Belíssimo tópico!
So não concordo em afirmar que quem chega ao poder via força seja seguidor de maquiavel, mas vou levar em conta que foram dispensados os caraters filosóficos :)
De fato o tibia está passando por uma fase complicada! Mas acredito que a Cipsoft poderia mudar algumas coisas, sem afetar a jogabilidade que sem dúvida é um grande trunfo do jogo, como por exemplo: O sistema de audio poderia ser implantado no jogo, o que com certeza absoluta envolveria mais os jogadores, e com um pouco de sorte, os estimulariam a incorporar mais o seu personagem.
Acredito tambem que a criação ou até mesmo a alteração de algumas quests poderia ser útil, quero dizer; acabar com as quest que só é necessario entrar numa sala, matar 3 GS's e conseguir o prêmio, acredito que deveriam ser feitas quest tão complexas quanto a Post Office, ou até mesmo a Desert, mas não como está, acredito que deveriam existir diferentes tarefas, diálogos, missões para cada jogador. Não, não quero que a Cip crie milhares de quests no lugar de uma única, mas sim alguns modelos, como os professores fazem com as provas por exemplo! É obvio que nos sites com spoilers seriam listadas todas as possiveis vertentes das quest! mas isso estimularia, ao menos, ao role playing. Ou tambem seria interessante se a Cip alternasse as quests, criasse uma equip responsavel por deletar e criar diferentes quests constantemente.
E também acredito que seria válido que, antes que os jogadores abandonassem essa forma automatizada de jogar, a Cip eliminasse um pouco essa forma robotizada que o jogo tem. Me refiro por exemplo a um corpo sempre cair numa mesma posição, ou um char ter movimentos tao bem definidos ao andar...
Espero que meu ponto de vista valha de algo para quem ler ;)
Abraços, Comentem por favor :P