quem falou que eu votei no bolsonaro? você tava lá na urna do meu lado? eu votei no amoedo
Versão Imprimível
A minha opinião é que...
https://i.imgur.com/viwSUFN.png
:shrug:
Espumando sua cristofobia logo cedo, Flea? Cuida da tua saúde, bicho... Olha a gastrite, heim...
https://twitter.com/JanainaDoBrasil/...39197756825600
Alias, por falar em Damares... ela tem um recadinho pra você:
https://twitter.com/DamaresAlves/sta...10995230310400
https://media.giphy.com/media/1Z02vuppxP1Pa/giphy.gif
:biggrin:
Desonestidade pra você é mato hein?
Ao invés de refletir sobre o porque eu julgar a Damares uma das piores escolhas de ministros que esse governo fez, prefere me imputar uma faceta, sem qualquer tipo de embasamento, de forma a me desqualificar. Como chama isso mesmo? Ah sim, ad hominem!
Evidente que você, desonesto como demonstrou ser, vai utilizar-se desse tipo de medida para me atacar.
A Damares é completamente incapaz para o cargo, nunca teve qualquer trabalho relacionado a área, e declarações dela demonstram o tipo de ignorância sobre o assunto, que apenas a ideologia cega é capaz de defender, tais como:
Todas essas frases tem confronto direto com o cargo que ocupa, uma vez que ela declara abertamente ser contra a liberdade religiosa e o Estado Laico, a liberdade das mulheres disporem do próprio corpo, ignorância a respeito da homossexualidade, com um posicionamento que contraria todo o entendimento científico acerca do tema (que permite até mesmo absurdos como a cura gay), e crença em função predestinada das pessoas de acordo com o gênero.Citação:
“A gravidez é um problema que dura só nove meses”
“Eu sou contra o aborto. Nenhuma mulher quer abortar. Elas chegam ao aborto, porque, possivelmente, não foi lhe dada nenhuma outra opção. A mulher aborta acreditando que está desengravindando (sic), mas não está”.
"Não há prova científica que exista gene gay. Não há prova científica que o gay nasça gay. Se tivesse, já tinham jogado na nossa cara. A homossexualidade, ela é aprendida a partir do nascimento, lá na infância. A forma como se lida com a criança. Mas ninguém nasce gay"
“Não é a política que vai mudar esta nação, é a igreja”
"As instituições piraram nesta nação. Mas há uma instituição que não pirou. E esta nação só pode contar com essa instituição agora. É a igreja de Jesus. Chegou a nossa hora. É o momento de a igreja ocupar a nação. É o momento de a igreja dizer à nação a que viemos. É o momento de a igreja governar."
“A mulher nasceu para ser mãe. Também, mas ser mãe é o papel mais especial da mulher. A gente precisa entender que a relação dela com o filho é uma relação muito especial. E a mulher tem que estar presente. A minha preocupação é: dá pra gente ter carreira, brilhar, competir, consertar as bobagens feitas pelos homens. Sem nenhuma guerra, mas a gente conserta algumas. Dá pra gente ser mãe, mulher e ainda seguir o padrão cristão que foi instituído para as nossas vidas”
Se você não vê nisso motivos para dizer que ela é uma lunática e uma péssima escolha, então você além de desonesto é burro. Existem nomes infinitamente melhores para um cargo como este, como o que o Temer havia escolhido (Flávia Piovesan). Mas por ideologia, este governo escolheu uma pessoa sem qualquer preparo para o cargo. Aliás, isto é uma praxe neste governo, vide escolhas como Ricardo Vellez e o Abraham Weintraub na educação, e o desastroso Ernesto Araújo.
E digo mais, acho irônico você me chamar de cristofóbico, quando eu possivelmente sou mais cristão que você, que ignora o segundo grande mandamento, dito por Jesus, de amar o próximo como a ti mesmo, uma vez que passa pano para homofóbicos que defendem que homossexuais são aberrações. Aliás, se Jesus voltasse hoje, você estaria na linha de frente dos que o chamariam de "esquerdista, vai pra Cuba!", com mil pedras a mão.
