Certeza? Testa aí GrYllO :coolface:
Versão Imprimível
Eu tenho 207 pontos de reputação, e 2 pontos de poder de reputação;
o esponjudo, por sua vez, 293 pontos com 6 de poder de reputação.
Essa disparidade, mesmo com uma diferença tão sensível na quantidade de pontos recebidos está correta GrYllãO?
Não é só Pontos de Reputação que definem o seu Poder de Reputação. Também é levado em conta quantos posts você tem, a quanto tempo sua conta foi criada.
Desconsiderando os posts (pois devem ser muitos para poder contar 1 ponto de reputação, e não temos muita diferença de post)... Contas mais antigas tem poder de reputação maior que contas recentes: Eu tinha poder de reputação 4 e minha conta é de 2008. O esponjudo tem poder 6 e conta de 2006, você tem poder 2 e conta de 2009. (Claro que deve ter uma quantidade minima de posts para que alguem tenha poder de reputação, mesmo as contas antigas)
Quando eu li o post do Edu (http://forums.tibiabr.com/images/but...r/viewpost.gif), interpretei erroneamente o que ele realmente significava. Ao que coube à meu primeiro entendimento, o poder de reputação seria agora, influenciado apenas pelos pontos de reputação recorrentes à cada usuário.
A dúvida já havia sido esclarecida pelo messenger, e quando ia editar o post, sua resposta Geek, que, de qualquer modo, foi excelente.
Grato, :y: ~
Estive por um longo período longe do Fórum, e gostei muito desse sistema, mas acho que acontecerá se já não está acontecendo o mesmo que acontece com a corrida por espadinhas... rsrsrs, de qualquer forma, foi uma bela alteração, talvez sirva como um estimulo á bons posts. Estou esperando para ver.
Abraços.
Se pensar um pouco, a "corrida por reputação" é uma coisa boa e é sem sombra de dúvidas melhor do que a competição por espadinhas. As espadinhas estimulam o flood, comentários ruins, tópicos poluídos, já as reputações estimulam a boa qualidade de posts, um fórum rico. Por mais que alguns pensem que ser wannabe é coisa ruim, apenas fazem o fórum um lugar mais bonito e útil para quem está com dúvidas.
E não tem nada de errado em querer reputação. Eu mesmo quero. Ver a barra de reputação crescer pra dois quando eu passei de 100rep foi uma coisa muito boa pra mim, fez eu ficar bonitão. Quero ganhar a terceira barra, e assim vai. Resultado: fórum mais limpo, diminuição do flood e aumento dos bons posts, desestimula os users a quebrarem as regras. Portanto, a corrida por reputação é positiva.
Mesmo assim vale lembrar que usuário com mais reputação = / = melhor usuário. Talvez seja o mais prestativo em termos de fórum e tibia, mas não melhor. Temos por exemplo a usuária Bela~, que tem posts muito úteis para as sub-seções relacionadas a arte e tem apenas 22 pontos.
O sistema foi com certeza a melhor ideia que a equipe teve desde que entrei no fórum há quase 6 anos atrás. Mesmo que alguns usuários tenham mudado sua conduta e passaram a ser diferentes atrás de reputação e muitas vezes se tornando wannabes chatos, isso tem um lado positivo, pois melhora o fórum diretamente, como você sabe. Mas quanto a isso fico tranquilo, sei que a reputação é apenas um dos fatores que contam para selecionar usuários, eles não vão botar na equipe quem não mereça. Sei disso pois tinha gente com muito mais reputação que Bob Joe e Ninja Dragon por exemplo, e eles se tornaram Usuários Premium, com total coerência pois os posts deles eram impecáveis.
O que anda me deixando decepcionado é que a reputação está seguindo um ciclo de amizades do tipo: "eu te reputo, você me reputa". Tem vários usuários que na grande maioria das vezes não fazem posts tão bons e dignos de reputação e estão entre os mais reputados, enquanto outros que fazem posts totalmente coerentes, ou tutoriais, estão sem reputação pois não fazem parte desse ciclo de amizades, em especial do Off Topic, onde a galera é muito únida.
Talvez quando houver a próxima mudança, como o GrYllo e o Edu já citaram em tópicos sobre isso, os moderadores passem a analisar as reputações de alguma forma.
Ainda apoio a ideia de pontos de reputação serem apenas visíveis apenas para o próprio usuário e a staff, diminuindo assim a corrida de reputação e eliminando aquelas pessoas "ah, não vou reputar esse daí porque tem rep demais, vai ficar dificil pra eu ultrapassar". Além de tornar o "ciclo de amizades reputativos" menos interessante.
