Bem-vindo ao meu novo tutorial para sorcerers, versão 2013. Este tutorial tem como objetivo compartilhar as minhas experiências e dar dicas para você na sua jornada pelo mundo do Tibia. Esse tópico é inteiramente feito pelas minhas palavras, logo, você estará contando com uma pessoa experiente na vocação, que joga de Sorcerer faz muitos anos e que pode lhe ajudar na sua jornada. A intenção é deixar o tópico bastante complexo e útil, uma vez que ele contará com várias dicas sobre o que caçar, que equipamento usar, tudo baseado no meu conhecimento. Antes de realizar esse tópico, passei um bom tempo testando várias coisas no Tibia, como hunts e equipamentos para ter uma noção melhor dos mesmos nos dias de hoje. Espero que consiga passar tudo de bom que aprendi aqui.
Enfim, o tópico será dividido da seguinte forma:
1. Sorcerer: o que é essa vocação e no que difere das demais
2. Magic Level
3. Equipamentos
4. Hotkeys
5. Hunts
5.1 Hunts do level 8 ao 13
5.2 Hunts do level 13 ao 22
5.3 Hunts do level 22 ao 33
5.4 Hunts do level 33 ao 65
5.5 Hunts do level 65 ao 100
5.6 Hunts do level 100 ao 150
6. Hunts com SD
7. Rush Level
8. Considerações finais
Créditos do tutorial:
Conteúdo e Organização: Darkon
Imagens: TibiaBR.com.
* Todas as imagens contidas no tópico foram retiradas do TibiaBR.com, e várias editadas por mim para melhor compreensão ou vizualiação como os mapas.
1. Sorcerer: o que é essa vocação e no que difere das demais
A vocação Sorcerer é uma vocação muito diferenciada das demais. A vocação em si se trata de um mago voltado para a magia ofensiva. Devemos lembrar, principalmente, que Sorcerer usa magias ou runas para atacar o adversário, tem rápida recuperação de mana, tem um magic level alto, uma defesa física frágil e um grande arsenal de magias ofensivas. Aproveito para citar também as principais características de um Sorcerer:
- Maior quantia de mana do jogo (ao lado dos Druids)
- Maior quantidade de magias instantâneas ofensivas do jogo
- Regeneração de mana mais veloz do jogo (ao lado dos Druids)
- Possuem a menor quantidade de HP (ao lados dos Druids)
- Avançam muito devagar nos skills de shielding e melee
Acho que fica claro que o ataque, assim como ataques em área, são o ponto forte dessa vocação, e a defesa é o ponto fraco dos Sorcerers. Mas como são os Sorcerers, em uma forma geral, quando comparados com as outras vocações? Vou tentar fazer um resumo sobre o meu ponto de vista sobre uma breve comparação entre as vocações no Tibia atual.
Sorcerer vs Knight
Um Sorcerer tem opções de magia ou runa para causar mais dano de forma constante caso comparado aum Knight, ou seja, em termos ofensivos, o Sorcerer é melhor. Porém, em termos defensivos, o Knight é muito superior. O Knight pode blockar várias criaturas poderosas, pois tem um HP alto e uma defesa forte. Já os Sorcerers devem evitar o embate físico, e usar magias e runas para atacar seu adversário mantendo uma distância para não receber ataques físicos. Entre outras diferenças, podemos notar a alta capacidade de carregar itens do Knight (comparada ao de um Sorcerer que é baixa), assim como, graças a sua ótima defesa, caso a internet caia durante uma batalha é muito mais provável que o Knight sobreviva do que um Sorcerer, justamente devido ao alto poder defensivo do Knight.
Na minha opinião, vejo Sorcerer uma vocação superior a Knight a partir do ponto que sua internet não costuma ter quedas (Knight mesmo com queda de internet durante uma hunt pode continuar vivo, algo bem mais complicado para um Sorcerer) e que sua conexão seja boa (sem lag, podendo correr das criaturas sem interferência), visto que um Sorcerer desde o começo no jogo até levels mais altos tem um leque muito grande de diferentes opções de caça. Todavia, essa é apenas minha opinião pessoal. Lembrem que uma vocação boa depende do jogador.
