Postado originalmente por
Martiny
Se pensar um pouco, a "corrida por reputação" é uma coisa boa e é sem sombra de dúvidas melhor do que a competição por espadinhas. As espadinhas estimulam o flood, comentários ruins, tópicos poluídos, já as reputações estimulam a boa qualidade de posts, um fórum rico. Por mais que alguns pensem que ser wannabe é coisa ruim, apenas fazem o fórum um lugar mais bonito e útil para quem está com dúvidas.
E não tem nada de errado em querer reputação. Eu mesmo quero. Ver a barra de reputação crescer pra dois quando eu passei de 100rep foi uma coisa muito boa pra mim, fez eu ficar bonitão. Quero ganhar a terceira barra, e assim vai. Resultado: fórum mais limpo, diminuição do flood e aumento dos bons posts, desestimula os users a quebrarem as regras. Portanto, a corrida por reputação é positiva.
Mesmo assim vale lembrar que usuário com mais reputação = / = melhor usuário. Talvez seja o mais prestativo em termos de fórum e tibia, mas não melhor. Temos por exemplo a usuária Bela~, que tem posts muito úteis para as sub-seções relacionadas a arte e tem apenas 22 pontos.
O sistema foi com certeza a melhor ideia que a equipe teve desde que entrei no fórum há quase 6 anos atrás. Mesmo que alguns usuários tenham mudado sua conduta e passaram a ser diferentes atrás de reputação e muitas vezes se tornando wannabes chatos, isso tem um lado positivo, pois melhora o fórum diretamente, como você sabe. Mas quanto a isso fico tranquilo, sei que a reputação é apenas um dos fatores que contam para selecionar usuários, eles não vão botar na equipe quem não mereça. Sei disso pois tinha gente com muito mais reputação que Bob Joe e Ninja Dragon por exemplo, e eles se tornaram Usuários Premium, com total coerência pois os posts deles eram impecáveis.
O que anda me deixando decepcionado é que a reputação está seguindo um ciclo de amizades do tipo: "eu te reputo, você me reputa". Tem vários usuários que na grande maioria das vezes não fazem posts tão bons e dignos de reputação e estão entre os mais reputados, enquanto outros que fazem posts totalmente coerentes, ou tutoriais, estão sem reputação pois não fazem parte desse ciclo de amizades, em especial do Off Topic, onde a galera é muito únida.
Talvez quando houver a próxima mudança, como o GrYllo e o Edu já citaram em tópicos sobre isso, os moderadores passem a analisar as reputações de alguma forma.