Comentário mais inteligente dos ultimos posts, meus parabéns, o resto dos posts parece briga de criancinha pra ver quem pode mais.
Realmente tamanho não significa nada. Olhem pra Brasília.
Versão Imprimível
Nordestino é o povo mais vagabundo e isso é fato e é devido ao clima da região quem teria vontade de trabalhar com um calor de 40ºC e com pouca água para beber?
Não culpo eles mas isso é fato,aqui no Sul quando faz um pouco de calor já dá vontade de ficar o dia inteiro dormindo imagina lá?
Não sou preconceituoso nem nada,mas isso é fato.
Eu não sou nordestino, não tenho nenhum apreço pela cultura nordestina, mas tenho que dizer que discordo totalmente. Embora os nordestinos sejam culpados pelo inchaço principalmente da cidade de São Paulo, mas do estado todo em geral, foram nordestinos que construíram a cidade e realizaram (e ainda realizam) grande parte dos trabalhos mais baixos. Talvez o nordestino do litoral por desfrutar de uma qualidade de vida melhor que os do sertão tenha a oportunidade de trabalhar menos, e isso não é só no nordeste, em geral pessoas de cidades litorâneas já possuem uma fama de pessoas que não gostam de trabalhar apenas pelo fato de irem a praia regularmente, o que é mais do que normal já que elas moram em cidades que tem uma (geralmente isso é dito por pessoas que moram no interior, já ouvi várias vezes "carioca é tudo vagabundo, só fica na praia"). O resto do nordeste (não incluindo o litoral), que possui a maioria vivendo no sertão, aonde tem o "calor de 40 graus e nada de água" trabalha, e trabalha muito, é explorado e sofre, essa história de que "o calor deixa o homem vagabundo e é por isso que os países tropicais são os mais pobres" é, na minha opinião, uma mera coincidência histórica.
JuizLuiz o calor deixa sim o homem vagabundo e lá eles não tem vontade de fazer nada em sua grande maioria.Sim eles sofrem para ir em busca de agua,eu sei muito bem disso que eles caminham muitos KM apé embaixo do calor em busca de água.
Não disse nada de regiões litoraneas nem nada disso,só citei uma coisa q é fato (volto a dizer não tenho nenhum preconceito com nenhuma raça).
Os povos instalados proximos a linha do Equador tem menor IDH que os que moram perto dos tropicos.O clima influencia sim,e muito o desenvolvimento de um lugar e seu povo.
(Não estou generalizando).
Ué...não é só porque agente tem problemas com bandidos que não quer dizer q agente não seja mais forte militarmente.
Seria a mesma coisa de uma guerra entre a URSS e a finlandia. Um pode ter muita pobreza, mas tem um poder militar enorme o outro tem uma boa igualdade social mas não tem poder nenhum.
São paulo tem um pib muito maior que o do sul, por isso ia ser uma guerra fácil.
Ok, então explique como a australia, país cujo maior parte é composta de desertos ou zonas semi-áridas não é apenas um país desenvolvido como esta em 3° lugar no ranking de IDH. E não venha me dizer que é a "cultura trabalhadora europeia" ou qualquer outra baboseira, afinal, o país foi inicialmente usado como uma "prisão", ou seja, a maior parte dos imigrantes que foram p/lá eram bandidos.
De qualquer forma, onde posso encontrar estatisticas mostrando que quanto mais quente um lugar, mais vagabundo a população é?
Hmm...roma era mais quente que a gália e era mais desenvolvida. O egito também foi muito desenvolvido sendo mais quente que a maior parte do mundo.
Cara, o que acontece é simples a Europa dominou o mundo, a europa é fria, então frio é melhor que calor? Não é bem assim...
E obviamente quem veio da europa com muito mais conhecimento tem mais chance de se dar bem do que quem veio escravizado da áfrica.
Não tem haver com cultura, o pessoal da áfrica também trabalha muito, só que sem conhecimento tecnológico e assolado por doenças e guerras é difícil conseguir algo.
Por mais que você trabalhe em angola por exemplo você não vai conseguir muita coisa porque vai chegar um "warlord" como a onu chama e vai te roubar e destruir o que você tem...
