-3,12), no segundo quadrante
Se fizer os desenhos vc entende tudo sem nem ter q pensar.
O jeito que fiz determinante acho que chamam isso de regra da borboleta, mas tnt faz o jeito, o importante é fazer.
Colineares quer dizer que estão alinhados.
Coplanares quer dizer que estão no mesmo plano.
Inclusive, existe um método mais facil de calcular area de figuras planas analiticamente e verificar se pontos são colineares através de um operador não muito conhecido. É relativamante simples e poupa um tempo desgraçado do que escrever essas matrizes 3x3.
A proposito, eu indico essa apostila pra quem está querendo aprender geometria analitica(é basica mas muito boa).
Outra coisa, tem esse operador que eu falei aí.
http://pt. scribd.com/doc/4908447/Matematica-Apostila-Geometria-Analitica-FRSM
retira o espaço, claro.
(UEL) - A 10°C a solubilidade do nitrato de potássio
é de 20,0 g / 100 g H2O. Uma solução contendo
18,0 g de nitrato de potássio em 50,0 g de água a
25°C é resfriada a 10°C. Quantos gramas do sal
permanecem dissolvidos na água?
a) 1,00
b) 5,00
c) 9,00
d) 10,0
e) 18,0
coomo que faço isso?
Pode desconsiderar solução super-saturada devido a instabilidade desta?
É pq é super-saturada, se os 18g estavam dissolvidos eles continuarão assim por algum tempo mesmo com o abaixamento da temperatura. Só que é por bem pouco tempo e bem instável, se a mesa q tiver o copo vibrar já era (mesmo que não vibre acabará já sendo mais cedo ou mais cedo), numa questão aberta vc teria que botar os 18 e depois fazer o calculo e botar o que o luiz falou, pra provar os 18 n tem calculo, é só teoria.
Adianta se unirem não, 1 x 0 pra mim, sinto tetas se desenvolvendo.
Sempre fui conta esse tipo de "pegadinha" em questões sobre saturação.
Ficam 10g dissolvidos na água, não tem pegadinha meu querido..
18g ficaria extremamente instável!
A solubilidade a 10°C tem proporção de 1g de KNO3 para 5g de H2O.
Seja 20 para 100 ou 10 para 50.
dos 18g ficam 10g dissolvidos e 8g fica como Corpo de Fundo, ou seja, a solução está saturada.
Tá certo, como em nenhum momento o autor da questão disse que houve movimentos bruscos feitos para causar precipitado a solução deve se tornar saturada e o resto de soluto deve precipitar.
Tanto faz se o resfriamento é lento ou rápido, haverá corpo de fundo se o sistema receber algum movimento fora do equilíbrio.
Já repararam que curva de solubilidade é feita com KNO3-KCl-NaNO3-NaCl ? É legal pra caramba de ver isso no laboratório
Como falar "eu não quero ficar mal falado na cidade" em inglês? Não sei lembro de nenhuma expressão semelhante para isso.