Se bem que eu acabei de ler o post do Bob Joe (http://forums.tibiabr.com/showpost.p...1&postcount=55) e o que ele diz é válido e tem muito sentido. Mudei de ideia num clique, não tinha considerado o que foi apresentado pelo post dele.
hum... agora intendi porque tem gente que tem negativo ... eu pensava que quem tinha muitos pontos era porque comentava em muitos posts
enquanto isso os que tinha negativo era os que falavam muitos palavroes e chingavem muito e fazia coisas inuteis e prejudiciais ao site ... agora eu entendi... exelente topico
Eu achei esse sistema muito bom, é legal pra incentivar o povo a andar na linha aqui até xD.
Uma coisa que eu não entendi, a um tempo, houve um tipo de reset no sistema de reputação?
Só curiosidade
Teve dois resets que eu lembre. O primeiro foi quando implantaram o sistema de usuários poderem reputar usuários. Assim, os pontos que todos tinham antigamente foram resetados para a chegada do novo sistema, que é o que temos hoje.
O segundo "reset" - não é bem considerado um reset de verdade - foi no poder de reputação dos usuários com menos de 50 de rep. Você, por exemplo, tem poder 0 porque apenas tem 40 pontos de reputação. Quando conseguir 50, vai reativar seu poder.
É o que eu sempre digo, reputação não se pede, se conquista.
Mas eu não ligo, até porque essa frase que você citou é totalmente verdadeira. Mais vale fazer posts bons e ter poucos pontos de reputação do que ficar só enchendo linguiça e ser cheio de reputação. Só deixando claro que não foi nenhuma indireta, pois sei que você é um dos que mais tem reputação, e sinceramente vi poucos posts seu por aí :D
Até porque é o que eu disse em outro post sobre isso, reputação hoje está mais um ciclo de amizades do que análise mesmo dos posts, todos sabem disso.
Reputação por posts ganhei pouco, uns 70 no máximo (mais lá na parte de druids). A grande maioria foi de mandar notícias, porque cada notícia aprovada é um moderador/jornalista que dá a rep, que normalmente é uns 15+. Eu estaria com uns 330~ se eu não tivesse tomado alertas e tivesse recebido a rep da última notícia.
Mas esses 293 são meio ilusórios, eu devia estar com -500 e banido :fckthat:.
Eu nem tenho ciclo de amizades aqui no fórum, e eu acho que o povo até evita me dar rep por eu ser o que mais tem, no momento. Mas nem ligo, fico feliz por ainda poder usar o fórum =P
Muito bom o Topico ajudo bastante
Agora entendi pq eu dava http://forums.tibiabr.com/images/but...reputation.gif nos usuario e não acontecia nda xD
Por que falho? Porque ninguém além de você podia ver então não havia sentido ficar querendo pagar de moderador pelo forum afora? O sistema anterior tinha o mesmo grau de eficiência do sistema atual. Considero até melhor - em alguns pontos -.
Mas ainda penso como o Martiny, os pontos deviam ficar ocultos à todo mundo exceto a você mesmo e membros staff, caso contrário, só vai incentivar coisas como "meu dels tenhu ke ter mais pontus que fulanu'' e ficar fazendo gente implorar por reputação na assinatura e isso não é positivo, na minha opinião.
Boa noite :sorriso:
Bem, a meu ver de fato não tinha o mesmo grau de "eficiência" (não é essa a palavra :hmm:) porque só a moderação podia reputar e dos moderadores só uma pequena parcela fazia uso do sistema. Ninguém do OFF tinha reputação verde, por exemplo, e lá tinha/tem bons usuários assim como no restante do fórum.
Quanto a pedir reputação, eu não reputo carinha que pede isso na assinatura ou no post, às vezes dou até negativo >:] (já deixei até de reputar tutoriais por conta desses pedidos :suspira:).
Agora, se o cara faz bons posts e não tá pedindo (pelo menos explicitamente) por isso, não importa pra mim se ele está atrás de reputação ou não. Ele está fazendo um bem ao fórum e a comunidade (se for algo forçado ele não vai conseguir sustentar por muito tempo), e portanto merece reputação assim como as pessoas que tem uma boa conduta devem ser capazes de reputar essas pessoas como forma de incentivo/agradecimento/etc.
Se tem alguém pagando de moderador, não ache que não percebemos isso... assim como ter 1000 pontos de reputação não significa necessariamente que a pessoa terá mais chances que um que tenha 200 de entrar para a equipe.
Ressalto alguns pontos importantes do post inicial:
:y:Citação:
O Sistema de Reputação do fórum é apenas um sistema de auxílio para os moderadores, que servirá para identificar fortes candidatos para projeto Usuário Premium e/ou para futuros membros da Equipe TibiaBR.