O problema do nordeste é q o governo só se importa com quem tem dinheiro, então investem no sul e não no nordeste, aí vira um ciclo vicioso. Mas isso tá mudando agora com o lula
Amigo o dinhero do sul-sudeste vai uma boa parte para a população do nordeste que continua passando fome graças aos politicos ladrões (não estou falando do Lula,até pq sempre teve roubalheira só que agora foi mais "aberto").
Junte uma série de fatores:Calor,pobreza,fome as pessoas de lá não terão vontade de trabalhar mesmo e até agora eu não falei nada de formação racial nem nada disso,estou falando apenas que o clima quente deixaria qualquer povo com preguiça.
Aqui na própria região sul temos exemplo disso,quando fica calor as pessoas já ficam sem vontade.
E outra as pessoas desse tópico estão com mania de perseguição.Um ali chegou a falar "pq o frio é europeu não quer dizer que é melhor".
Se os farroupilhas não tivessem cometido seus equivocos de guerra(toda guerra sempre existem equivocos, escolhas erradas, que prejudicam o bom andamento da guerra), recrutando os moradores de cada cidade conquistada, pedindo auxilio de algum país vizinho, como o uruguai por exemplo(país com grande afinidade com o RS, ja que durante muito tempo o RS pertencia ao uruguai), investisse em treinamentos e estratégia militares aos moldes dos antigos romanos(a disciplina militar romana, uma cidade-estado minuscula, foi determinante para suas inumeras conquistas que a transformaram em grande império de grande extensão), e investir em pesquisas de novos armamentos(os torpedos e os lançadores de misseis chineses, milenares, viriam a calhar :D[+documentario inventos da antiguidade, THC]), quem sabe não teria sucesso?
Enfase especial no treinamento/estratégia/disciplina militar. Um unico soldado bem treinado pode se equivaler a inumeros homens não treinados em poder. Creio que seria uma boa forma de compensar a inicial desvantagem de soldados, digo inicial pois a cada territorio conquistado mais soldados são anexado, compensando o percentual de baixas e o resto como adicional de lucro. ;)
Potencia? Tu acha que o Brasil é levado muito a serio la fora? Vai sonhando. :rolleyes:
E tu nunca ouviu o ditado "separar para conquistar"? Provavelmente uma grande nação apoiaria o separatismo do RS para enfraquecer o Brasil, eliminando uma possivel ameaça caso de fato o Brasil fosse realmente relevante, o que não é. E não sendo não ah prejuizo nenhum em ir contra o Brasil.
Potencias instaveis quanto a movimentos separatistas talves não reconheceriam nos a princípio(não que hajam tantas como você imagina), mas reconhecer ou não não é algo que faça muita diferença. Vide a China que não reconhece Taiwan como país(nas olimpiadas deram até um nome diferente para eles, "Taipe Chines"), isso faz alguma diferença pra Taiwan? Creio que não. ;)
E o inicio não seria facil, claro, mas com o tempo as coisas iriam melhorando. Talvez pudessemos nos juntar novamente ao Brasil, mas essa união seria similar a da União Europeia, em que os países membros possuem soberania. Nos escolheriamos quanto de dinheiro sairia dos nossos cofres para ajudar alguma região pobre, não seriamos obrigados como é hoje.
Parte destacada em verde:
A escravidão ja passou meu caro, não tem desculpa para que hoje em dia se diga "ah eu não trabalho, culpa da escravidão que ferrou meus antepassados. Vou usar do jeitinho brasileiro para sobreviver". Chega de desculpas, vai trabalhar. u_u
E cultura se passa para as futuras gerações. A cultura do trabalho duro dos imigrantes foi passadas a suas novas gerações, pq não os ex-escravos passar os tormentos de suas experiencias como escravo e ensinar as tecnicas que usou para sobreviver sem trabalhar, dando-lhe um valor de coisa boa e digna de orgulho(espirito do jeitinho brasileiro)?
