Semestre passado tive aulas de programação em C++.
Sei programar um pouco nessa linguagem, até porque faço engenharia e não ciências da computação.
Versão Imprimível
Semestre passado tive aulas de programação em C++.
Sei programar um pouco nessa linguagem, até porque faço engenharia e não ciências da computação.
Cara primeiro post que eu leio teu e ja virei teu fã!
No caso do problema do programa em string é pra ser feito usando o for. Vetor e ponteiros é num capitulo a frente da minha apostila e eu como bom aluno não quero pular nada.
Adorei seus conselhos, e obrigado pelo insentivo.
PS: adoraria ler o source code do seu jogo =)
PS2: Compilei o programa que você modificou e funcionou, apesar de que eu nunca vi isso: puts("Digite uma opcao valida");
é o contrario de gets?
Dae... eu tenho alguma noção de programação...
Pode ver por exemplo o jogo de pokémon na minha SIGN...eu fiz ele em alguns minutos apenas.
Não cheguei na faculdade ainda então não posso te dizer como é lá, mas te garanto que vc pode ser um grande programador apenas com tutoriais e apostilas na internet.
sinceramente, eu fiz um curso de programação, so que ele nao era o de qualificação (principalmente pq eu nao tenho idade) mas aqui, eu nao aconselharia a vc tentar aprender sozinho, mt dificil.
pelomenos eu conheço o basico em java, C++, delphi e Pascal :P
(mode: sonhador, ON)
um dia ainda eu vo entra na facul de mecatronica e vc vão ve!!
bem, sem vetor e sem ponteiro, eu não sei bem como fazer, talvez se você usar a biblioteca string.h tenha alguma função que faça algo que possa te ajudar...
Acabei de achar aqui pesquisando no google, uma função dessa biblioteca, a função strrev, que inverte os caracteres de uma string, ela tem a seguinte assinatura
char *strrev(char *s);
ou seja usa ponteiro, acho difícil fazer isso sem vetor ou ponteiro, já que não existe o tipo string em C, mesmo usando um for, você teria que declarar um vetor (ou ponteiro) pra iterar nesse for.
Ps: Eu até posso disponibilizar o código, mas o código só deve ser lido até as 1000 ~ 1500 primeiras linhas, o resto é puro CTRL+C CTRL+V, porque são as fases 2, 3,..., 10, eu poderia (e deveria) ter usado um switch, mas o trabalho era pro dia seguinte, já tava tarde, era mais rápido fazer uma gambiarra e deixar no CTRL+C, CTRL+V
Logo logo, eu posto aqui pra você ler.
Ps2: gets está para scanf, assim como puts está para printf.
Ahhhhhh, é , com relação a string, você pode fazer
char *string, *stringInversa;
gets(string);
stringInversa = strrev(string);
acho que isso deve funcionar...
Ps3: Já vi o jogo do WindScar, eu não sei qual linguagem ele usou, mas se ele tiver feito em C ele manda muitooooo bem.
Mexo um pouco com C, Delphi e Java.. mas nada especializado.
Eu nao sei mecher nada nesses trecos..mais meu irmao está terminando a faculdade de licenciatura da computação e não é fácil..nem sei pra onde vai akeles trecos q ele meche ¬¬, vou dizer os programas q ele tem aki e mexe: Phyton,Dev C++, RobotProg, Superlogo, Toon Talk, Gtk+, Notepad++,Lingo10,Java e Delphi
Tem mais um bocado aki,mais tenho q ir pra escola :)
Aprende-se sim, talvez não tão bem quanto na faculdade, mas digamos que você pode aprender bastante sozinho. Mal comparando, seria você aprender violão sozinho e violão com um professor, sabe? Depende da dedicação.
Eu aprendi Webdesign sozinho, se eu entrasse em cursos hoje, seria de intermediário pra cima.
Mas é bom ter curso, sempre quis aprender programação, só falta paciência.
Se o objetivo do cara é trabalhar na área ele deve sim fazer faculdade, mas se for só mesmo de curiosidade ou hobby da para aprender bastante coisa só lendo apostilas na internet.
já que estamos falando de programação...