Sorcerer vs Paladin
As vocações são semelhantes: correm do adversário enquanto atacam, porém existem duas grandes diferenças: Sorcerer pode atacar várias criaturas de uma só vez com suas magias ou runas que acertam uma grande área (já o Paladin não tem essa opção), enquanto o Paladin tem uma defesa muito superior, ou seja, na parte ofensiva, embora o Paladin também ataque com força, o Sorcerer é superior por ter magias e runas de área, enquanto na defesa o Paladin é bem superior.
Hoje em dia Paladin é aclamado por muitos como a melhor vocação do jogo, o que mostra o poder deles.
Sorcerer vs Druid
As duas vocações mais semelhantes no Tibia. O estilo de ambas é a mesma, pois usam para ataque e defesa suas magias e runas... assim como o magic level e shielding sobem na mesma velocidade para ambas as vocações (na verdade, shielding e melee skills sobem um pokitinho mais rápido para Druids, porém é uma diferença mínima). Logo, a diferença fica, principalmente, por dois aspectos: Sorcerer tem poder ofensivo maior graças a magias de área mais fortes e Druid tem poder de cura superior, pois pode curar outros jogadores com suas magias únicas. Fora também os elementos, onde Sorcerer domina com perfeição o elemento Energy, Fire e Death, enquanto o Druid domina somente Earth e Ice com perfeição (por perfeição entendam na utilização de todas as magias do elemento).
Um passo importante para escolher entre Sorcerer e Druid fica pela questão das suas hunts: você prefere caçar sozinho ou em grupo? Sorcerer caça sozinho de uma maneira muito proveitosa, enquanto Druids tem a opção, graças a suas magias de cura que funcionam em outros jogadores, de terem um amigo blocker consigo, embora também façam boas hunts sozinhos.
Resumindo: toda vocação tem seus prós e contras, o ideal é você testar cada uma e ver qual você acredita ser a melhor e qual você se adapta melhor. Entretanto só resolvi falar um pouco de cada, visto que o foco do tutorial não é discutir qual a melhor vocação.
2. Magic Level
O Magic Level é muito importante para um Sorcerer, pois ele é o que determina a força das magias e runas que serão usadas pelo jogador. Quanto maior for o magic level mais força você tem, sendo que a partir de um magic level mais alto, como 70, vai demorar muito para ir subindo o seu magic level, pois cada vez mais a quantidade de mana necessária a ser utilizada para upar seu magic level é muito maior.
O que eu recomendo para upar seu magic level? Três passos simples:
- Sempre esteja full (ou seja sempre esteja comendo alimentos) para sua mana ir sempre carregando, e quando ela estiver cheia, trate de gastar ela, seja matando criaturas, runando ou só usando magias para que ela continue enchendo.
- Prefira sempre usar magias do que runas nas suas hunts. Usando magia você gasta mana, o que upa o magic level, enquanto as runas não fazem isso. Então caso não exista real necessidade de se usar runas em alguma hunt, opte por usar magias sempre.
- Sempre, ao logar, use o treino offline, deixando seu personagem treinando o magic level enquanto você está offline. O treino offline está presente em todas as cidades, geralmente nos últimos andares dos depots, é só clicar nele que seu personagem irá deslogar e ficará treinando. O treino dura 12 horas, e depois demora 12 horas para poder ser usado novamente, então tente usar o treino com eficiência.
Nota: se lembre que ao usar utamo vita ou energy ring, a mana perdida por você devido a danos que você recebe não vai upar seu magic level, então tente evitar isso ao menos que seja algo realmente necessário.
Por fim sempre que possível ter todas as blessings consigo para evitar grande perda no ML caso sofra alguma morte.
Seguindo essas dicas seu magic level deverá se manter sempre em ótimo estado.
3. Equipamentos
Helmet, Armor, Legs... conforme você for ganhando level, vai acabar comprando novos equipamentos. Alguns necessários, outros não. Mas quais equipamentos são bons para seu level? E para a hunt que você vai fazer? O que quero é passar um pouco do que aprendi sobre equipamentos aqui.