Nós não garantimos que membros com boa reputação ganharão tais títulos. Todos ainda passarão pelo crivo mais importante que é a avaliação pessoal, feita pela Staff do TibiaBR.
6- Eu não gostei desse sistema, como proceder?
Tente levar menos a sério. Alguns buscam apenas o entretenimento, outros querem ajudar a comunidade e acabam sendo reconhecidos por isso. Nenhum grupo deveria se incomodar, pois a ferramenta só é realmente importante para a equipe. Ademais, o fórum continua o mesmo.
@Gildao
Não acho que a pessoa que paga de modera esteja fazendo algum mal pro forum... se está ajudando a comunidade (pagando de modera ou não), já é um ponto positivo pra ele.
Quanto ao sistema de reputação, acho que está funcionando bem do jeito que está. Eu sempre que posso dou rep, não importa se o cara tenha rep negativa, tenha muita rep ou seja um newcomer, se o post for bom, ele merece esses pontinhos. Dou bastante rep pro pessoal que sua na Central Tira-Dúvidas, existem vocações que a central é tocada por um cara só... muito trabalho e paciência que devem ser reconhecidos.
Uma coisa que eu acho que seria interessante é poder ver pra quais posts/users você já mandou rep. Às vezes eu vejo um post bom que eu não reputo porque acho que já o reputei anteriormente (memória curta é fod*)...
@Rasunik e Godofredo
Sim, claro, não tava me referindo aos bons users, que fazem bons posts e ajudam os outros, e sim aqueles usuários ''chatos'', sabem? Also known as wannabe, hehehe.
E me esqueci que a gente pode reputar também, não considerei isso quando falei que o sistema antigo era mais eficiente... :hmm: Mas enfim, o sistema atual tá bem legal e dinâmico, mas ainda acho que deveria ficar visível somente a nós mesmos e membros staff.
E Godofredo, se você tá em dúvida se já reputou ou não, é só clicar em reputar denovo, caso já tenha reputado, vai aparecer um aviso dizendo que tem que reputar outros antes de reputar essa pessoa denovo. :D
Hehe, abraço.
Creio que seria case impossível ,pois você precisa reputar 10 pessoas antes de poder reputar a mesma pessoa ,creio que esta funcionando este sistema ainda.
Aconteceria isto que você comentou se você sair reputando Deus e o mundo ,coisa que acho dificil.
Mas eu entendi oque você quis falar ,mas será que o vbulletin tem esta capacidade ,seria interessante.
Para min seria inútil ,pois tenho uma memoria de elefante. :D
Se você clicar pra reputar um poste que já reputou, tenho quase certeza que vai falar que o poste específico já foi reputado.
Também acho um saco, seria interessante que pudéssemos ter um controle maior pelo próprio sistema vBulletin. Mas que o sistema te diz, te diz.
:P
Gente, vocês se preocupam tanto com o sistema de reputação, mas na verdade, não percebem que os olhos dos membros do fórum e da equipe são os melhores sistemas de reputação em atividade.
Obviamente, se você quer se destacar perante a comunidade, e quiser ter mais quadradinhos coloridos ali no canto, o sistema aberto de adicionar reputação ajuda, mas muito pouco. Se você almeja entrar pra equipe do TibiaBR algum dia, não vai adiantar nada ficar mendigando pontos de reputação aqui no fórum. Vejo MUITOS usuários que tem vários pontos de reputação, e que nunca foram cogitados como os melhores usuários desta comunidade para ingressar (possivelmente) na staff, ou ganhar o título de usuário premium.
Não sei se já ouviram Racionais MCs, mas tem um trecho de uma música deles (Vida Loka part II) que fala:
Humildade é tudo galera. :y:Citação:
Eu queria ter, pra testar e vê,
Um malote, com gloria, fama,
Embrulhado em pacote,
Se é isso que seis qué,
Vem pegar! Jogar num rio de merda e ver varios pular.
abraços
@Ciríaco
Não dou reputação pra Deus e o mundo mas já reputei 2x uma mesma pessoa porque ela mereceu. Não é nada absurdo, só depende do quanto você utiliza o forum.
Verdade, acabei de verificar isso, aparece mesmo a mensagem de aviso que o post já foi reputado. Então todas as vezes que eu fiquei em dúvida se já tinha reputado (e era possível reputar), na verdade, eu não tinha.
:facepalm:
Amo os versos do racionais ,mas algo que acho interessante foi o seguinte ,o serafan ajuda em muito no tibia suporte até mais que o Godofredo (não estou falando que Godofredo não ajude sem ele no tibia suporte estávamos fritos) ,e Godofredo recebeu o rank de usuário premium e serafan não ,como Edu disse "não percebem que os olhos dos membros do fórum e da equipe são os melhores sistemas de reputação em atividade" ,creio que funciona mesmo.Fico feliz com isso!
