Melhor Tempo de todos!! em 2004 as amizades era essencial para vc boter caçar em um lugar bom. Muito dificil pegar level e sempre dava aquele friozinho na barriga quando alguem falava que vc tava hunted... kkkkk realmente era tenso.:y:
Versão Imprimível
Melhor Tempo de todos!! em 2004 as amizades era essencial para vc boter caçar em um lugar bom. Muito dificil pegar level e sempre dava aquele friozinho na barriga quando alguem falava que vc tava hunted... kkkkk realmente era tenso.:y:
Eu não sei como era 2004 ja que comecei a jogar em 2007 massss :D logico que na epoca que vc começa a jogar tem aquele efeito nostalgia , que faz vc pensar que era uma epoca melhor que agora , como nao lembrar dos exori de mage a 1 sqm e tirando que vc tinha que ficar de frente pro bicho kkkkk das uh de kina que era um abuso kkkkk os melhores amigos fiz nessa epoca , mas a jogabilidade era pessima no tibia , mas sempre há quem goste disso :D
Não joguei em 2004 mas em 2001 era muito mais divertido simplesmente pelo fato de não existir spoils de quests para ler antes de descer numa caverna totalmente escura, segurando uma tocha e equipamento lootado de monstros. Cyclops era o terror dos novatos e Dragon era um sonho matar.
Hoje o comportamento do novato mudou, ele faz dinheiro caçando em círculos, compra equipamento no Market que jamais conseguiria no braço, consegue level 100 em dois meses e vai fazer quests só pelo lucro.
(tirando os trapaceiros que comprarm gold e char prontos)
O mecanismo do jogo no entanto está muito melhor.
Sempre houve power abuse até em non-pvp porque:
1. dava pra trapar jogador num cantinho com uma caixa(atrás de você) e seu amigo buscava um monstro que atira algo (tipo bruxa) e ficar invisível e então exigir dinheiro e equip do coitado.
2. dava pra lurar monstros fortes (ex. giant spider) ou até boss (grorlam/old widdow) pra cidades e matar geral.
3. juntar monstros perto da escada/hole que o novato desce/sobe.
Essas coisas... :hmm:
já tem tanta resposta, mas vamos deixar nosso parecer :D
eu começei em 2005, mas era igual, só tinha soul points já.
jogar nessa época era muito bom, e era emocionante, se curar na mão(eu dava a vida para não morrer, o coração parecia que ia sair pela boca) e suar para juntar alguns "k's" de dinheiro para comprar um set de lvl 20 valia muito a pena!
passar horas conversando e fazendo amizades era muito bom também.
PS: quem não teve uma época que a sala de aula inteira jogou? inclusive as meninas?
bons tempos :D
Eu comecei a jogar em 2004, era divertido. Eu pouco sabia sobre as coisas, lembro de várias noobadas como ficar 3 dias preso num buraco porque eu não sabia que tinha que clicar para subir a escada kkkkkkkkkk Também teve outra que eu via as pessoas conversando e eu não conseguia, depois que eu descobri como era.
Ah tempos antigos onde eu era noob e Tibia tinha graça. Era bacana, tinha mais emoção e na minha opinião dava pra se divertir muito mais que atualmente :D
Em 2004 tinha eu acabado de fazer o 1º ano na escola kkk
Comecei a Jogar em 2008 e é bem diferente do que é hoje. DP Carlin sempre cheio, agora está pior que OT. Dwarfs em kazz eram lotados de kina. Só se viam caras runando sempre com medo de vir PK. Era dificil upar e havia bastante gente. É isso... Bom recordar! Lembrar de levar trocentas bp's cheias de potion para hunt, 1 aol era o minimo para nos proteger.
Hoje é infinitamente mais fácil jogar e provavelmente melhor também, mas antigamente era outro jogo, agente simplesmente só se fodia e adorava o jogo por isso não tem como explicar so quem jogou sabe, era outra sensação.
Era dahora demais.
vc passava meses no mesmo nivel, mesmo entrando todos os dias pra jogar.
Explorava areas sem Soiler e descobria baús escondidos ou livros escondidos que ninguem conhecia.
passava horas no Dp conversando com alguem, juntava galera pra ir matar um dragon lord...
quem morria na luta era tanto heroi quanto quem sobrevivia...
digamos que curiosidade e amizade eram o que fazia o jogo funcionar.
agora é só up lvl.