Alguém programa em batch?
batch rula tudo :P
Alguem pode me da uma força?
Tipo eu queria sabe uns sites com apostilhas para iniciantes , e tb qual linguagem eu posso começa aprendeno. :king:
Você conhece a sintaxe da linguagem, vai ficar fazendo algoritmos do tipo
"digite um valor"
"agora digite outro valor"
valor + valorr
"a soma dos valores é: x"
uau...
Resolve isso pra você entender que não se aprende a programar em casa: http://www.ime.usp.br/~cef/IIImaratona/m-questoes/
http://www.ic.unicamp.br/~lee/mc548/lista1.pdf
http://www.ic.unicamp.br/~lee/mc548/lista2.pdf
Recomendo ir no www.apostilando.com e dar uma olhada em logica de programação, depois você escolhe a linguagem que mais te agrada, no meu caso é C/C++
Calculadora que eu fiz em C (comparem com a de java na primeira pagina):
http://phpfi.com/281266
donwload: http://www.box.net/shared/tyace7gkt4
Apostilando.com tem apostilas boas... pelo menos quando eu frequentava la (e visitava forums de informática).
A calculadora do cara que fez em Java, é uma applet, applet é aquela janelinha java que abre no navegador "tipo" aqueles flashs. Ou seja, a calculadora dele tem botões para os números, e talz...
Olhando o seu código, já evoluiu bastante, hein, aprendeu a usar funções, e tal, uma boa prática de programação é quando for usar funções, declare a função antes, e só implemente depois, tipo, você que usar a função soma:
int soma(int a, int b);
int main (void)
{
//seu código da main aqui
}
int soma(int a, int b)
{
return (a+b);
}
Tem alguns erros de formatação também, tipo, o código dentro do while não está formatado (você não usou a tecla TAB), o break, ainda está dentro do case, logo ele tem que ficar exatamente abaixo do printf (ou seja, faltou um tab, também).
Esse system("EXIT") é completamente desnecessário.
Seu programa, pode nem sempre funcionar, afinal opct que é um char, antes do while, não possui valor nenhum, na verdade, PARECE que ele não possui valor nenhum, mas na verdade ele possui um "lixo de memória", e caso esse lixo seja o código ascii do char 5, o seu programa vai encerrar sem nem mesmo entrar no while, é claro que é pouco provável, mas é perfeitamente possível que isso, ocorra, você poderia resolver usando um do-while no lugar do while, ou "inicializando" a variável opct, ou seja, antes do while escrever opct='0' ; (onde 0 é qualquer char que não seja 5)
@o0Duduo0: Te aconselho começar com C ou Pascal.É melhor que seja C, mas se não der pode ser Pascal, sabendo qualquer uma das duas, é fácil aprender as demais.
programo um pouco em php e html.
ah, e também construo fórums profissionais e crio skins, edito mods e etc.
ah, esqueci de falar CSS, que programo também. =D
Enton, tô começando a mexer com C, e tenho uma duvida que ainda não achei a resposta: Qual o programa q eu faço isso? o bloco de notas mesmo? to baixando o Dev-C++ pra ver como é. Alguem tiver paciência de me ensinar, me manda o msn por MP.
Na 7ª série eu passei na olimpíada de informática e o prêmio foi um curso de C de uma semana em que eu aprendi mais ou menos isso que você sabe. Esse ano eu queria tentar denovo então tive que revisar a matéria, por apostilas na net mesmo. (no ginásio não cai programação ).
Até dá pra aprender auto-didata, mas é melhor fazer faculade mesmo. Só não sei se quero fazer CC mesmo. Eu gosto, mas vale a pena?
Bom obrigado pelo elogiu, eu me segurei pra tentar não repetir os erros de antes, como usar o goto.
Não entendi o por que de não formar a função antes de inicializar ela, afinal se eu for usar mais de uma vez eu terei que montar ela todas as vezes?
realmente faltou um opct='0', foi burrice minha.
O "EXIT" era pra ser um "PAUSE", que tinha mudado, mas no final era pra ter deixado nenhum mesmo.