Posso ter votado também, eu disse que o Bolsonaro seria obviamente melhor pro Brasil que o Haddad. Mas o que é melhor pro Brasil pode não ser melhor pra mim. Ou posso ter anulado também.
Agora ta assim né? Se eu concordo com alguma coisa que o governo faz, automaticamente sou bolsominion. Precisa ter senso crítico poncha, não ser um escravo de um ou outro.
Desonesto, eu? Sobre você ser cristofóbico? Mas você é, uai! Falei alguma mentira? O resto da sua resposta evidencia exatamente isso. Quer falar sobre desonestidade? Que tal começar por esse monte de espantalhos em seu post?
Desculpa aí, mas ela não falou nenhuma bobagem e você não tem nada de cristão - se tivesse, teria entendido exatamente o que ela quis dizer. Além disso, tudo o que você escreveu são palavras dela, não ações institucionais. Quais ações de fato ela tomou para você carimbar "lunática" e "incompetente"? Pois é. Nem acompanha o trabalho de perto pra poder adjetivar como está fazendo. No máximo, se informa pela imprensa que está doidinha pra derruba-la, talvez por compartilharem os mesmos princípios morais com quais você se identifica.
Era só o que me faltava: ateu se doendo por ser chamado de cristofóbico... :shrug:
Gostaria que o botão "agradecer" ainda existisse, mas infelizmente posso dar só like mesmo
É, mas eu sei que você votou no Tramontina.
O problema não é nem apoiar algumas medidas, mas sim consistentemente apoiar as medidas ruins que ele faz.
https://i.ytimg.com/vi/EGl0pItpHZ4/hqdefault.jpg
pronto, além de ser adivinho pra saber em quem votei, ta prevendo o futuro do brasil tambem
faz todo o sentido mesmo, tentar resolver os mesmos problemas fazendo as mesmas coisas que não funcionaram em 13 anos
Só vim para dar dislike no Flea e perguntar se ele passou a páscoa com o Lula :lol:
Don, todo mundo sabe que vc é bolsominion, não adianta ter vergonha agora.
Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
Continuem discutindo porra, esse é o OFF-Topic, tensão e brigas a todo vapor por motivos burros e por coisas que não vão mudar nossa vida.
A propósito, não acho ruim a Damares sair do governo, talvez seja o necessário, independente dela ser competente ou não. Muitas pessoas já não gostam dela, a mídia a odeia, opositores muito mais. Cada uma das suas opiniões são noticiadas como opiniões claras da ministra de direitos humanos, sem exceções, e tudo que ela fala parece ter mais impacto do que deveria. Por sinal, ela poderia ter permanecido de boca fechada desde o começo, pois o que o Bolsonaro menos precisa agora é de mais polêmica envolvendo a equipe dele e ele mesmo, já que o próprio atrai assunto por onde passa.
Manter ela lá é uma péssima decisão, já que ele tem os filhos retardados dele que não sabem ficar quietos (Principalmente o Carlos Bolsonaro) atrapalhando mais ainda. Espero que alguém dê a ele essa noção. O país precisa de reformas, não de perder tempo com opiniões, falas soltas e polêmicas.
https://exame.abril.com.br/brasil/me...de-faculdades/
Enquanto tivermos governos, e uma população, que entendem educação como um gasto, e não como investimento, estamos fadados ao fracasso.
vem com merda acefaloide pra cá n viu flea, aqui ó: facebook.com vai lá recolher seus likes
nao existe isso de HURR DURR GASTO VS INVESTIMENTO
não importa se tu odeia bolsonaro, não importa se tu ama bolsonaro
NÃO TEM DINHEIRO PORRA, TA FALIDO, ACABOU
qual dificuldade de entender isso?
Por falar nisso...
https://i.imgur.com/tUEy8P0.png
https://i.imgur.com/PwIucHq.png
https://i.imgur.com/eTZPTAZ.png
Será que caminhamos pro nosso 1o. shutdown? Espero que Guedes e cia. tenham trazido um defuse kit...
O governo federal deveria ter dado oportunidade às universidades de se adaptarem. Um corte de 30% SEM PRÉVIO AVISO mostra sim a intenção do presidente de sucatear as universidades federais do Brasil.
Espero pela opinião de @Bob Joe, que é particularmente interessante, na qualidade de liberal educador de universidade federal.