Os ex-escravos não tem culpa disso, alem do trauma de virem para ca para trabalho forçado(os imigrantes vieram por que quiseram, e querendo trabalhar), com o fim da escravidão foram jogados as ruas, sem emprego, com um trauma de terem trabalho forçados e não tendo dinheiro pra sobreviver por conta de não aceitarem eles como mão de obra de trabalho asalariada. Obviamente que esse é o contexto ideal para o "jeitinho brasileiro" nascer, não é culpa deles eles precisaram desse jeitinho brasileiro para sobreviver a essa epoca dificil.
O que se critica é que depois de muito tempo tendo acabado a escravidão, ao ponto de hoje em dia as ofertas de emprego não fazerem distinção racial e haverem pesadas leis de combate ao racismo, o jeitinho brasileiro ainda persista, por seus antepassados ainda insistirem a passar essa cultura as suas proximas gerações, que não se restringe apenas aos afrodescendentes diretos mas aos mestiços. E como eles são a maioria hoje em dia no país, não é a toa que o jeitinho brasileiro seja a cultura dominante(o trauma dos seus antepassados que os fez desacreditar que o trabalho duro seja capaz de fazelos melhorar de vida, os fez perder suas esperanças e depositar no jeitinho brasileiro como meio de vida).
Sei que falando desse jeito pode parecer preconceito/racismo, tentei ainda fazer uma explicação mais ou menos condizente com a história e baseada em lógica, mas ainda assim é um grande tabu atribuir defeitos/problemas a uma raça(procuro sempre evitar, tentando achar outra explicação). Mas é que não consigo ver outra explicação melhor para explicar o motivo de o RS e regiões com grande porcentagem de europeus serem não se identificarem com essa cultura do jeitinho brasileiro e, ao mesmo tempo, serem regiões com melhor qualidade de vida.
So sei que enquanto o RS permanecer com sua cultura do trabalho duro, repudiando a cultura do jeitinho brasileiro, ainda a chance de sucesso para nossa região. So que anexados a um país cuja cultura dominante é a do jeitinho brasileiro essa nossa cultura, fruto de nossa qualidade de vida, pode estar sob seria ameaça.
Parte em vermelha:
Tudo aquilo que expliquei foi pra dizer o contexto que surgiu a cultura do jeitinho brasileiro.
Um europeu que veio pro brasil por vontade propia, com o unico objetivo de ir trabalhar acreditando que o trabalho duro pode recompensa-lo a ter uma vida melhor, o que de fato ocorreu pois muitos imigrantes fizeram fortuna por saberem gerenciar seus ganhos com o trabalho duro para atividades lucrativas(tinha conhecimento), esse europeu NUNCA iria desenvolver a cultura do "jeitinho brasileiro".
Mesmo que não triunfassem na vida, mesmo juntando todo dinheiro que pudessem com trabalho duro para melhorar de vida e isso não ocorrese, por conta de ter vindo de um lugar em que a cultura do trabalho duro é difundida ele JAMAIS iria se converter a cultura do jeitinho brasileiro para sobreviver e perdendo as esperanças. Ao invez disse ele continuaria trabalhando e juntando dinheiro, deixando-o para sua proxima geração que iria ter o dinheiro dele mais o que eles mesmo fariam com trabalho duro e ai sim poderem se dar bem na vida. Ou seja, mesmo sabendo que nao existe esperanças dele sair da merd* uma pessoa com o perfil do "trabalho duro" nunca ira desistir por conta disso, e continuara trabalhando so que com o intuito não mais de beneficiar ele, ja que pelo seus calculo nunca iria sair daquela situação, mas para beneficiar as futuras gerações(filhos e netos).
Agora um africano que veio contra vontade para um lugar desconhecido, onde passou a trabalhar forçado e se submentendo a tudo que é tipo de situação, é bem normal que ele ficasse traumatizado com o trabalho ja que na associação em sua cabeça é trabalho=sofrimento. Quando houve a abolição ele tinha esse trauma na cabeça que o fez pensar 2x se trabalhava para sobreviver ou se arrumava um outro "jeitinho"(brasileiro :P) para sobreviver. E intensificado com o fato de a maioria dos empregadores preferirem mão de obra europeia do que as dele, os ex-escravos tinham todos os fatores necessarios para desevolver a cultura do "jeitinho brasileiro" para poderem sobreviver.
