Postado originalmente por
jiraya el xico
Nesse topico o Yellow se superou no número de perolas.
Dizer que a unica coisa que a escravidão fez pros negros foi um simples trauma e uma cultura de 'preguiçosos e ladrões'? Isso é uma das maiores besteiras que já ouvi. pra começar que não se trata de trauma, já que os filhos dos ex-escravos nunca foram escravizados para ficar com trauma, porém como um user ai falou, após o fim da escravidão, imigrantes vieram para SUBSTITUIR a mão-de-obra, ou seja, não é que não queriam trabalhar, eram preguiçosos, etc, acontece que além de terem sido soltos sem 1 tostão na mão, não tinham onde trabalhar. Eu não entendo vc, yellow, num post vc cita todos os fatores explicando o pq dos imigrantes terem se dado melhor, explica a questão dos imigrantes terem conhecimento sobre a industria, sobre terem oportunidade de emprego aqui, explicou praticamente tudo. Mas no outro paragrafo/posts vem dizendo umas asneiras sem noção. Como dizendo que a unica seqüela da escravidão é um trauma e que realmente fez as coisas serem como são hoje, é o esforço e trabalho da cultura européia e a corrupção e preguissa generalizada do Brasil, o desenrolar da história é apenas um detalhe... Até parece um discurso digno daquelas propagandas milítares que tem como objetivo fazer uma lavagem cerebral no sujeito.
Discriminar dizendo que x cultura é melhor que outra é algo tão idiota quanto dizer que x raça é melhor que outra, só muda que a palavra racismo soa como sendo algo pior. Mas se for ver, é praticamente a mesma linha de pensamento, só muda o alvo.
Ser preguiçoso, trabalhador, ladrão, ou qualquer outra coisa não é uma questão cultural, isso é uma questão de caráter. Existem preguiçosos em todos os lugares, assim como também existem pessoas trabalhadoras em todos os lugares. Existem mts norderstinos, pobres, negros preguiçosos, assim como também existem mts gauchos, paulistas, tibianos, franceses, chineses tão preguiçosos quanto, isso não é questão cultural, isso varia de pessoa p/pessoa não é característica de um povo, uma nação ou qualquer outra coisa.
@topico
Se eu fosse gaucho, eu até me orgulharia dessa data, mas concerteza não me orgulharia desses que se acham superiores.