Muito mais divertido.. eu lembro que certa vez morri e perdi um dragon hammer (caro na epoca tinha passado dias juntando grana pra comprar) e um cara me mandou msg perguntando se eu tinha perdido ele me devolveu. Isso foi em 2003 até la pra junho, julho.
Hoje em dia o que vc espera?
Dá para resumir em algumas frases:
Ir do level 1 ao 8 na epoca, em Rook, sem PvP, e com toda dificuldade, era 10x mais divertido, imprevisivel, viciante do que qualquer mega-war dessas totalmente robotizadas e sonolentas dessa geração "neo-Tibia".
Se apenas rook era assim, imagine o resto! Uma simples pklizada com sucesso e sem morrer de alguem recem chegado de main envolvia mil vezes mais habilidade do que a de todos players de qualquer mundo de PvP hoje, e isso, juntos.
Quem completou uma Annihilator naquela epoca, que não existiam hotkeys/bots, vai lembrar da adrenalina no sangue de quando você aparece na sala com os 6 demons pelo resto da vida.
Não que agora esteja ruim, mas antigamente o pessoal era mais unido, você ficava horas online no depot de carlin conversando com os players, não existia bot, no máximo um macro para pescar e tibia luz.
Não da pra descrever a emoção de matar uma Giant Spider trapada no energy fild. você e seu amigo lvl 14. Realmente, muito bom!
Jogo a bastante tempo, e não tem como dizer que tibia não faz parte da minha vida, passei muitas horas na frente do pc, fazia corujão com os amigos e ficava matando Giant Spider em Mols.
Agora tibia evoluiu muito, gosto de jogar agora também, mas a diversão não chega nem a 30% a daquela época.
abraço
Pessoal era mais únido e talvez até mais confiavel
Criar um serv na versão antiga não mudará nada
os players estão mudados ,todos querem se dar
o máximo melhor ,o jogo perdeu um pouco da
essencia ,apesar de que hoje temos muito
mais opções que antigamente e existe aquele velhor
mito de falar que tudo que é antigo é melhor
A maioria das pessoas que preferem jogar no tibia antigo, começaram a jogar no tibia antigo. Daí elas jogam, se divertem e chegam a um momento que cansam e preferem aquela velha e boa sensação de "não saber jogar" e "viver perigos pois tudo é novo".
Se criassem um servidor 7.6 hoje, tudo que veríamos era pessoas pedindo "Coloquem Yalahar!", "Olha esses druid farms", "coloquem hotkeys, os botters estão com macro", "coloquem zao!"... "coloquem svargrond".
Ficava o dia todo no DP kkkkkkk eu runando UH e meu amigo lvl 15 SD
só pescando, a gnt upava no máximo rot slime e amazon, lembro q a gnt foi no draggy, todos morreram, e tinha fila gigantesca para entrar, adeus nosso loot ksoaksoak
Mano, o que fodeu o Tibia foi o BOT, hoje em dia ninguém mais é temido além da guild dominante, que tem zilhões de makers fazendo dinheiro e cada membro tem pelo menos 10 chars 200+... Se não fosse pelo BOT, eu tenho CERTEZA q o tibia ainda seria um jogo ótimo.
Bom eu era novo d+, demorei algumas semanas em rook, fiquei maluco quando vi uma Long Sword em cima de uma casa, pois era mais forte que a incrível Katana. Ficava meia hora tentando entrar porque na hora época não tinha fila, e morria em 20 minutos online, mas era legal pois todos meus amiguinhos jogavam e eram tão noobs quanto eu. A account quando eu criei também tinha 6 números.
EDIT: Eu comecei na versão 7.27, não sei exatamente que ano era.
Olá, pessoal! Tópico com muitos posts interessantes! ^^
(...)
Pois é, a comunidade mudou de certa forma, como a do próprio fórum mudou também. Eu concordo com alguns que disseram que o que estragou o jogo foram os botters. Mas ainda é possível se divertir como sempre foi. Um cara que começou em 2009 pode dizer que pra ele o jogo era mágico naquela época pois tudo era novo, tudo era desconhecido.