Porem as culturas se passam para as futuras gerações, assim como os europeus passavam sua cultura do trabalho duro a seus filhos/netos, os ex-escravos faziam o mesmo com a cultura desenvolvida do "jeitinho brasileiro"(cultura que ensina o trabalho prejudicou nossos antepassados, vamos viver de modo a trabalhar o minimo possivel para sofrer o minimo possivel, e perca as esperanças de melhora, acostume-se a viver na pobreza pois você NUNCA ira ser alguem e se tu pensa que trabalhando muito tu ira sair dessa situação tu é UM OTARIO. Não se preocupe com o amanha, pense somente no agora e que se danem as futuras gerações), ambos reputando sua cultura como algo bom e necessario.
Mas claro, europeu e africano são as origens dessas culturas, trabalho duro e jeitinho brasileiro. É mais facil encontrar um eurodecendente hoje com a cultura que teve origem de antepassados(trabalho duro) assim como é mais faci encontrar um afrodecendente com a cultura que teve origem de seus antepassado(jeitinho brasileiro). É a regra, mas facilmente admite excessões.
Para começar nosso país é composto como um todo por uma maioria de mestiços, dos quais se entende a mistura de um europeu com um africano basicamente(tem outras misturas, mas usarei essas pela relevancia das culturas cultivadas). Um pai/mãe europeu ira ensinar a cultura do trabalho duro enquanto que seu parceiro mãe/pai africano ira ensinar o do jeitinho brasileiro, o mestiço fruto da união desses 2 ira escolher entre um ou outro, opinião que tambem podera ser tomada conforme o ambiente em que vive, se um ambiente de uma classe de vida melhor, com pessoa da classe media para cima, tendo maior contato nesses lugares com pessoas sob a cultura do trabalho duro que do jeitinho brasileiro(não nego que haja pessoas do jeitinho brasileiro nessas classes, grande estelionatarios, assaltantes de banco, ... :riso:). Ja se é de uma classe mais pobre irá ter maior contato com pessoas dessa classe, que em sua maioria serão do jeitinho brasileiro do que do "trabalho duro"(não nego que haja gente do trabalho duro na classe pobre, provavelmente na situação que falei de trabalhar duro sem pensar muito se vai melhorar ou não e se, caso não melhore, deixar o que juntou para as proximas gerações).
Todas essas influencias irão pesar na escolha do mestiço, se para uma cultura ou outra. E se o RS é ligado a um país cuja maioria é pobre, e sendo assim compostas da cultura do jeitinho brasileiro, ele tera um maior contato com a cultura do jeitinho brasileiro por outros meios de comunicação, como a mídia, turistas chinelões, que atingiram tanto mestiços da classe pobre como média.
E tambem existe o caso de converter eurodecendentes e afrodecendentes diretos para a cultura oposta, algo um pouco mais dificil mas ainda assim preocupante. Não a problema converter pessoas para a cultura do trabalho duro, tanto que por ser a cultura dominante no RS a maioria dos afrodescendentes daqui acabam sendo adeptos dessa cultura(por isso que eu disse que é dificil, e não impossivel), a pressão para que isso ocorra é maior aqui. Mas o oposto, gente se convertendo a cultura do jeitinho brasileiro, que é preocupante. Eurodecendentes, bem como afrodecendentes que viraram adeptos a cultura do trabalho duro e os mestiços que estão em cima do muro(optam por um ou pela outra cultura), no contexto do RS como um todo tendem a tornar-se da cultura dominante da região, trabalho duro, mas como contexto de um estado membro de um país em que a maioria dos estados-membros é da cultura do jeitinho brasileiro, fazendo dessa a cultura dominante, o que é BASTANTE preocupante. É questão de tempo para que se contamine nossa cultura forte, até então do trabalho duro, para essa terrivel cultura do jeitinho brasileiro.
