Postado originalmente por
Bob Joe
O que sinto falta em toda proposta de reforma tributária são os dados serem apresentados de forma aberta, disponibilizados em repositório público de preferência. Só quem possui esse tipo de dado organizado e estruturado é o TCU e a Receita, é mais fácil chover elefante do que isso ser disponibilizado. Uma base de dados dessas em uma época onde a análise de dados evoluiu seria muito importante.
Sem esse tipo de informação técnica, os parlamentares acabam votando seguindo orientações partidárias e/ou das contas de papel de pão feitas pelos governadores/prefeitos de suas bases. Nem sequer dá para dizer que são decisões político-ideológicas, é apenas uma questão político-partidária.
O que rola nos bastidores aos quais tenho acesso é que os analistas legislativos da área de informática já se propuseram a gerar um software para simulações sobre mudanças fiscais mas a proposta foi negada. Sempre me surpreendo com o quanto político brasileiro odeia decisões técnicas ("Deus me livre ter que fazer conta para votar em propostas legislativas").