De vez em quando, eu converso com jogadores aleatórios que começaram há pouco tempo, e pra muitos tudo é mágico também, ficam fascinados com as possibilidades do jogo, embora a maioria se lamente que existam tantos botters. Daqui a 4 anos eles vão estar lembrando dos tempos em que começaram sua jornada, e possivelmente vão dizer que o tempo deles era melhor (já vi gente aí falando que 2009 era melhor, olha que interessante) e tal. Assim como quando eu comecei em 2003 alguns anciões já diziam que antigamente era melhor. Isso é uma tendência natural do ser humano.
Eu li um artigo de um cara que me fez ter uma outra visão nesse sentido, que me motivou a fazer esse vídeo. Ele vai dizer que a maioria das pessoas quando pensam no passado, despertam os sentimentos de alegria, felicidade e expectativas associados a ele, e sentem-se bem. Então você associa esses sentimentos com o passado, e tem a impressão que o passado foi um tempo melhor. Na verdade, o que você sente falta é dos sentimentos de euforia que experimentou quando jovem, dos sonhos e expectativas, que já se foram. Um conselho é despertar esses sentimentos e pensamentos intencionalmente, e associá-los com o presente. Não importa o quão velho ou jovem você seja, onde você vive, e sob quais circunstâncias você está vivendo, você pode usar esses pensamentos e sentimentos para motivá-lo. Você pode novamente experimentar a euforia e as grandes expectativas que você possuía quando jovem, mas use-os construtivamente para fazer com que eles se tornem realidade. Você pode usá-los como motivação, ambição, e para verdadeiramente melhorar sua vida.
O jogo mudou sim cara, isso é inegável, mas a pessoa que começar agora também pode se encantar pelas novidades, pelo desconhecido, como a gente se encantou no passado. A gente acaba enganando a nós mesmos quando pensamos no passado como algo infinitamente melhor. "O passado também tinha sua parcela de desencanto". "Lembranças de coisas passadas não são necessariamente lembranças de como as coisas eram, é nostalgia". Como muitos de nós têm a tendência de se prender ao passado, muitos de nós também não se encaixam na realidade atual do jogo, por achar que deveria ser a mesma coisa, e isso seria impossível. Mas não significa que não é mais possível se divertir. Absolutamente é. No entanto, certamente você não sentir aquela coisa que sentiu no início quando tudo era novidade.
Eu tenho saudade dos velhos tempos, dos meus amigos antigos, dos momentos de diversão com eles. Sempre terei. Mas...
Fico feliz em saber que o jogo ainda pode me surpreender após tanto tempo. Esses dias loguei e ao ir ao depot me deparei com duas cartas de amigos:
Citação:
Dear Friend,
I`d like to thank you so much for all the time we had together in this server. It`s been 2 years here.
But it`s time for me to go, for a while.
I`m writitng this letter to inform you that I`ll leave this world for the next 6 months. (I may get back here in the future).
I`ll try a new horizon.
I dont have much time to play because I`m working a lot and 2 of my closest friends restated playing at Nerana, and I`ll try to help them there.
I feel sad to leave, because I really appreciate how you helped me. I`m thankfull for all the things I`ve learned from you.
I hope you still remember me if I come back someday!!!
And if u visit nerana for any reason, I`ll be happy to chat with you again!!
TY very much for all!!
Yours,
É bom receber essas coisas quando não se está esperando. Fiquei feliz deles terem gastado alguns minutos me escrevendo isso. São coisas simples, mas que valem muito.Citação:
Hello there; these are the words of ------!
"I wanted to take the time to say a few words, and let you know that I have indeed decided to move worlds. I decided to use Dream Magic in order to move to a new demention called "Astera" for about 6-7 months to hang out with a few friends.
I know it's been a while, and I have yet to catch up to you in levels, but maybe one day when we see each other again. You my friend, will be remembered in my travels...
Asha Thrazi, Rasunik'Nevah.
--------
P.S. This is my Tibian Sister, born from Elven decent as was I, she may be the temporary communication between us while I'm in this new world. As Brother and Sister, her and I are able to share the same thoughts through our meditations, so it's no problem for me to talk to you through "Walking Calamity", though I understand not many would understand the logic behind this concept.
Bom, fica aí novamente o convite para que vocês assistam o meu "filme", pois ele tem a ver com esse tópico. ^^
Um abraço!
