Bom post. Concordo com tudo exceto....
A única incoerência que na minha visão, o enredo como um todo teve foi na apresentação do vilão final. O que, sinceramente, é um erro enorme, em termos de fundamentação de trama. A trama começou de uma forma e terminou de outra.
http://img3.wikia.nocookie.net/__cb2...ot_Diagram.png
A inserção de um novo vilão(que se auto intitula como a criador de todo o charka) praticamente na "ultima pagina" de toda essa jornada de 15 anos é algo bem bunda e incoerente. N foi dado indícios de que ela existia, o máximo foi o Zetsu branco falando sobre ela alguns capítulos antes. Mas ainda assim consistia numa entrada de informações no final do climax, q era a guerra mundial ninja(q se assemelha muito a estrutura apresentada acima). Então sim, o mangá como um enredo teve erros que o faziam o transformar em algo meio mal estruturado.
Se ela fosse apresentado, sei lá, após a primeira batalha de Sasuke e Naruto(como se Zetsu anunciasse o nome dela, como se tivesse perdido nos pensamentos/divagando), aí sim seria algo foda e genial.
Mas n, n foi. O kishimoto nem pensou nisso há 13 anos. Apareceu na ultima parte do mangá, explicando basicamente "tudo", inserindo uma nova interpretação. Quando na verdade essa ultima parte teria que apenas encerrar os subplots e o plot principal, n criar um novo vilão a lá DBZ. Uma boa historia é aquela q é pensada com o final desde o começo, e dentre os mangás atuais, os únicos que estão conseguindo demonstrar isso, até onde eu sei e se demonstrou, são o Berserk e o One Piece(n acompanho muito mangá, então deve ter outros outros atuais). De resto, é tudo criação de novas tramas incoerentes com uma má estruturação de enredo.
Não digo que o Kishimoto n pensou q no final seria uma luta entre Naruto e Sasuke, pq ela sim foi muito bem feita e executada. Mas no sentido de conclusão de plot(guerra ninja) e resolução de mistérios e vilões, a historia pecou muito. Acho que por isso q a maioria não gostou.
Pra mim e pra muitos a historia teria mais sentido terminar com Nagato destruindo a vila. Pois faria sentido de certa forma a Akatsuki como vilã principal completando seu plano, aí poderia revelar o madara como uma mente que age nos bastidores e taulz. Aquele papo do mundo conhecer a paz através da dor, a morte do mentor do Naruto, a historia das 3 gerações(Jiraya, Nagato e Naruto) e o reconhecimento do vila com o Naruto eram ideias que parece que foram muito bem pensadas.
Mas o que aconteceu é o Kishimoto criou subplot demais, tanto subplot que ele n teve como cuidar de tudo e fez essas gambiarras escrotas