E estou pouco me lixando com pontos de reputação para tentar ser usuario premium ou moderador,pelo simples fato que ,nunca terei chances de ser usuario premium e nem sonhando um moderador ,pelos meus erros de português e tem pessoas muito mais capacitadas para isto ,ou seja não tenho nenhum pendor para isto!
Oque gostei desta reputação e pelo reconhecimento de nossos esforços em tentar ajudar os outros usuários ,eu mesmo dou mais ênfase a um post de um usuário com reputação 50 (ex) do que um usuário com reputação neutra.
Parabéns pelo lindo trabalho.
Eu não te acusei de forma alguma de você sai reputando ,so quis afirmar que so iria acontecer se você sair reputando que nem um louco ,sacou?! ;)
Eu tenho 5 pontos de reputação no momento. No meu perfil aparece somente o ultimo ponto de reputação que recebi, já que fiquei um tempo sem entrar no fórum e não notei que tinha ganhado os pontos.
Como faço pra ver os outros quatro, se tiver como ? Queria saber por que posts fui reputado.
Não sei se é bem isso, mas acho que você está confundindo. Ter 5 pontos de reputação não significa que foram 5 pessoas que te reputaram. Cada pessoa tem um poder de reputação. Se eu reputar alguém, a pessoa ganhará 7 pontos.
Na sua página não aparece quantos pontos você ganhou por determinado post, e sim que apenas foi reputado.
Ah, agora que entendi a parte sobre o poder de reputação, obrigado pelo esclarecimento, Esponjudo.
Pode perder mais de 10 pontos de reputação por comentário? me tiraram 10 pontos de reputação, aí veio outro moderador e me tirou mais 10 :/
Acho que reportaram meu comentário e ele veio desavisado e me tirou mais 10 pontos :[
Só pra saber mesmo
Entenda que reputação não tem nada a ver com sistema de reports e alertas do fórum.
Se TODOS moderadores lerem tua mensagem e não gostarem, e todos quiserem te reputar negativamente, nós podemos fazer isso. Obviamente, o inverso acontecerá caso você faça um post excelente. :y:
Dar ou retirar pontos de reputação tem relação com o gosto pessoal da pessoa, não tem nada a ver com o cargo de moderador.
Quanto ao peso dos pontos negativados, equivalem ao poder de reputação do usuário (moderador, etc).
abraço!
O único problema mesmo é que, geralmente, um post negativo chama mais atenção que um positivo. Note que tem bons posts que vocês provavelmente fizeram e não ganharam reputação positiva. Isso não quer dizer que não sejam bons, entretanto a moderação não consegue ler todos os posts. Entretanto, ao meu ver, a chance de alguém prestar atenção em uma ofensa, que é algo mais chamativo, é maior.
Logo, olhando por um lado e analisando um usuário com comportamento um pouco explosivo, as chances da atenção ser mais voltada para os posts negativos é maior, até porque ofensa geralmente é reportada, mas um bom tutorial não é reportado. Claro que o Edu já disse que o sistema de report nada tem a ver com reputação e que, às vezes, a equipe provavelmente dê somente alerta. Entretanto, se não achar o report tão ofensivo pra alerta, pode simplesmente dar uma reputação negativa, logo acredito que acabam usando, mesmo que bem pouco e indireto, o sistema de reports para atribuir reputações.
Foi isso que aconteceu! Provavelmente me reportaram pensando que eu iria levar alerta, mas ao invés disso, o moderador preferiu me tirar reputação apenas. Aí veio outro moderador e também me tirou reputação. Nada de mais, é melhor assim, pq mais um alerta e eu sou ban :fckthat:
Eu tava pensando apenas um moderador devia tirar reputação, mas o Edu já esclareceu.
Ótimo tópico e muito bem explicado! Contudo, restaram alguma dúvidas pendentes a qual gostaria que fosse respondidas.
1. Certa vez tinha poder de reputação 8 e reputei um usuário por ter me ajudado. Só que eu tinha em mente dar 1 ponto, mas o sistema deu todos os pontos que eu tinha. A dúvida: é possível dar 1 ponto de cada vez ou quando "reputo" todos os pontos se vão?
2. Como consigo poder de reputação?
E aproveitando a deixa, faço também uma sugestão: se possível, configurem o fórum para dar reputações somente se houver uma justificativa. Assim evita que usuários reputem sem justificativa. Não que quem faça isso faça de propósito, mas as vezes por ignorância.
No mais, gostei do sistema de reputação, além de servir de incentivo ao bom comportamento no fórum, ajuda a selecionar com maior acuidade os futuros membros da equipe TibiaBR.