Postado originalmente por Alfonzo
A definição de Hacker é alguém que entende MUITO de computador.
Essa "moeda" não tem dois lados, tem um espectro todo, veja:
Tem o cara que sabe programar, ele sabe editar memória e registrar os pacotes transmitidos servidor-cliente. Esse cara como qualquer outra pessoa PODE querer tirar alguma vantagem de seus conhecimentos. Ele faz um programa que ilumina a tela do jogo mudando um 00 pra 01 na memória. Pronto está criado o "Light Hack".
Esse cara tem amigos que jogam, ele compartilha esse programa com os amigos que também repassam pros seus amigos, daí agora todos usam "Light Hack".
Mas e daí, quem é a culpa? Designers do jogo que inventaram que usar uma "tocha" era mais bacana que deixar tudo claro? Programadores do jogo que não embaralharam bem o método usado no funcionamento da "tocha"?
Agora veja isso:
Usando o código fonte do o programa "Light Hack", alguém resolve enfiar um Key Logger pra roubar as senhas das pessoas que usam. Ele compila o programa e divulga pros amigos/site. Essa pessoa então recebe milhares de senhas, entra nas contas, vai nos Depots e rouba tudo dos "trouxas".
De quem é a culpa? Da pessoa que escolheu o "Light Hack" errado?
Tem também o lado da pessoa comum, que tava de saco cheio de comprar "tocha". Ela sabia que alguém faria um trainer/patch pra alterar o jogo e trapacear nas "regras" estabelecidas pelos criadores do jogo. Cheat é algo comum e popular em jogos SinglePlayer, tem sites especializados de dicas, "entre o código Up, Down, A, C, Start, para vidas infinitas", por que não para "este tal de Tibia"?
Tem os que se interessam por este "incrível programa que faz as cores da sua roupa mudarem como o arco-íris"!!! Que fofo né?!
-"Minha coleguinha da 3ª série usa, mandei um torpedo pra ela e pedi pra me mandar no msn"
Daí tem alguém que resolve: "Em vez de "Light Hack", posso fazer um "Arremessador de Golden Helmet", meus amigos vão adorar!".
Imagina, trocar na memória o valor hexadecimal de um Rubbish por o de uma Magic Plate Armor, daí quando você solta o Rubbish no chão o servidor considera como sendo outro item, e dá pra conseguir qualquer coisa boa....
Claro, essas falhas serão corrigidas na medida que os programadores do jogo vão recebendo relatórios de exploração de falhas, que os Hackers descobrem, e os Lamers estragam.
Sabem o TibiCam? É isso que ele faz, dá replay editando na memória os valores dos objetos e posição, mapa, etc.
Ele faz o que qualquer outro programa "Hacker" faz.
É responsabilidade do Servidor (Cip) evitar que informação incorreta seja recebida e altere o jogo.
E é responsabilidade do jogador validar a credibilidade do programa "hacker", senão... "item plx, fui hackeado X-( " ou "fui banido por usar multi-cliente, não sabia, não li que era proibido ao criar a minha conta"