fisicazinha
exercicios com roldana
http://img121.imageshack.us/img121/1466/fisica.png
esqueci de salvar em jpeg
desconsiderem tudo oq ta escrito ali uehauea
Versão Imprimível
fisicazinha
exercicios com roldana
http://img121.imageshack.us/img121/1466/fisica.png
esqueci de salvar em jpeg
desconsiderem tudo oq ta escrito ali uehauea
.
ta,tem como vc fazer de um modo mais simplicado q nao entendi nada ueah e me passar o resultado do 5,q foi o unico q eu consegui fazer D:
no mais agradeço
A questão 5 caiu na minha prova,eu errei.:yelrotflm
ta,sera q alguem poderia explicar detalhadamente??
.
A força peso do bloco B acelera os dois blocos, e não apenas um, então devemos usar a massa do sistema para cálculo de aceleração.
Ou coisas bizarras poderiam acontecer quando acoplamos blocos com cordas, pra simplificar, imagine dois blocos presos por uma corda ideal em uma mesa plana.
Supondo que a massa dos dois blocos é igual e vale 2kg, aplicando uma força de 20N em um dos blocos te tal forma que a corda se mantenha esticada e puxe o segundo bloco, teremos então:
F = m.a <- mas a massa aqui é dos dois blocos:
F = 2m.a -> 20/4 = a = 5m/s²
Se usar a massa de apenas um bloco, você vai ter uma força de 20N acelerando um sistema de 4kg à 10m/s², estariamos criando forças extras por conta da corda, em vez de apenas transmití-la, o que não faz muito sentido.
A única diferença é que agora o bloco está na vertical, mudando a força sobre ele, mas mesmo assim é uma força acelerando um sistema, e não blocos em separado.
Entende?
-=Angel of Darkness=-
Galera preciso de ajuda!!! Não entendo nada dessa materia de piramides, someone help me!!!!
1- Uma pirâmide regular tem altura 6 e lado da base quadrada igual a 4. A que distância ela deve ser cortada por um plano paralelo à base, de forma a determinar doi sólidos de mesmo volume?
2- Um imperador de uma antiga civilização mandou contruir uma pirâmide que seria usada como seu túmulo. As características dessa pirâmide são:
I- Sua base é um quadrado com 100 m de lado.
II- Sua altura é de 100 m.
Para construir cada parte da pirâmide equivalente a 1000m³, os escravos, utilizados como mão-de-obra, gastavam, em média, 54 dias. Mantida essa média, determine o tempo necessário, medido em anos de 360 dias, para a construção dessa pirâmide
PS: No meu simulado tinha a mesma questão, e la eu tinha marcado 150 anos, mas não tenho certeza, alguem me diz o certo por favor ^^
Como eu posso exatamente definir uma célula com função secretora?
Cada lugar diz uma coisa, u.u, me dêem uma definição exata que concilie o que todos os milhões de livros dizem :o
.
.
Tenho uma duvida de uma pergunta para um trabalho de um amigo.
"Um sistema é formado por uma garrafa térmica com 100 g de água. A temperatura inicial é de 20°C e a capacidade térmica da garrafa é desprezível. A massa de água, a 40°C que deve ser acrescida ao sistema para que a temperatura de equilíbrio seja de 32°C é:"
a) 40g. b) 50g.
c) 100g. c) 150g.
e) 200g.
Urgente preciso para hoje. :S
.
Não seria mais fácil fazer uma simples equação que envolve a média ponderada das massas?
X.40 = qtidade de água (X gramas) a 40 graus.
100.20 = qtidade de água (100 gramas) a 20 graus.
(X.40 + 100.20) / (100 + X) = 32
X.40 + 2000 = 32.100 + 32.X
8.X = 1200
X = 150
Essa análise que o luizjuiz fez foi perfeita.
Infelizmente o adestramento de alunos é o que acontece nas escolas. Pessoal fica bitolado em fórmulas e não entende o conceito por trás daquilo que aplica.
