Não vai mudar nada enquanto a gente não tiver um projeto de desenvolvimento que seja suprapartidário e supra-ideológico. E não existe projeto de desenvolvimento que não passe por projetos sólidos de educação e desenvolvimento tecnológico. E o Brasil, como país, precisa escolher um caminho e se comprometer com ele.
O problema é que as questões ideológicas são usadas para distrair e desagregar. O PT e o Lula não entregaram quase nenhum tipo de avanço em educação básica e ainda continuam sendo uma opção de voto na esquerda. O Bolsonaro tem um projeto de educação que rivaliza com o de qualquer prefeito de cidade média e ainda mantém um culto de personalidade em volta de si, uma espécie de loucura coletiva que pra mim ainda é inexplicável.
É preciso levar mais a sério desenvolvimento tecnológico, conhecimento e ensino. É inadmissível, por exemplo, um governo que já vai para o último ano de mandato não ter apresentado sequer UM projeto unificado de educação a longo prazo para o Brasil. É inadmissível que todos os projetos de formação tecnológica ou estejam sendo encerrados ou ainda sejam o fim de festa dos governos anteriores sendo reutilizados politicamente pelo governo atual. E não é questão de "não temos dinheiro". Quando você não tem grana, você reorganiza, reestrutura, repensa. E nada disso foi feito, temos a mesma estrutura só que com menos dinheiro, sendo sucateada e perdendo profissionais que o país pagou caro e por muitos anos para formar. Como isso pode dar certo? Como alguém pode apoiar um governo que faz isso?
Todo ano é a mesma ladainha: "ahh mas educação é longo prazo, temos problemas mais urgentes para resolver". O Bolsonaro ia resolver a economia e a segurança. A Dilma ia fazer a reforma tributária e a política. O Lula ia fazer a reforma agrária e distribuir renda. No fim das contas, ou nada foi feito quanto a esses problemas ou foi feito de forma canhestra. O motivo é simples: o Brasil não tem a base de recursos humanos e de tecnologia para fazer melhor. Qualquer governo, qualquer solução, qualquer tentativa de melhorar vai ser barrada pela incapacidade do país em construir projetos.
Independente em quem vocês pensem ou queiram votar em 2022, o mais importante é não ficar segurando a mão de político que não tem projeto nessas áreas. Foda-se se ele te agrada em ideologia, foda-se se ele fala bonito ou fala o que ele quer ouvir, foda-se se você tem medo do bicho papão comunista que só está sendo afastado por um milico tiozão burrão no poder. Enquanto político sem resultado nessas áreas tiver QUALQUER apoio, não vai mudar nada. Criticar e meter o pau sem dó em governo e governante é obrigação de qualquer cidadão.
Enfim, eu já não tenho grandes perspectivas com o país, já estou de malas prontas para sair assim que possível. Mas vocês talvez continuem, talvez os filhos e netos de vocês continuem. Então talvez seja do interesse de vocês fazer desse país pelo menos um lugar menos fudido. Diferenças de opiniões geralmente se baseiam em pessoas dando pesos diferentes aos mesmos fatos. Eu, sinceramente, acho que todos deveríamos dar um grande peso a como um governo ou candidato se posiciona e age em relação à área de educação e à área de conhecimento tecnológico. Pra mim, esse é o único denominador comum do desenvolvimento (eu queria dizer que é a "liberdade" mas acho que todos nós entendemos que cada um tem conceitos diferentes sobre o que é essa tal liberdade: uns gostam de coturnos militares, uma galera curte a moralidade dos líderes religiosos e outros almejam um partidão dizendo o que é apropriado falar).