Assim que terminar o mestrado aqui (só falta acabar e defender a tese), vou tentar Doutorado na Irlanda, Holanda ou Inglaterra. Ainda não vi como é o processo, aliás, tenho que ver isso rápido.
Versão Imprimível
Assim que terminar o mestrado aqui (só falta acabar e defender a tese), vou tentar Doutorado na Irlanda, Holanda ou Inglaterra. Ainda não vi como é o processo, aliás, tenho que ver isso rápido.
Ciências sem Fronteiras pra graduação é sinônimo de turismo, infelizmente. Seria melhor se fosse mais focado em programas de pós-graduação(até mesmo integral). Como pesquisa, a quantidade de graduandos que vão pra ficar 1 ano e dar uma volta na Europa não traz benefício nenhum para o país.
Btw, eu tinha pretensão de ir mas vi que vai atrasar minha graduação. Se fosse prolongado gostaria de fazer o mesmo que o Bob Joe.
Mas tipo, se eu ficar 6 meses fora, eu "perderei" esses 6 meses na minha faculdade? Vou ter que me formar 6 meses atrasado?
Depende, alguns cursos no exterior divergem daqui(tanto com relação a ementa quanto disciplinas). A orientação dada é não esperar que você consiga equivalência em todas as matérias, se for um pouco diferente existem grandes chances de não aceitarem e você ter que cursar aqui novamente.
Eu dei uma pesquisada e o aproveitamento que eu conseguiria é pouco, teria que fazer 6 meses a mais de curso.
Tem que ter ENEM né?
Sim, irei tentar para o Canadá. Já me inscrevi em dezembro, já resolvi uma penca de documentação com a universidade e agora falta o teste de proficiência, que será dia 10/01. Depois disso é só enviá-lo (é o único documento que falta) e correr pro abraço. Espero que eu consiga, sempre sonhei em estudar fora. :D
minha irmã ta fazendo mobilidade em portugal, mas o dela só ganha a bolsa da faculdade e ela tem que se bancar. Nesse dai parece que você ganha algum dinheiro mensalmente e se não me engano precisa ter 10% do curso completo, cr acima de 6 e falar a língua do país.
Vou me inscrever para isso assim que completar os 10% necessários.
Quase certeza que só precisa de inglês. Tenho uma amiga que foi pra Holanda e pelo que eu sei ela não sabe nada de holandês.
Aqui na minha universidade se tu termina todos os créditos da graduação lá, tu tem que ficar mais um semestre matriculado, mesmo que não esteja fazendo nenhuma cadeira, pra poder se formar.
Mas normalmente quem vai não aproveita praticamente quase nada de obrigatório, ganha praticamente só créditos eletivos.