Não sou de universidade federal, sou de instituto federal. Mas enfim, o corte veio pra todo mundo do âmbito federal.
O que dá pra dizer dessa situação? Acho que a maior falha de todas é a que esse governo comete desde antes de ser governo: comunicação. Quando o corte nas 3 UF's foram anunciados, foi em tom de retaliação ideológica. A narrativa da "balbúrdia", de "gente pelada" e "esquerdismo" foi o tom dado ao corte. Logo em seguida, isso mostrou-se um blefe. O corte veio para todas as IFE's (Instituições Federais de Ensino), inclusive para os Institutos Federais, que não tem gente pelada e nem é bem uma universidade (aliás, fazemos o que o governo disse que iria investir quando em campanha: ensino técnico e voltado ao mercado de trabalho).
Aí a narrativa mudou, foi para a questão de "estamos cumprindo a promessa de campanha de tirar do Ensino Superior e colocar no Ensino Básico". Só que, anteontem, veio o corte também no Ensino Básico, provando que foi mais um blefe ou erro de comunicação entre governo e militância de internet.
Resumo da história: o que temos como fato são cortes em todos os Ministérios, que foram feitos com base na complicada situação econômica do país. Não tem dinheiro, isso é outro fato. O corte também tem um caráter de estratégia política: ele condiciona a volta dos recursos à aprovação da Reforma da Previdência. É uma boa jogada mas pode ter um efeito colateral complicado que é jogar parte dos cidadãos afetados contra o governo. Afinal, nas classes universitárias, esse governo tem um maior apoio, como as pesquisas tinham demonstrado durante eleições. Se a reforma não sair antes das IFE's pararem por falta de verba de custeio, a situação fica complexa.
Nos IFE's a sensação é de desespero, claro. São milhões de alunos que não terão mais aulas a partir de setembro, quando o custeio acaba. E não adianta a narrativa de que "é só administrar melhor, seus esquerdalhas!". Educação tem demandas periódicas e previamente acertadas, não se faz corte de custeio no meio do semestre sem qualquer tipo de planejamento ou redimensionamento de oferta. Também não cabe aqui o discurso ideológico liberal de privatizar o ensino, visto que não existe nenhuma empresa privada com capacidade de substituir em tão pouco tempo o que os IFE são e fazem.
Vamos esperar, isso ainda vai render. Esse tipo de medida de austeridade sem comunicação é o que fortalece o pensamento de esquerda, porque tira o chão de quem mais se apoia no Estado e está mais vulnerável. Um estudante pobre que vai perder bolsa de manutenção ou de transporte por causa disso é isca fácil para a narrativa de luta de classes. Principalmente quando esses cortes e sacrifícios não resvalam em outras áreas da administração pública, em especial, nos políticos, juízes, promotores e outras figuras da elite do funcionalismo público. Ou quando a carga de impostos ainda é alta e justificada por um Estado que oferece serviços públicos.
- - - Atualizado - - -
Se o Congresso não aprovar a Previdência ou gastos extras a tempo, acredito na possibilidade real de um shutdown. Servidores federais sem salários é um quadro que particularmente me perturba.
https://www.youtube.com/watch?v=sNbk4KT2O1I
É bem desesperador...
Mas houve cortes também durante a administração da Dilma, inclusive de programas que supostamente eram prioridade, como o FIES. Lembra do usuário Matouk que nas eleições de 2014 tava full DILMA e PT e no primeiro mês do novo governo criou o fatídico "A Dilma e o PT me foderam"? Fora outros tópicos que demonstram que a grana tá acabando desde 2012~.
Você acha que esses cortes nessa época debandaram a galera para a direita?
No Brasil, uu acho que há sempre uma tendência para ser contra o governo, da boca para fora, mas na hora das ações, todos amam o governo.
Dilma propunha cortar investimentos futuros, com aviso prévio. Cortar 30% de um orçamento, previsto já para o ano sem avisar nada, inviabilizando o funcionamento das universidades, são outros quinhentos.
Vale lembrar que a esquerda se revoltou com a medida de Dilma sim, inclusive tendo havido greve geral.