Não joguei nesses tempos, mas comecei em fevereiro de 2006 se não me engano, e o jogo era bem mais mágico, mas isso é porque eu ainda tinha aquele sentimento de noob que todos nós sentimos falta hehe :)
Era bom, já tinha cavebot mas era pouco usado pois o NG(antigo bot) ainda não tinha crack e as pessoas tinham varios runemakers pra fazer grana ao invez de moneymakers, o powerabuse era comum, muito comum e o pvp realmente motivava as pessoas a jogarem, mage caçava rotworm com war hammer enquanto runava hmm e depois ia caça drag com ds e as hmm
Melhor época da minha vida no jogo foi em 2004, eu comecei e era muito noob. Pra ter noção eu fiquei 3-4 dias preso num buraco porque eu não sabia que tinha que clicar para subir a escada :(
Era algo completamente diferente de hoje, ninguém ligava muito para upar. Todo mundo preferia mais curtir, fazer quests, conversar do que ficar upando.
Mas eu prefiro atualmente, mesmo tendo me divertido muito naquela época eu creio que atualmente o jogo evolui em vários aspectos. O que aumento bastante foi os botters, mas naquele tempo existia também só que em vez de estar nas caves de rotworm agora estão em dragon.
hahaha...
Nessa época era muito diferente.
Na minha opinião, em termos de jogabilidade, agora tá muito mais dinamico:
Stackar runas e potions, antes a bp de sd tinha 20 shots só... lol, enquanto que hj em dia vc junta 800 tiros em 1 bag...
A mesma coisa com as potions, era um inferno ter que ficar jogando as mana fluid dentro de bp e depois colocar bp dentro de bp.
De qualquer forma, acho que uma mudança boa foram os locais pra caçar tb...
Antigamente era MUITO foda caçar, talvez porque 'logisticamente' era mais dificil de ficar muito tempo caçando e também porque não existiam tantas opcoes de cave.
Mas oque eu acho que piorou muito foi o esquema de runas com o ataque travado ou pelo battle.
Uma das coisas q mais faziam diferença era a pessoa saber acertar os tiros, msm existindo magebot e essas coisas, o acesso não era tao largo e pelo menos tinha mais graça o pvp.
Atualmente o pvp se resume a segurar hotkey ou esperar a primeira sd ser tacada(lol), dinheiro (pra supplies e pra char) e makers (ah já citei chars?)
Eu comecei no início de 2004, em termos de jogar, acho que está melhor hoje em dia. Antes mages não caçavam muito, pois a maioria usava club e tinha skill 20, runas se levava muito tempo para fazer e gastava rápido. 4 horas(se não me engano) para fazer uma bp de UH e vendia por 2k(ou 4k, memoria foge), paladinos no inicio era dificil, spear caia no chão e vc tinha q ficar sempre buscando, pois magia para fazer felcha precisava de level e até lá devia se virar de spear. ùnicos que caçavam sem problemas era os kinas, que faziam hunts demoradas e sem gastos. grana era dificil de arrumar, as caves free eram todas cheias e com cartas na entradas e não se via pessoas reclamando que está sem cave para caçar, pois se dava um jeito[isso com 800 pessoas on e a maioria free).
Como falaram o trade era movimentado, a pechincha sempre rolava e as muitas vezes vinham 2 pessoas interessadas no seu item e cabia a você descidir a quem vender.
Hoje com 300 pessoas muitos reclamam se não ter onde caçar, porque se criaram lugares com exp alta e loots perfeitos, se upa rápido e grana fácil.
Mas 2004 era dificil caçar? Sim, ainda mais mages, mas sempre se dava um jeito.
Relembrando dos velhos tempos veio a mente o Tibia Proxy, programinha que todos usavam para entrar no jogo, já que ou se usava, ou colocava premium account, ou ficava digitando sua account e senha após cada tentativa que dizia que não se pode entrar ois o servidor estava cheio. É, se tu pegou fila do jogo antes de entrar provavelmente não teve que ficar com os dedos doendo, de tanto digitar acc e senha pra entrar, muitas vezes em lan-house.
Imagem do tibia proxy:
http://www.darkpallys.blogger.com.br/tibia%20proxy.JPG
Fale por você, e não pelos outros. Existem muitos jogadores que se divertiram muito nessas versões, porque elas realmente eram melhores, e esses mesmos gostariam de voltar a viver esse tempo. Não vejo problema algum em criar um mundo com as características da versão 7.4, visto que há muitos mundos atualmente que não passam de 100 jogadores.
Joga quem quiser nessas versões, afinal, o jogo é para se divertir e nós somos os clientes. E se você não gostar, continue jogando o atual normalmente, ou te incomoda tanto assim ver os outros se divertindo como quiserem ?