E não é lavagem cerebral militar, mas apenas enumerar fatos. Um país com uma cultura do trabalho duro como dominante conseguira aproveitar melhor todos os fatores que fazem um país crescer, alem do povo se compromete mais com as mudanças e não meramente fica acomodado aos problemas. Na argentina quando começa escandalo de corrupção o povo sai as ruas fazendo panelaço, presidentes são destituidos do poder, e crises são terminadas pela pressão do povo, ja que la a maioria é da cultura do trabalho duro. Enquanto que no brasil, que a cultura dominante é do jeitinho brasileiro, os politicos fazem e acontecem e não fazemos nada(ficar acomodado é uma das terriveis caracteristicas do jeitinho brasileiro), quem sabe um resquicío histórico da epoca da escravidão em que os senhores das terras faziam tudo que é sacanagem com os escravos e eles apenas podiam abaixar a cabeça, pois se reclamassem podiam ficar em situação ainda pior.
O RS ainda tem chances enquanto tiver essa cultura do trabalho duro como dominante. Mas não sei quanto tempo ira durar com isso, ante o fato de estarmos anexados a um país cuja cultura dominante, infelizmente, é a do jeitinho brasileiro.
Parte em laranja:
Racismo é odiar uma raça sem razões fortes e plausiveis para isso, é algo odiavel.
So que o que fiz com as culturas foi dizer 2 culturas, uma que ajuda um país a desenvolver e outra que atrapalha, não a problema algum nisso, ainda mais se mostrados argumentos plausiveis e logicos que sustentem.
E não é so eu, muitos criticam isso do "jeitinho brasileiro". Eu so fui mais alem apontando suas origens, nada mais.
Os motivos da cultura do "trabalho duro" ser melhor que a do "jeitinho brasileiro" eu ja cansei de falar, se bobear devo ter dito umas trocentas vezes so nesse post. Mas é so uma questão de logica: onde que uma cultura que valoriza a preguiça, que acha "ser trapaceiro/caloteiro" como algo bonito, e conseguir sobreviver com o minimo de esforço e trabalho possivel como louvavel, bem como critica pessoas que cultivam esperanças de melhorar na vida chamando-as de OTARIAS e que é para se acostumar com su situação, não pensar nas futuras gerações, e ainda não esquentar a cabeça com os problemas da atualidade, onde que uma cultura dessas pode ser benigna para um bom desenvolvimento de um país? Para o melhor aproveitamento dos fatores que contribuem com o desenvolvimento de um país? ¬¬
O resto que não ta destacado com cor:
Você não entendeu. É obvio que "existem preguiçosos em todos os lugares, assim como também existem pessoas trabalhadoras em todos os lugares", o que faz realmente a diferença é como a cultura dominante trata as pessoas de carater trabalhador e de carater preguiçoso. A cultura do jeitinho brasileiro acho bonito o carater preguiçoso, chegando até a incentivar e a criticar quem tem carater trabalhador, e isso atrapalha muito para que pessoas com carater trabalhador melhor se desenvolvam. Esse que é o x da questão. ;)
Um país cuja cultura cdominante incentiva a preguiça não ira se desenvolver tão bem como um país de cultura dominante que incentiva o trabalho, pois não ira aproveitar tão bem os fatores para que um país melhor se desenvolva. É isso que eu quis dizer. :)
Cara dizer a verdade é preconceito? Se eu disser para uma pessoa que está usando roupa listrada "nossa, é muito feio pessoas que usam roupa listrada" eu estarei sendo preconceituoso com quem usa roupa listrada? Devo sempre me controlar com medo de falar algo que possa ser encaixado no quesito "preconceito"? Sem comentarios..¬¬
E a cultura do jeitinho brasileiro e acomodado é de fato prejudicial sim, principalmente quando ela é dominante, e dizer isso não é preconceito mas afirmar um FATO(é so usar a logica: desde quando um país cuja cultura apoia a vagabundagem/malandragem/comodismo vai pra frente?). Seria bom se o Brasil mudasse, magicamente, essa cultura passando a ser dominante a do "trabalho duro" e do jeitinho brasileiro passando a ser desprezada. Porem como não existe magica, o melhor a se fazer é separar as regiões em que a cultura do trabalho duro ainda é dominante, antes que sejam contaminadas pela cultura do jeitinho brasileiro, cercar as fronteiras e por rigidas regras de imigração(um questionario para ver se a pessoa tem o perfil do "trabalho duro" ou não, por exemplo). Pronto.