Seja Dilma ou seja Bolsonaro, quando cortam pilares, SABEM que será impopular e nenhum governante minimamente capacitado cognitivamente vai querer cortar isso de boa assim, é porque não tem saída mesmo.
E sobre o que o Joe falou de privatização e tal não ser alvo de discussão, discordo totalmente, eu não sei se existe uma empresa capacitada para resolver tudo como você falou, mas mesmo que tivesse, esse não seria o caso, pois a privatização tem que ocorrer entre várias e várias empresas, não só uma.
Mesma coisa para os Correios e bancos, neste caso, existem exemplos de empresas plenamente capacitadas para absorver 100% e fazer rodar melhor como fedex/Amazon e outros grandes bancos, mas a privatização não pode ser assim, tem que ser repartida em várias partes, se não é só repasse de monopólio estatal.
De qualquer jeito eu entendo que ainda com privatizações não é possível resolver com o imediatismo que a situação pede, isso vai complicar bastante a vida das pessoas e não tem o que fazer mesmo não, vai ter muita gente tendo que dar 10 passos pra trás pra poder dar 1 pra frente, e se isso for "resolvido" de alguma forma, pode ter certeza que ainda assim em seu tempo de vida você verá isso ocorrendo novamente e novamente, pois é assim que é, não adianta culpar governante ou governo, isso é como culpar uma célula pelo tumor que é o estado.
Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk
Estranho que Bolsonaro cortou isso bem de boa. Inclusive fez questão de fazê-lo contando mentiras atrás de mentiras, como Bob detalhou.
Não sei se entendi bem a questão. Temos um fato que é a Dilma ter caído. E caiu, dentre outros motivos, pela deterioração a olhos vistos da economia do país, somado aos escândalos de corrupção, que a deixaram sem base política. Acho que nisso não tem muita questão ideológica do povão envolvida. Qualquer que fosse o governante, teria caído também, o que a Dilma fez foi um desastre.
Eu ainda não acredito muito que o que fez o Bolsonaro ser eleito tenha sido a galera ter "virado de direita". Fui muito pela polarização que se criou, colocando do lado da esquerda toda a carga de desastre e corrupção que foi o governo do PT, principalmente da Dilma. Uma hora essa polarização vai acabar de vez e a maioria vai entender que agora o Bolsonaro é governo e vai precisar tomar medidas impopulares para resolver a situação econômica. E esse é o caminho que a esquerda sempre utilizou para voltar ao poder. Tanto é que muitas democracias do mundo alternam governos mais estatistas, de esquerda ou social-democratas, com governos mais liberais, austeros e focados em controle de gastos. Um gasta muito e mantém a máquina inchada até quebrar, para que o outro venha e tente arrumar o estrago.
O que quebraria isso seria a informação, a comunicação com o povão e a demonstração sobre a real situação econômica do país e porque chegamos até aqui. E não ajuda muito quando, no começo do corte, você utiliza questões ideológicas e birras políticas para justificá-los, que foi o que aconteceu agora no MEC. Qual será a conclusão do aluno que está lá dando duro, junto à grande maioria do alunado e professores, quando ouve que um corte tão drástico e não planejado como esse foi feito com uma justificativa ideológica/moral? Nesse momento, muitos alunos estão querendo se afastar dessa ideologia que faz isso. E indo para o lado da ideologia que promete o paraíso igualitário e dinheiro infinito.
Mas não cometer esses erros seria esperar demais desse governo, formado por interlocutores incapazes, incompetentes e alguns aparentemente até com problemas mentais. Se a Reforma da Previdência não passar, dá para esperar um cenário bastante complicado, principalmente porque a crise que pode ser gerada não vai ser politicamente bem administrada por esse governo.
- - - Atualizado - - -
Não sei se é pertinente ou se é algo da minha bolha mas eu tenho percebido entre os jovens daqui onde estou (interior de SC, estado que mais votou no Bolsonaro), o pensamento de esquerda voltou a ser um pouco "transgressor", como era na minha época de escola. Acho que o Bolsonaro no governo está fazendo bem para a própria esquerda.
Tá ao vivo ainda, mas vale assistir a exposição desde o início... Acho que isso te interessa @Bob Joe
Pessoal aqui tava assistindo. Vou ver mais tarde.