Reclamações o jogo sempre haverão, não tem como agradar a todos. Mas criando alguns mundos clássicos, traria a diversão que muitos já encontraram nesse jogo.
É utopia achar que eles façam um servidor com versão antiga.
A esperança que eu tenho, é eles criarem novos servidores em que não seja possível World Trade, ao menos teriamos 1,2 anos de alguma coisa realmente divertida.
Era divertido.
Era assustador.
Era engraçado.
Era mais amizade.
Enfim, era BEM diferente. Hoje Tibia é jogado, antes era "brincado"... Tem momentos que prefiro o de 2004, mas tem momentos que agradeço pela evolução do jogo... São épocas, tive sorte de pegar as duas.
Não acho tão utópico assim. O tibia de hoje não atrai tanta gente, o número de pessoas entrando no jogo é baixo. E aquele número de players online ali (apenas 20 mil) é falso, não se engane com ele. O que segura esse número são os bots.
Enfim, quem realmente joga hoje são poucos, e como cada vez está entrando menos jogadores pela falta de qualidade do jogo atual, seria plausível esperar um colapso dos mundos (alguns ficam com 80 jogadores ou menos).
Eu só não consigo entender qual o problema de criar um mundo assim (versão clássica), onde provavelmente o número passaria de 80 jogadores, no lugar desses mundos novos que estão criando, que ficaram vazios. Isso daria a chance de escolha aos jogadores, e cada um poderia decidir onde prefere jogar e onde quer se divertir.
bom, não sei se alguém citou aqui (é... não li todos os posts, desculpem), mas nessa época para subir de um buraco, ele não podia ter nada em cima, então era facinho alguém lurar 1 penca de bixo, subir e encher de tranqueira no buraco, assim quem descia pra caçar morria, já quenão conseguia subir, pois até tirar as coisas....
Você realmente acha, que se lançado um servidor 7.4, após vamos supor, 1 ano, vai ter jogador 100+ jogadores?
E outra coisa, nunca uma empresa iria voltar atras tanto tempo assim, lançar um servidor 7.4, seria admitir que tudo até agora foi perda de tempo, que todas as mudanças foram para pior(o que não é verdade), querendo ou não se o tibia não mudasse já teria falido a tempos.
Para finalizar o dia que a Cip aderir a essa ideia de lançar um servidor com o tibia antigo, pode escrever, ela estará perto da falência(apesar que tenho quase certeza que você vai falar que ela já esta, sendo que em todas as grandes atualizações o povo fala isso).
Acho sim, joguei em ambas as versões e tenho um conhecimento empírico para falar sobre isso. Conheci muitas pessoas ao longo desse tempo, e muitas pararam de jogar quando houve uma mudança radical no jogo na implementação das hotkeys com runas e mudança de outfit dos personagens (sem contar o aumento de poder dos knights, UH em relação ao ml e outras coisas). Com o decorrer do tempo, começaram a aparecer bots, e apesar do número de jogadores terem aumentado, esses números não eram reais, se for considerado apenas os jogadores, neste caso, muitos jogadores que simplesmente jogavam para se divertir foram parando (pela concorrência desleal, hunteds de botters, indiferença da cipsoft quanto ao assunto).
Isso tudo indica uma coisa, muitos jogadores realmente gostavam dessas versões anteriores, não é apenas nostalgia, a mecânica do jogo era melhor, sem tanta besteira e com mais aventura, com mais dificuldade. Esse modo de jogo 'verdadeiro', cativou muitos jogadores, foi com ele que o tibia cresceu, e com certeza atrairia jogadores (não digo que o servidor será um sucesso, pois são outros tempos e os players mudaram, mas não chegaria a números ridículos que muitos mundos apresentam hoje).
Criar UM ou DOIS servidores no modo classic não é um retrocesso, é algo normal. Todos os mundos continuariam a mesma porcaria de hoje, a única diferença é que daria aos antigos jogadores, ou novos também, uma oportunidade de se divertir em algo que o jogo já foi. Isso não influenciaria em nada no jogo de vocês (a não ser que fizesse mais fama do que esse joguinho atual, o que é bem provável).
Se o que ela fez foi algo bom ou ruim, isso é muito relativo a cada jogador. Mas a criação desses mundos daria a oportunidade para os jogadores de poder escolherem onde querem se divertir.