Antes de tudo, algumas dicas:
- Nós, Sorcerers, temos uma péssima defesa física aliada a uma baixa quantidade de HP... sendo assim, é bom lembrar que um ponto de armor a mais ou 1 ponto de defesa a mais no shield não vão fazer muita diferença, evite fazer loucuras como pagar valores enormes por um equipamento praticamente igual ao seu atual.
- O peso é importante, quanto menor for o peso do equipamento, melhor. Lembre que Sorcerer tem pouca cap para levar itens, o ideal é ter equips bem leves.
- Equipamentos que dão bônus de magic level sempre são bem-vindos, e quanto mais equipamentos desse tipo você obtiver, melhor. Ter um equipamento que aumente seu magic level é melhor do que um equipamento com um ponto de armor a mais, pois ao aumentar seu magic level, você ganha mais força em suas magias/runas ofensivas e suas magias/runas defensivas.
A hunt que você for realizar influencia em qual equipamento usar, lembre disso. Por exemplo: em uma hunt de Dragon Lord, os ataques de fogo dele são muito frequentes. Logo usar Magma Legs e uma Armor com resistência a fogo seria o ideal, para amenizar os golpes sofridos por ele, que são fortes. Note que são raros os casos onde vale a pena dar preferência a um set elemental do que um set que aumente seu magic level ou aumente sua resistência contra ataques físicos. Uma hunt de Dragon Lord ou Wyrm são exemplos onde usar set elemental é uma boa idéia.
Por fim, minhas recomendações para você tentar ter o set ou algo próximo ao set conforme você for aumentando seu level:
Antes do level 22, não se preocupe com itens. Apenas tenha itens decentes, que te dêem alguma proteção. No market você pode encontrar vários itens baratos e que quebram o galho. Após o level 22, com a aquisição da wand of draconia, você fica apto para se arriscar em hunts que exigem equipamentos melhores, e a partir daí que os equipamentos vão se tornar cada vez mais fundamentais para você.
http://i.imgur.com/rGzZZaI.png
Level 22
Nesse level recomendo equips básicos, com você já começando a comprar itens que aumentem seu magic level (potencializado suas magias de cura e algumas ofensivas que você já deve estar usando) e, claro, a compra da wand of draconia assim como um shield com defesa semelhante ao do Dragon Shield mostrado acima.
http://i.imgur.com/taIZcuV.png
Level 33
Pelo level 33 você já pode trocar sua Plate Legs por uma legs melhor, como a Blue Legs, investir em um Platinum Amulet e comprar sua Wand of Inferno. Recomendo que já compre ou comece a pensar na aquisição da Boots of Haste, que dá um up na sua velocidade, muito útil em hunts que você precisa correr de alguma criatura (ou seja, quase todas as hunts).
http://i.imgur.com/5xXVvB2.png
Level 65
Após um tempo, você verá que precisa de um escudo melhor, e aí entra, por exemplo, o Demon Shield, que é leve e tem uma ótima defesa. É um bom investimento. Além dele, a Zaoan Legs é uma boa pedida por ter +2% de proteção a danos físicos. A partir desse level você pode usar a Wand of Everblazing, porém só compre ela caso esteja barata, pois ainda não é tão necessária, embora o +1 magic level que ela fornece é ótimo. E você também pode procurar obter uma:
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...opper_legs.gif Essa legs dá +10 de speed. Não é muito, mas ajuda para correr das criaturas enquanto as ataca com magia, e é uma boa opção para Sorcerer. Caso prefiram um pouco mais de velocidade do que um pouco mais de defesa, ela surge como a melhor opção para nossa vocação.
http://i.imgur.com/whVBaYJ.png
Level 100 - Médias Condições Financeiras
Pelo level 100 você já terá uma noção muito boa de equipamentos, e realizando certas quests, fazendo certas hunts lucrativas, poderá investir em itens valiosos, porém muito úteis, como a Yalahari Mask, Soft Boots e uma Backpack of Holding. Calopteryx Cape é uma boa até você conseguir sua Royal Scale Robe. Wand of Defiance será uma ótima compra caso tenha um bom preço, pois permite danos maiores em vários tipos de hunts contra
monstros fracos contra energy e dá bônus de +1 magic level.