A série de fatores (historicos, geograficos, etc), não são nada sem uma cultura forte que melhor as aproveite, e pode ter certeza que a cultura do "jeitinho brasileiro" não melhor as aproveita em hipotese nenhuma. Um país cuja cultura incentiva a pessoa a ser malandra/preguiçosa/acomodada nunca ira pra frente, independente dos fatores que tiver. Independente dos valores da pessoa, por mais integra que seja(cabeça voltada a cultura do trabalho duro), ela ira sofrer muito vivendo num país onde a cultura predominante é a do jeitinho brasileiro, que a excluira/zombara dela por ser trabalhadora e não malandra.
No mais entro em maiores detalhes no quote abaixo.
Eu sei que a preguiça varia de pessoa pra pessoa, so que se num país onde a cultura dominante é a do "trabalho duro", a pessoa sera duramente reprimida se agir com preguiça, isso se ela não se converter a cultura do trabalho duro, virando uma pessoa que valoriza o trabalho.
Em outras palavras num país onde a cultura do "trabalho duro" é a dominante, os eventuais preguisoços do jeitinho brasileiro não ofereceram peso significativo para gerar onus ao país, é um numero pequeno demais para conseguir converter todo um país a cultura do "ócio, vagabundagem, viver fazendo calotes/trapaceando e se orgulhando disso".
Preguiçosos/vagabundos/trapaceiros/acomodados sempre existiram, a unica diferença está no fato como a cultura local os trata, se a cultura local dominante os trata como "pessoas legais", ou se a cultura dominante os trata como "pessoas ruims que so atrapalham a nação". Se a cultura dominante for a do "jeitinho brasileiro" pode ter certeza que esses preguiçosos causaram um maior estrago no bom andamento do país.
Eu sei que existem outros fatores que determinam o bom sucesso de um país, não apenas o cultural. Mas pode ter certeza que uma nação com a cultura do trabalho duro aproveitaria bem melhor esses elementos que a do jeitinho brasileiro, e ai que esta o X da questão. Enquanto que 5 milhoes nas mãos de um governante de um país do trabalho duro e serio seriam bem investidos no país, nas mão de um governante sob influencia da cultura do "jeitinho brasileiro" o usaria mal, quem sabe gastando em "aerolulas equipados com bar" e "cartões corporativos"...:rolleyes:
No mais penso igual ao Luizjuiz, a cultura do trabalho pode ser critica no sucesso de um país, vide o calvinismo por ele citado que ajudou muito a levar os EUA na situação que se encontra hoje(outros fatores tb ajudaram, mas como eu disse o que adiante ter os fatores se a cultura dominante é ruim, não sabendo melhor as proveitar?).
So que a finlandia por ter uma boa igualdade social tera mais chances de conseguir aliados com bom poderio militar do que a URSS pobre. Ainda mais na epoca da guerra fria, os EUA e países do bloco capitalista apoiariam a finlandia sem nem pestanejar. :P
E tudo depende da politica de aliados para um bom andamento da guerra, bem como estratégia tb conta muito. Poderia-se facilmente criar inumeros diplomatas que entrariam no território inimigo e sabotariam todos os recursos, e defesas[+civilization:riso:].
Mas sério, não tem como saber. Mesmo sem aliado nenhum, ainda assim o RS teria chances de vencer dependendo da estratégia. O exemplo que darei não é muito feliz por ser um ditador que todos odeiam(incluindo eu), mas Hittler ficou por inumeros anos juntando recursos militares secretamente até ter o suficiente para uma guerra mundial de muitos anos de duração, atacando muitos países. E olha que a alemanha estava em crise financeira naquela epoca, ou seja o "PIB" deles não era muito feliz não. E duvido muito que o exercito do Brasil tenha equipamentos de ponta, se bobear tem equipamento tão velho quanto a primeira guerra mundial. :yelrotflm
Peraí yellow, você quer se separar e talvez fazer uma guerra contra o Brasil? Neste caso sou obrigado a dizer: você tem problema. Tenho orgulho do RS mas não conseguiria viver nele como um país separado, de forma alguma, precisamos do resto do Brasil. Nem metade das pessoas iriam querer a separação, os jovens jamais iam se acostumar.