Pega 2000 exercicios que é só substituição de variáveis e análise teórica do problema fica de lado.
Dessa forma, o entendimento fica completo.
Demorei, mas cheguei rairairiari.
Não que seja um erro, mas já que você está apresentando todas as hipóteses e tals detalhadamente, creio que ficaria melhor escrever a primeira lei da termodinâmica como:
ΔE = Q + W
E então definir orientações para os sinais do calor e do trabalho, que no caso que você usou, seria:
Q > 0 para calor entrando no sistema;
Q < 0 para calor saindo do sistema;
W > 0 para trabalho entrando no sistema;
W < 0 para trabalho saindo do sistema.
Falo isso pois já passei um pouco de trabalho quando fui de uma matéria de termo para a outra, pois os professores usavam notações diferentes, então é bom explicitar para evitar confusão.
Fora isso, está ótimo.
Voltando ao assunto antigo das polias lá, lembrei de uma coisa que meu prof. de física da escola usava que ajuda a evitar confusões, que era primeiro calcular a aceleração global do sistema e deixar isto guardado, para mais tarde, quando aplicar a segunda lei de Newton para os blocos, usar a aceleração global, em vez de aplicar a massa do sistema. Usem o que for mais simples para vocês.
/off:
luizjuiz, já fez alguma matéria de Mecânica dos Fluidos/Fenômenos de Transporte? É muito bacana :riso:
-=Angel of Darkness=-
Sinto que essa mensagem foi pra mim...
Enfim, se eu SEI a teoria não tem porque ficar pensando 5 minutos em todo exercício, fazendo 500 considerações antes de começar, é mais fácil e mais rápido resolve-lo da forma mais prática possível.
Enfim, entendo que como é uma ajuda a alguem, é melhor explicar certinho como o luizjuiz fez, só quis mostrar que da pra fazer de forma mais rápida, fácil e prática.
@Off
Angel, eu tenho mecânica dos sólidos e fenômenos de transporte, ambas as matérias, no próximo semestre.
Cara, eu não falei isso pra você não.
É um comentario geral. Em qualquer escola termologia se resume a Qrec = Qced.
E para por aí, não fazem analises fundamentais pro entendimento completo do assunto.
O que o luizjuiz fez é o que eu acho que todo professor deveria fazer quando resolve um problema.
Afinal, conta é o de menos.
.
Sim, Fenômenos é meio miguer, os caras misturam Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor na mesma matéria, fica pela metade as coisas :o
Fiz MecFlu I esse semestre, é uma área cadeira bem bacana, talvez você tenha visto um pouco de máquinas de fluxo no final de Fundamentos da Termodinâmica (ou Termodinâmica 1, não sei como chama aí), onde você usa o equacionamento para volumes de controle, esse equacionamento você aprende lá em MecFlu I, também verá escoamento interno e outras coisas.
Não sei como é a Termodinâmica I e II de vocês, mas nós temos:
*Fundamentos da Termodinâmica (terceria fase): Fala sobre propriedades termodinâmicas, equações de estado, primeira e segunda lei da termodinâmica, primeira e segunda lei para sistemas e volumes de controle.
*Termodinâmica Aplicada (quarta fase): Revisão de volumes de controle, ciclos motores, ciclos de potência a gás, ciclos de potência a vapor, ciclos de refrigeração, mistura de gases, condicionamento de ar e termoquímica.
Se sua termo 2 for parecida com isso aí, se pintar alguma dúvida pode perguntar que eu tento ajudar :o
@Leho:
Cara, terminei Mecânica dos Sólidos B agora, estou super feliz em me livrar disso, puta coisa chata, pretendo passar longe de análise estrutural e de projeto (até porque, sou péssimo em desenho técnico que não seja em CAD), estou me caminhando para P&D mesmo.
