Muito interessante. É uma maneira de narrar um fato simples usando uma linguagem que mantem o leitor preso ao texto. Como disse o Manteiga, isso chega a ser poético :O
Meus parabens Emanoel, espero por mais textos ;)
Versão Imprimível
Muito interessante. É uma maneira de narrar um fato simples usando uma linguagem que mantem o leitor preso ao texto. Como disse o Manteiga, isso chega a ser poético :O
Meus parabens Emanoel, espero por mais textos ;)
Impressionante o amadurecimento da sua escrita em relação ao Arauto. Fiquei boquiaberto mesmo. As descrições mais envolventes, de sensibilidade ímpar. Meus parabéns Emanoel, pegou um enredo comum (a ponto de me identificar com a personagem) e utilizado-se de uma introspecção foi fundo pra trazer a tona esse Olhos de Faroeste, que confesso não compreendi, provavelmente nem era pra ter compreendido mesmo.
OBS: Prometo aparecer volta e meia nessa seção de novo, estava com saudades daqui.
Explicação sobre os olhos Faroeste por Machado de Assis:
"... olhos obliquios de cigana dissimulada..."
"... olhos de ressaca... "
Explicado?
Olhar de obliquio de cigana dissiulada é pra mim olhar de faroeste...
mais cada um interpreta como quiser.
Bah.
Creio que não entendi realmente o porquê do título. O contexto cheguei realmente a entender, porque não tem nada de tão extraordinário assim. Mas pode-se dizer que suas descrições realmente melhoraram. Os sentimentos realmente foram bem expressados, mas duvido que eu chegue a entender o texto.
Fico pensando se a música, que admito não conhecer, tenha alguma coisa haver com o significado do olhar. Veio-me a impressão dos olhares de ressaca de Capitu, em Dom Casmurro, mas longe de dizer que são realmente iguais. Apenas semelhantes. Talvez a diferença se encontre no fato de que esse olhar seja entusiasmado, enquanto o outro não é.
Não posso dizer que entendi então o significado do texto em si. O texto em geral não está subjetivo, tirando realmente os olhos de faroeste - que está bem subjetivo -, e obviamente, essa foi sua intenção.
Seria ousadia de minha parte dizer algo a espeito de sua história, pois bem sei que sou péssimo em interpretações textuais, mas nao custa nada tentar né?
Gosto do modo como voce descreve cada momento.Minto, gostar é algo que depende muito da pessoa que lê e eu, quando inicei, já senti-me obrigado a seguir com a leitura; cada ação faz com que nos envolvamos mais no texto, sem perder o sentido que a antecedeu.Não há quebra de continuidade o que facilita a degustação, por assim dizer, do momento vivenciado.
O personagem me agrada pela personalidade marcante e incomum, ele seguiu um padrão até certa parte...
bem aqui ele mostrou-se surpreendente, o que é bom.Citação:
Passei grande parte da minha existência esperando por um incrível acontecimento, mas nunca imaginei que seria tão simples e súbito.
Por outro lado, creio que mesmo voce de ter percebido agora o quanto soou um pouco precipitado(nada comprometedor).Uma parte nao tão bem talhada, apenas isso.
Esse é mineiro sô!Antes fazer do que falar!Citação:
Aproximou-se e disse qualquer coisa. Não lembro, pois palavras não são importantes.
O fato de não ter usado "palavras não são TÃO importantes", reafirma o que disse sobre a personalidade marcante.
Faz emergir tantas perguntas.O que se passava na cebeça dele?Meus pensamentos sao fecundados por inúmeras suposições. :riso:Citação:
Minha concentração estava focada em pensamentos intuitivos sobre nosso futuro.
Ah estes olhos!
Posso estar errado, mas tais olhos parecem-me olhos determinados, olhos envolventes, mais que isso, olhos que professam algo grandioso.
(Imagino se era recíproco)
Por fim, amei o sentido poético aqui:
Demais sua história, espero nao ter pecado muito na interpretação.Citação:
Os olhos de faroeste me chamavam para dançar.
Vai ganhar 5 estrelinhas!
Abraços ^^
Phoenix Down! :P
Sobre a música: apesar de ser possível traçar relação consistente entre o conto e a letra da canção, devo dizer que a maior motivação foi o título roubado (que me deu inspiração para começar a escrever).
Sobre os olhos de faroeste: a interpretação do Ace foi a que mais chegou perto do que imagino sobre a não tão famosa expressão "western eyes". Determinados, envolventes, profundos, concentrados... talvez até agressivos. Olhos de provocação/desafio.
O texto ficou curto, mas me deu forças para voltar a escrever. Pressinto que logo terei novo material para postar (além dos contos que escrevi para o concurso do Lucas).
Os comentários foram valorosos, principalmente os posts de usuários que exporam suas interpretações: Elementals, Isaac, Steve e Ace. A explicidade dos leitores ajuda a compreender qual foi a reação que o texto proporcionou. Muito obrigado.
Nota 8???
Ninguém que tire nota maior do que 5 merece ser lido.
Não me interessam os acadêmicos, quero ler os marginais.
Na minha opinião Emanoel tirou um 2,5 com louvor.
Sobre o texto, excelente descrição de hormônios à flor da pele.
Dica: Se conseguir em algum sebo de Salvador, compre ou roube as revistas em quadrinhos dos irmãos Gilbert e Jaime Hernandez, chamam Love and Rockets.
São quadrinhos mas não são Turma da Mônica, eles fazem literatura em arte sequencial com uma temática muito parecida com seu conto.
Tem Crônicas de Palomar também, só do Gilbert.
Olhos de Faroeste é um nome legal, lembra os filmes do Clint Eastwood.
Só não entendi por que Western Eyes não seriam "olhos ocidentais" na música do Portishead.
Como não conheço a banda, procurei a letra, mas não encontrei nenhuma tradução decente, apesar de todas traduzirem o título como Olhos de Faroeste.
Só que os versos usam muitas figuras de linguagem, e essas traduções literais deixaram a música completamente non sense.