E sobre a formatação do codigo, é importante manter ele alinhado?
Bem, primeiro com relação a função, a resposta é não, você só vai implementar uma vez, é exatamente igual ao que você fez, só que ao invés de implementar antes da main, é mais "bonito" declarar e só implementar depois da main.
Segundo, eu tinha esquecido de falar evite, usar nomes de variaveis que ninguém vai entender nada tipo opct (eu sei que você deve ter visto esse nome no tutorial), é bom usar o nome da variável que diga algo sobre ela, um bom nome para essa variável seria "opcao", afinal é a opção de operação da calculadora.
Quanto ao goto, não o use nem se sua vida depender disso =P
E a formatação é EXTREMAMENTE importante, é horrível, ver um código onde você tem que ficar procurando onde começa e termina um if, while...
Link para o meu Jogo:
http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/...os/grupo1*****
Se o código fonte não estiver aí, me fala que eu hosto o código, não é um código bem feito, como eu disse eu fiz com pressa, então ignore completamente depois da linha 1000~1500, quando começar a ter funções com nomes fase2,fase3,...., é tudo igual só foi por preguiça de usar switch mesmo...
Site do professor que me deu aula de comp1 (matéria que ensina a programar em C) na faculdade, tem tutorias código dos jogos dos alunos, um monte de coisas:
http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/
Se ficar com medo de baixar meu jogo e eu ter colocado vírus (eu nem sei fazer, mas algumas pessoas tem medo...), pra comprovar que o link é pro meu jogo, entra no site do professor, clique em "Projetos do Curso (JOGOS)", depois em "Projetos de 2006/02", depois em "Grupos para o Jogo e seus projetos", vai abrir um pdf com o nome dos alunos e o link para baixar os jogos de cada um deles, o meu nome obviamente é Erich ~ Oliveira, só baixar lá.
@Freakk~
Vou te enviar meu msn, pra programar em C, use o bloco de notas(não é recomendado), ou o Edit Plus 2 (extremamente recomendado).
@Erich Oliveira
#include <allegro.h>
Allegro rula heim
futuramente vou ler os outros projetos do site do teu professor, vlw o link
me passa teu msn? =D
sai dessa vida kra, programacao eh ruim demais... ficar 10 horas digitando um negocio sem sentido pra ver uma soma de numeros idiota... vai catar mulher que vc ganha mais, mas programacao tem que ser mto nerd...
nao foi nada pessoal, soh um conselho.
:yelrotflm
Deu pra rir um pouco. Vai lotar de gente te chingando agora.
Pensei o mesmo quando foi decidir o que prestar no vestibular, apesar de gostar de PC eu levo isso como hobby, fico imaginando como seria estressante passar o resto da minha vida fazendo calculos, programando ou ficando o dia inteiro ligado em um PC.
A pensei que era mil vezes melhor ir para area de humanas. Discutir, argumentar, formular raciocinios, filosofar, entender como o homem vive em sociedade e etc eu acho muito melhor que mecher com numeros.
blz
Que isso gente! Seis ta tudo enganado.
O q consta na norma de tarson da porta e os quadrado dos cateto da ipotenuza ao quadrado.
Se voce for andar de tarz pra tras, se encontra um porco roza q muge como um gato.
Mas se no caso esse porco pesa mais q sua mulhere gravida, ai ja ruge q nem uma galinha.
Essas coisa nao existe, eu digo: e tudo guinominho trabaiando!
Pq se acha q eh verde? Q cor que eh os guinomu? Pega um miscroscrospio pro ce ve!
C eh a parente do B q caso ca A, C++ eh o bisteno do Sê que veio mais mais depois.
Tenderam o eu piciso desenha???
Baum, ta tudo explicitado, se tenhares duvida eu quero que vc cai de cabeca no teto.
Falei ta falido!
Programo em C# e ASP.NET... O c# tá tomando muito espaço no mercado, então é sempre bom aprender xD
eu até sei programar, mas só em delphi. O máximo que eu ja fiz foi um joguinho da velha contra o computador que ele sempre forçava o empate, era impossível vencer XD