Uma coisa e fato.
muita gente parou depois de muitos updates, outras como eu diminuiram o ritimo...
agora se 7.4~7.6 voltar, vai lotar de player.
a parte boa e que precisa de dedo de qqr forma pra se dar bem, mesmo com macro de runa, um jogador experiente sabe que tem 2 segundos de coldown, é mais q suficiente pra clicar numa runa e clicar na tela, enquanto com a outra mão vc segura ctrl na hora de clicar e fica correndo em volta do inimigo...
se conseguirem uma forma de evitar boter ou até nesses servers 'old school' recriarem GMs, voltaremos a ser felizes por um bom tempo, so de pensar da vontade de jogar 7.6, mas nao posso =[
claro que precisa de uma trabalhada nas vocações e calculo de dano de skill/ML.
mas isso é outro assunto.
Antigamente? Jogo desde 2001 e posso te dizer que não existiu jogo melhor do que tibia foi até os cave botters destruirem aquele jogo. Tibian ão é mais o mesmo jogo.
Hoje em dia Tibia é um bom jogo que é muito viciante, antigamente tibia era o jogo mais épico que existia.
Antes as pessoas tinham um druid maker, que geralmente ficava level 11 e ml 60!
hahahaha
Era hilário, vc ia pelas bordas, e via um monte de druid pescando (pois nao tinham worms), pra fazer runa e dps vender bp de UH a 2k.
haha
Além disso, as skills nao tinham barrinha de avanço!
Era tipo de surpresa que subia! Era massa! Eu cheguei a pegar 80 de skill dessa forma, e foi chorado!
hahaha
Pra acertar as runas, como UH, vc tinha que clicar com o botao direito no item, e clicar em você!
Isso era épico demais, pois na hora do desespero, pra fugir do monstro, ou coisas do tipo, vc podia errar a magia, e morrer!
Enfim, poderia ficar horas falando de como o jogo era...
Hoje eu voltei a jogar, e nao sei mais jogar!
Comecei a me organizar pra treinar, e um amigo me falou que isso é coisa do passado!
Quando eu insisti, ele pagou um mes de PA pra mim, e eu vi como era o treino offline. Treinar é coisa do passado, mesmo!
ps: Desculpe upar um tópico antigo, mas eu vi o tópico, e nao pude conter a nostalgia!
:enraptured:
Não existia o rush por gold ou Lv;
Lv 100 era forte;
Knights usavam UH;
Você encontrava monstros lurados na Dwarf Bridge (DL, GS);
O maior problema daquela época eram os UH makers que representavam 30% dos jogadores online no servidor;
BOT/HACK na época era a light e a pesca;
E sobre a criação de um servidor 7.6 ou algo semelhante, eu acho interessante a idéia, porem o tibia de 2004 foi legal em 2004 e não existe espaço para ele contra os MMO's atuais no mercado.
Eu não jogaria por ter opções melhores.
Mais ou menos isso ai.
Comecei no final de 2004, começo de 2005 e sabe por que o pessoal não era obcecado por level? Por que caçar era chato e perigoso.
A penalidade de morte era muito mais alta que hoje em dia e bless era só para os MUITO ricos. A qualidade da internet era horrível. Junta isso tudo (Internet ruim + Penalidade de morte alta + hunts enjoadas a base de runas e com mana fluid caro e pouco eficiente) e o que você tinha era o pessoal preferindo ficar no DP runando do que indo em hunts.
Era praticamente mandatório caçar larva até level 40~50 com sorcerer, utilizando arma meele, porque não existiam wands. As magias de strike (exori flam, etc) tinha alcance de 1 sqm a frente do char, não era direcionados nos monstros como existe hoje em dia. Mana Fluid (que foi substituido pelo Mana Potion) era caro e curava uma miséria de mana, pra efeito de comparação, imagina você atualmente pagando 200GP em um MP que cura 100 de mana? É mais ou menos isso que seria, levando em conta a inflacão natural do jogo hoje em dia.
Enfim, era bom por que era novidade, mas se for comparar, Tibia é um jogo muito mais completo hoje em dia...