E esse Olavo vs Militares?
Nessa briga entre eles, minha torcida vai para a briga.
Assisti (na verdade, mais ouvi do que vi), a sabatina do ministro na Comissão. Alguns pontos:
1) O diagnóstico sobre a situação da educação foi interessante, já vi em outros lugares e feito por outras pessoas, não é exatamente uma inovação mas parece apontar para um caminho promissor.
2) Apesar disso, toda a exposição foi muito mais uma manifestação de intenções e propósitos do que projetos de fato. E sabemos que, na política, existe um abismo gigante entre o falar e o fazer. Muita coisa é esperar para ver, até porque os sinais dados por esse governo e pelo próprio MEC até agora vão de encontro com o que o ministro pregou (diálogo, esfriar os ânimos, menos ideologia e etc).
3) Ficou claro o arrependimento (ou constrangimento, mais provável) sobre o abordagem ideológica e o blefe na narrativa inicial dos cortes. O ministro se esquivou de todas as indagações sobre o episódio e se limitou a apontar o único fato, que eu levantei ali atrás: o contingenciamento (palavra que gerou uma certa polêmica) tem como motivo a falta de dinheiro (com o risco do governo de não bater a meta fiscal) e também é uma certa manobra política (com cara de chantagem) pela aprovação do Reforma da Previdência. Se isso vai dar certo como estratégia, só o tempo dirá.
4) Apesar de bem articulado e da exposição inicial com cara de aula de faculdade (tem um estilo parecido com o meu, inclusive), o ministro tem um jeitão estranho algumas vezes, um certo ar de maluquice. Mas pode ser só consequência da pós-graduação, eu também não escapei disso. :lol:
5) É incrível como todas essas comissões são um circo e desorganizadas. Muita gente querendo palanque, querendo brilhar e falar frase de impacto. Pouca gente realmente interessada em pensar e debater pontos. Destaque de bizarrice para o Kajuru, que já deve ter até laudo de loucura, de tanto que é fora da casinha.
P.S.: eu sei que falar que faltam projetos pode ser meio abstrato para quem está de fora mas em gestão pública da educação tudo tem que ser muito bem definido e setado, com indicadores bem calibrados e editais bem escritos. Não é uma questão de burocracia, é de gerência mesmo. Sem isso, não existe muito que fazer com base apenas em boas intenções. A Dilma mostrou bem isso com o Pronatec.
P.P.S.: a apresentação que o ministro fez está circulando nos grupos de professores. Segue ela, pra quem quiser dar uma olhada: http://s000.tinyupload.com/?file_id=...83768763920408
Mais um capítulo dessa batalha pela Previdência:
Documento da apresentação do Rogério Marinho: https://www2.camara.leg.br/atividade...ho08.05.19.pdf
Sinceramente não sei que problema o pessoal ta vendo nisso aí, tudo muito bem explicado, ficou muito claro como tudo vai funcionar, como quem ganha muito vai ganhar menos, e até os "sacrifícios" que a galera mais pobre vai precisar fazer, não são muito grandes não. Falaram muito do BPC, que é uma crueldade terrível com os mais pobres, mas porra, olha a mudança:
Como é hoje
A pessoa que ganha muito pouco, passa a ganhar um salário mínimo a partir dos 65 anos
Como será agora
Essa mesma pessoa vai ganhar R$400 a partir dos 60 anos, e um salário mínimo a partir dos 70.
No montante geral, ao longos dos 10 anos, o cara vai ganhar uns 15 ou 16% a menos, mas o fato dele começar a receber 5 anos antes, ajuda muito ele chegar até nesses 70 aí. E esse é o ponto que mais prejudica o pobre, em toda a nova previdência: quem vai perder muito, mas muito mais mesmo, é quem aposenta hoje com uma nota preta, porque agora vai ter teto e deixar tudo infinitamente mais igualitário.
Vocês que são contra essa previdência aí, o que tão achando que é injusto com o pobre?
Mas é justamente aqui no fórum que eu tenho liberdade para falar o que eu realmente penso, mas não posso dizer em público, porque ao contrário do senhor Mourão e dos outros ministros militares, eu entendo que como ministro eu não posso ficar desautorizando membros do governo em público.
