Postado originalmente por
Sete
É aeróbico, mas depende da intensidade e do que você quer: perder peso, pega resistencia etc. Pode tentar correndo o quanto der conta mesmo, mas fique ciente que menos de 30 minutos não é muito negócio não. Tipo, vê a distancia e calcula tipo uns 4~6km, vai subindo conforme você for dando conta, ai no fim calcula qnt tempo você fez e tire uma média de quantos minutos vc gasta por quilometro e vai tentando diminuir essa marca. Assim dá pra pegar resistencia tranquilo e manter um ritmo constante já que vai ter q organizar forças pra n começar muito rápido e no fim fuder com seu tempo.
E pratique respiração abdominal, ela ajuda bastante no folego: deite no chão, coloque a mão sobre a barriga e tente espandir o abdomen qnd respira "puxando o ar pela barriga e não pelo peito", dai quando for correr tenta manter isso. É simples mas muita gente q tem aqueles espamos no driafagma (dorzinha do lado) é por respirar errado. Não tem problema respirar pela boca, pelo nariz ou pelos dois ao mesmo tempo (pratique também), mas qnd tiver tentando praticar parado tente mais pelo nariz.
Esses dois ultimos paragrafos é de algo que da certo pra mim, não sei muito sobre o assunto para poder dizer q isso seria de uma forma geral. Essa distancia eu corria no pós-treino, se for fora do pós tento manter acima dos 8km a distancia, mas tem muito tempo que não corro fora de pós (e até nesse já faz alguns meses).