"Darkon, mas ali em cima tem 'Level 100 - Médias Condições Financeiras". E se eu tiver rios de dinheiro, quais os melhores equips?"
Nesse caso, no level 100 você pode optar por esse set:
Royal Scale Robe é ótima pelo +2 magic level além dos 5% de proteção contra fire. Dwarven Legs costuma ser melhor que a Zaoan Legs pois depois do level 100 é comum você ir para hunts em que receberá altos hits. Mastermind Shield é uma boa opção pela sua acessibilidade. Para o seu shield, você tem também outras opções, são elas:
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...cer_shield.gif Uma boa opção caso você seja da Brotherhood of Bones, pois tem a mesma defesa que o Mastermind Shield porém é mais leve.
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...are_shield.gif Uma boa opção caso você seja da Nightmare, pois tem a mesma defesa que o Mastermind Shield porém é mais leve.
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...pth_scutum.gif Tem uma defesa de 25, o que não é tão baixo, e te dá +2 magic level.
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...ent_arcana.gif Muito, mas muito caro. Tem apenas 19 de defesa, o que é baixo, porém te dá +4 magic level e 5% de proteção contra ataques do tipo death, sendo uma boa opção para várias hunts que não ocorram ataques físicos muito fortes ou com frequência, sendo esse o melhor spellbook do jogo.
http://i.imgur.com/yv7DyBg.png
Level 150
Em um level mais alto como o 150, você vai ter uma boa quantia de HP e Mana. Ter um set como o que está mostrado a imagem acima adiciona um bônus de +8 magic level para você, ou seja, um Sorcerer que não tenha morrido muuuitas vezes e que siga as dicas dadas nesse tópico para upar seu magic level, já terá normalmente um magic level em torno de 75 (apenas uma suposição), que com um bônus de até +8, vira um magic level nível 83. E um magic level 83 para um Sorcerer level 150 abre um leque muito grande para hunts e para diversão, pois os danos de magias e runas fica ótimo. Sobre o set acima, você pode trocar o seu shield por outros que foram citados um pouco mais acima ou pelo spellbook citado acima, vai do seu gosto e da hunt que você for realizar, claro.
E era isso que eu queria falar sobre equipamentos. Eles são ótimos para um mage pois melhoram suas defesas e magic level, mas sempre pense se vale a pena gastar uma quantia grande de dinheiro com tal equipamento, se tal equipamento vai te ajudar nas hunts que você pretende fazer, pois assim você não irá se arrepender de ter gastado muito dinheiro com algum item.
Backpacks
Você deve usar qualquer backpack? Nada disso. Se lembre que Sorcerer tem pouca cap, então você precisa arrumar meios para melhorar isso. E o melhor para isso é tendo as melhores backpacks, que em um level mais alto, como maior que 100, serão muito úteis. Quais backpacks devo tentar obter?
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...of_holding.gif
Backpack of Holding
- É uma backpack com 24 volumes (4 a mais do que uma normal) e com apenas 15 oz (3 oz mais leve que a normal). É a melhor backpack. O ideal seria usar somente ela, porém ela é cara, então poucos tem condições financeiras para ter várias desse tipo.
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...d_backpack.gif
Jewelled Backpack
- É uma backpack de 22 volumes (2 mais que o normal) e 1 oz mais leve que uma backpack comum. É mais acessível (dropa de criaturas como Enlighnetend of the Cult) e a segunda mais útil após a Backpack of Holding.
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...n_backpack.gif
Dragon Backpack
- É ainda mais acessível que as duas citadas acima e é 1 oz mais leve que uma backpack normal. Obviamente não é tão boa como as citadas acima porém é uma opção.
Se lembre que quanto mais espaços na backpack, mais itens você pode carregar sem precisar ter outro espaço em outra backpack para colocar esses itens, e quanto menos peso a backpack tem, mais itens você pode carregar.