Rapaz, posso dizer que, apesar de não ter muita coisa que tem hoje, era bem melhor. A galera jogava mais pela Roleplaying e não pelo fanatismo de pegar level.
era bem mais difícil
Ah sei lá cara, as opiniões vão variar muito, mas te digo assim...era mais díficil caçar, orra se era, não tinha hotkeys, tinha que levar dezenas de bps já que as runas como uh e sd eram cargas únicas, logo não dava pra levar muitos supplies (bem como mf, que só tinha aquele vial pequeno, para o caso dos mages)...mas ai era que tava o negócio sabe...nessa época pessoal era muito pé atrás com bot, mc, etc, sites como tibia wiki e talz não tinha (eu não tinha conhecimento pelo menos)...realizar quest era no "boca a boca" de um amigo para outro e assim por diante...
Nessa época ainda estavam "frescas" (apesar de alguns bons anos terem passado) os itens raros, então todos tinham aquela coisa de querer descobrir a quest...
Os chat com NPC era na tela normal (em amarelo), logo você tinha que esperar neguinho terminar de falar com o NPC pra vc poder falar com ele...além disso, não existia as palavras chaves nos npc (como mission e talz), se você queria que ele falasse algo, você tinha que saber oq falar...e isso que o pessoal do role play curtia, pra eles as quests secretas iniciavam ali!
Devido a dificuldade de hunt e talz as caves era muito "inexploradas" se pode-se assim dizer...
O Tibia antigamente era realmente outro mundo sabe, um jogo que exigia muito mais da pessoa do que hoje em dia, talvez por esse motivo muitos dizem que era "chato" caçar, por que antes era olho grudado na tela e no teclado/mouse, caso contrario já sabe né...hoje basta tacar o dedo na hotkey e já era...nego bloca não sei quantos mil demon de uma vez tranquilamente, hoje em dia o pessoal realmente não teme mais nada, por que talvez o jogo não acompanhou os jogadores...é o que eu penso!
Eu curtia bastante, acho que antigamente era mais legal sim, antes o jogo era outra "magia", era uma infinidade de coisas a se fazer...hoje é level skills e first isso, first aquilo...sei lá, pode ser saudosismo meu mas é o que sinto!
O jogo era difícil e ao mesmo tempo prazeroso pois cada level cada quest era realmente uma conquista hoje em dia alguém pega o level 300 é só mais um 300 em 2004 cada level 100 da Rainmakers em Elera ganhava um churrasco na Lan House KKK!
De fato existia power abuser a penalidade de morte era extremamente hardcore, mais a opinião varia de pessoa pra pessoa, eu por exemplo só achava que essas coisas deixavam o jogo mais interessante.
Você runar UH a semana toda com seu druid e no final de semana ir Dragon em Thais com os amigos era muito divertido. Não que hoje caçar em Vengoth, Walls com 1 amigo não seja legal, mais não tem mais a mesmo emoção a sensação de estar fazendo algo difícil não existe mais.
Eu acho ridículo o top level estar 600+ se procurar por ai nem em Alternatives Servers vai achar. O publico mudou o pessoal da época envelheceu e nem liga tanto pro game a CIP tomou o caminho certo apesar de falhar muito no combate aos botters. O Tibia hoje em dia é um jogo com infinitas facilidades que pra quem é old não gosta, só que pra quem começa agora acha um máximo.
Enfim, opinião pessoal sou muito mais meus old times onde itens raros eram realmente raros, onde a economia e a comunicação entre os players era muito maior (market...) é claro que por outro lado isso são melhorias, só que como falei prefiro os bons e velhos tempos que não voltam.
Antes o povo usava hack pra pescar, pra mudar a luz do ambiente, pra usar runa no pvp, e por aí vai.. Afinal os players são humanos e sempre vão ter os que querem trapacear.
Quando comecei em 2001-2002, a p-legs era quase 5k em secura, aí tu imagina a dificuldade de se conseguir um equip decente pra começar a pensar em upar. Pelo menos TODAS as caves do jogo eram aproveitadas, até mesmo os ratos/bugs dos esgotos. Hoje tem tanta cave escrota vazia que dá dó.
Enfim, pra mim a grande maioria das mudanças foi para a melhor como por exemplo essas:
-Dano mais baseados em skills ao inves de level. (Imagina o dano que teria um mage lvl 600 hoje)
-Adição de rods e wands (porque ver mage caçando de bow/burst arrow e em lvls mais baixos de espada/club/machado, era tenso)
-Items como spears de paladino não caindo mais no chão(Só quem treinava naquela época sabe do que eu to falando)
Por fim, o jogo era bom sim. E ainda é.