Boa noite
Bem, a meu ver de fato não tinha o mesmo grau de "eficiência" (não é essa a palavra

) porque só a moderação podia reputar e dos moderadores só uma pequena parcela fazia uso do sistema. Ninguém do OFF tinha reputação verde, por exemplo, e lá tinha/tem bons usuários assim como no restante do fórum.
Quanto a pedir reputação, eu não reputo carinha que pede isso na assinatura ou no post, às vezes dou até negativo

(já deixei até de reputar tutoriais por conta desses pedidos

).
Agora, se o cara faz bons posts e não tá pedindo (pelo menos explicitamente) por isso, não importa pra mim se ele está atrás de reputação ou não. Ele está fazendo um bem ao fórum e a comunidade (se for algo forçado ele não vai conseguir sustentar por muito tempo), e portanto merece reputação assim como as pessoas que tem uma boa conduta devem ser capazes de reputar essas pessoas como forma de incentivo/agradecimento/etc.
Se tem alguém pagando de moderador, não ache que não percebemos isso... assim como ter 1000 pontos de reputação não significa necessariamente que a pessoa terá mais chances que um que tenha 200 de entrar para a equipe.
Ressalto alguns pontos importantes do post inicial:
O Sistema de Reputação do fórum é apenas um sistema de auxílio para os moderadores, que servirá para identificar fortes candidatos para projeto Usuário Premium e/ou para futuros membros da Equipe TibiaBR.
Nós não garantimos que membros com boa reputação ganharão tais títulos. Todos ainda passarão pelo crivo mais importante que é a avaliação pessoal, feita pela Staff do TibiaBR.
6- Eu não gostei desse sistema, como proceder?
Tente levar menos a sério. Alguns buscam apenas o entretenimento, outros querem ajudar a comunidade e acabam sendo reconhecidos por isso. Nenhum grupo deveria se incomodar, pois a ferramenta só é realmente importante para a equipe. Ademais, o fórum continua o mesmo.