E aqui eu posso falar o que eu penso sem papas republicanas na lingua pois as pessoas pensam erroneamente que eu sou apenas um fake de mim mesmo...
Aliás, Santos Cruz falou em regular mídia e redes sociais(e isso depois de ter sido xingado nas redes, por acaso te lembra um certo ministro do STF?). Olavo ta errado? Eu penso que não, pois ao contrário do general saudosista da ditadura, sou a favor da liberdade de expressão ampla e irrestrita. Ao invés do general Santos Cruz apoiar a PEC da liberdade de expressão, ele fala justamente ao contrário da proposta do governo.
O Olavo deve falar isso tudo, afinal ele é um filósofo e comentarista político, ele está fazendo o trabalho dele: comentando política e filosofando.
Até editei e apaguei a resposta que eu havia dado. Vou deixar essa pro Lulão responder:
Aviso prévio. Aham. Sei.
Ou seja, Bolsonaro é apenas um PT piorado.
Esse argumento de o "PT também fez cortes nas universidades" é bem trouxa. O PT construiu uma grande quantidade de universidades e campi, fez o REUNI (que expandiu o número de vagas e a estrutura das que já existiam), remodelou as carreiras docentes e ainda criou a rede federal de institutos. Ou seja, independente disso ter sido ruim ou bom (e tenho críticas a esse modelo), não serve como comparativo e é o tipo de argumento que tira a razão de quem defende o governo, transformando-o em uma "versão de direita do PT".
O único argumento plausível, que é a austeridade econômica, já foi dado, não precisa construir uma narrativa falsa e falseável para justificar ou tentar confrontar a esquerda. Até porque, nesse tema, o pensamento de esquerda e direita vão em direção totalmente opostas.
Tá contra Bolsonaro? Vai pra Nova York
Um ministro da educação lutando com unhas e dentes pela deseducação do Brasil. Parabéns pra ele em sua luta!
Enquanto isso, Marcos Pontes, talvez o único ministro que não é capacho do Tramontina, busca recuperar o orçamento e as bolsas cortadas ou "contingenciadas" (leia-se sequestradas".
Estava assistindo a convocação do ministro e uma coisa que saltou aos olhos foi como é incompetente essa bancada do PSL na Câmara, conseguem ser mais burros e pelegos do que os do PT. Não é a toa que a base aliada do governo está ruindo a cada dia. Se depender desses caras, não sai Previdência e não sai nada.
Entrega logo uns ministérios para o DEM e o MDB e para de passar vergonha, porque do jeito que tá indo vamos todos nos fuder.
Bolsonaro errou feio ao generalizar os manifestantes como idiotas úteis ou militontos. Tá só entregando insatisfeitos para ser cooptados pela oposição... não é uma estratégia muito inteligente.
Isso nem foi o pior, ele sempre joga para a militância. O mais sério foi a recuada na promessa que fez em frente aos líderes de bancadas de suspender o corte. Isso é o tipo de coisa que a Dilma fazia. E não terminou muito bem pra ela.
O que me deixa mais puto nesse governo é que em muitas situações ele poderia se safar ou encarar a oposição de forma mais inteligente mas não, a vontade de provocar, criar ódio, dividir ainda mais a população é maior. Porra custava chegar e dizer a verdade logo de inicio, '' Vamos congelar a verba pq estamos na merda da merda''. Resultado bizarro disso é ver CUT/MST se aproveitando do descontentamento dos estudantes e professores para propagar suas ideologias. Só nos resta torcer pra conseguirem aprovar essa previdência e podermos ter um ambiente menos hostil para as outras demandas de nossa nação.
Edit:
Acho que a direita mais conservadora ficou tão emocionada com a chegada ao poder, que ainda estão cantando vitória, os tios do zap zap ficam no meu facebook toda hora falando mal do Lula coitado, ta lá preso, já nem oferece risco... Talvez esse cenário mude com o passar do tempo e foquem no Brasil... é um governo que mal esquentou a cadeira..ainda tenho certa esperança que vão deixar essa guerrinha ideológica de puberdade de lado... (esperança é a ultima q morre né:hmm:)