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte..._girlpower.gif
O item acima é um Squeezing Gear of Girlpower. Existem 3 tipos desses "canivetes" no jogo, sendo eles de outras cores além desse que é da cor rosa. Consiga um deles. Esses canivetes servem como corda, pá, pick, machete, entre outras ferramentas, e são extremamente leves. Chega de carregar itens que ocupam cap como Rope ou Shovel, tente obter um "canivete" desses o mais rápido possível para ter um espaço maior para carregar outros itens com você.
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...wnmushroom.gif
É a melhor food para nós, Sorcerers. É leve e dura bastante. Leve sempre consigo uns 50 desses na sua backpack, e tenha sempre no depot uns 100 deles, pois existem váááárias hunts que as criaturas não dropam food e você precisa ter food com você, de preferência uma food boa e leve, e aí que entra o Brown Mushroom, que pode ser comprado em Edron na NPC Luna.
http://images.tibiabr.com/Imgs/Conte...nergy_ring.gif
Energy Ring é muito útil pois vai te deixar usar o mana shield sempre que precisar, sem precisar ficar com ele automaticamente por um determinado período de tempo como a magia utamo vita faz.
4. Hotkeys
Hotkeys
As hotkeys são fundamentais para um Sorcerer. E administrar elas bem, distribuir suas magias nas hotkeys certas ajudam muito durante sua jornada tibiana. A distribuição delas depende apenas de você e da forma que você se sente mais seguro utilizando as magias, runas e equipamentos por meio das hotkeys. Bom, você está começando agora como Sorcerer e não sabe em qual local colocar tal magia ou runa? Pensando nisso resolvi deixar como configuro minhas hotkeys aqui, obviamente depende muito da pessoa, e essa é a forma que eu prefiro utilizar no client de Tibia, quem estiver começando e quiser pegar como base fique a vontade.
F1: Exura
F2: Exura Gran (ou Exura Vita)
F3: Exori Mort/Flam/Vis/Tera/Frigo
F4: Runa principal/ Magia secundária principal (varia de acordo com a hunt)
O modelo acima é o que uso para as 4 primeiras hotkeys. Em F1 e F2 deixo a minha magia de cura principal (Exura) e no F2 a que, dependendo da hunt, seja necessário utilizar ás vezes. Quando estou caçando Dragon Lord por exemplo, deixo Exura Gran. Sempre me curo com Exura, mas se ver que tomei um golpe forte, como um combo dele, uso Exura Gran. É essencial você sempre ter atenção na sua vida para usar a magia de cura certa, pois Exura gasta pouca mana e será o mais utilizado, porém existem situações onde uma cura mais forte é necessária. No F4 pode ter tanto um outro Exori de outro elemento como uma runa que seja usada bastante na hunt (Avalanche ao caçar Dragons por exemplo), é algo que eu costumo variar bastante.
F5: Exevo flam hur
F6: Potion (a potion de mana que eu tiver na minha backpack)
F7: Exevo vis hur
F8: Exevo gran vis lux
Do F5 ao F8 eu costumava sempre deixar minhas waves, porque quando você for caçar usando wave elas ficam perto uma das outras, assim você pode lançar duas em seguida tendo uma hotkey do ladinho da outra. Recentemente resolvi colocar a Potion no F6, pois acho uma boa deixar a recarga de mana em uma hotkey de fácil acesso, dando para se curar ou atacar do F1 ao F4 e com a mesma mão apertar o botão para usar potion.
F9: Utani gran hur (para fugas)
F10: Thunderstorm (runa de área)
F11: Sudden Death (runa principal de ataque)
F12: Exevo gran mas vis (magia mais potente)
As "últimas" hotkeys eu costumo deixar aquelas menos utilizadas, mas que a qualquer momento podem ser necessárias para a hunt.
Obviamente você pode mudar suas hotkeys conforme sua hunt, pode fazer modificações como bem entender, o importante é você pegar as manhas das suas hotkeys, ao ponto de usar elas sem precisar olhar em qual tecla está apertando, ter noção da distância das hotkeys uma das outras para usar elas com excelência, enfim, é algo muito pessoal mesmo. A única dica que acho válida mesmo é deixar a hotkey de magia de cura perto da magia de ataque, pois assim você vai estar atacando sempre preparado para se curar rapidamente caso necessário.