Apesar desse ódio todo, mec sol é uma matéria tranquila, o problema é que o professor que eu peguei era um babacão e mec sol B tinha 6 créditos semanais com ele, que por sinal, é o mesmo cara que eu fiz mec sol A com 4 créditos semanais :o
-=Angel of Darkness=-
mas é interessante pensar em um pequeno detalhe. O exercício só foi demorado pq o Luizjuiz parou pra explicar. Ele deve ter ficado pelo menos uns 5min pra escrever aquilo tudo.
Se fosse parar apenas pra fazer o exercício pra ele, diria que o exercício sairia pronto em segundos. Ele está hábil a pensar dessa forma, analisando a situação. Já olha o exercício e vê isso, tomando as considerações do exercício mentalmente.
É bom ter este raciocínio exatamente por isso, já que ele pode fazer o exercício praticamente no mesmo tempo, mas com um grau de confiabilidade consideravelmente maior.
Digo isso pq eh assim q eu faço. Ou pelo menos tento
.
Questãozinha que acho que tô errando na fatoração:
As funções f e g são dadas por f(x) = a^x + b^x e g(x) = f(x)/f(x-2).
Então g(3) é igual a :
Resposta a² - ab + b²
g(3) é igual a f(3) divido por f(3-2), ou seja, f(1).
Aplicando:
(a^3 + b^3) / (a + b)
só que (a^3 + b^3) = (a^2 - ab + b^2) * (a + b)
aí fica
[ (a^2 - ab + b^2) * (a + b) ] / (a+b)
"corta" o (a + b) e fica
a^2 - ab + b^2
Valeu, era isso mesmo, já tinha feito isso mas por motivo de dorgas acabei multiplicando errado.
Só mais uma dúvida, alguém pode me explicar o começo da resolução da questão 4 dessa prova?
http://www.vestibular.ufba.br/docs/v...matematica.pdf
Gabarito :
http://www.vestibular.ufba.br/docs/v...%C3%A1tica.pdf
Não entendi aquele cálculo de g (x).
vc tem q se ligar que o intervalo de x que ele quer é [0;pi/2)
o g(x) que você usa é o 1+f(x+ pi/2) pois ele esta no intervalo 0<x<pi/2 que ele pede.
Agora pro cálculo do do f(x+ pi/2) vc tem que ver o seguinte:
ele quer saber o f(x+pi/2) e vc tem o intervalo dado 0<x<pi/2 pra função f(x), então vc teria q "adaptar" isso pra função f(x+pi/2).
Bem, somando pi/2 a todo o intervalo, ficariamos com 0+pi/2<x+pi/2<pi
logo, f(x+pi/2) = 1+cos(x+pi/2)
o resto é conta
me enrolei um pouco, n to mto acostumado a responder em posts :X, qlqr coisa falae denovo q tento ser mais claro
alguem sabe os plurais de substantivos compostos?
Sobre Equação biquadrada... alguém pode me tirar uma dúvida?
Começa com x^4 - 9x² + 20 = 0
Para resolver o x^4, transformo ele em y² e o -9x² em -9y, assim posso prosseguir com uma equação do segundo grau.
-9² -4.1.20 = 81-80 = 1.
Delta = 1, então 9+-√1 / 2, que vai dar 2 raízes: 9+1 = 10/2, e 9-1 = 8/2, que dá 5 e 4 respectivamente.
Até aí tudo bem, mas eu preciso saber o valor do x², então eu faço o que agora?
Se y1 = 5 e y2 = 4, eu teria que substituir o y pelo x² que eu fiz anteriormente.
O problema é que eu não sei qual é a maneira correta de substituir e terminar a conta...
Estou no 9º ano do ensino fundamental, antiga 8ª série, e só aprendi a fazer desse jeito essa equação. obrigado!
Google sabe.
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf28.php
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u20.jhtm
Só peguei dois, mas tem milhares.
Foi uma questão que caiu na Unicamp que a resposta é 100N, mas queria saber como chegar lá,
http://img834.imageshack.us/img834/8361/duvidau.png