Postado originalmente por
Nanometro
Cair pra série B é um baque na história de qualquer time. QUALQUER.
A diferença é que alguns times tem a história tão rica e tão forte, que isso se torna apenas uma mancha preta nos anais do clube. Diferente de um time que cai pra série B e quando sobe, já sobe lutando para não cair. São duas coisas completamente diferentes, que já denotam a grandeza do time.
Não respondo por torcidas de outros clubes, meu assunto é o Flamengo. Você disse primeiro tentando jogar a culpa pra cima da torcida do Flamengo (do Fluminense também) o maior público da rodada (sem falar que a lotação do engenhão é de 40 mil pessoas). Além do mais, nem passa pela minha cabeça (do torcedor mais otimista do Náutico) comparar essas duas torcidas, até porque não dá. A diferença é que eu digo que a média de público é igual pra todas as torcidas, praticamente. Colocar 5 mil a mais no estádio não significa nada.
Verdade, as medidas de organização de calendários da CBF não afetam em nada no público. Cobrar 60 reais pra você ver um jogo de baixa expressão também, afinal, futebol não é o esporte das massas, golfe que é.
Nossa, fui humilhado aqui ao descobrir que o Náutico disputou uma libertadores em 68. Você acha mesmo que eu me dou ao trabalho de pesquisar uma merda dessas ? Acha mesmo que isso é argumento pra explicar a grandeza de um time ? Faça me o favor.
TODO clube tem ídolo, a diferença é se o clube tem um ídolo relevante pro futebol brasileiro, ou se ele só é idolo por se assemelhar ao clube. Enquanto Kuki é ídolo do Náutico porque ele fez mil gols por lá e jogou 100 anos no clube, Garrincha é ídolo porque ele jogava pra caralho, Reinaldo é idolo porque ele jogava pra caralho, e todos eles ajudaram a enriquecer o futebol brasileiro.
Minha opinião final ? Náutico não é médio nem aqui, nem na conchinchina. Coritiba, Bahia, Sport (reluto, mas aceito), Atlético-PR, Ponte Preta, Guarani. Todos esses são clubes médios, clubes que já tiveram jogadores de ponta, que já conquistaram títulos importantes e que também tem torcida apaixonada.
Fico por aqui, abs.