Postado originalmente por
Cidolfas
... mas que fique claro uma coisa A AJUDA VERDADEIRA É QDO VC OFERECE ""SEM SER SOLICITADO"", pq geralmente quem pede não tem uma doutrina de honra...
Falou e disse sabio mestre! :biggthump
Acho q já disse em algum lugar, mas enfim, minha política em rook é ajudar sempre (ou quase sempre), isso acontece quase todos os dias.
Já ajudei todo tipo de pessoa e de todo o jeito, com equips, quests, grana, lf, runa, devolvendo loot de mortos, etc...Passei por todo tipo de história já postada aqui, mas o que se observa é mesmo o que o mestre disse, quem tem honra só pede ajuda em caso de EXTREMA necessidade ou nunca pede.
Hoje por exemplo conheci uma lvl 1, iniciante mesmo, me ofereci para ajudar, ela aceitou uma katana (free) q um rot havia dropado para mim, depois disse que não queria mais ajuda, não queria me aborrecer e q pagaria a katana de alguma maneira qdo pudesse (lol). Conversamos mto sobre tibia, tirei dela todas as dúvidas q pude. Foi mais um caso, raro, de uma cavaleira q com certeza terá honra, porque isso já faz parte dela. Como dizia minha avó, educação é de berço, assim como honra e valores desse tipo.
Como muitos jogadores aqui ainda são novos (em idade real) a esperança é que adiquiram valores assim antes de se tornarem adultos mesquinhos. Por isso o exemplo dos mais velhos (de idade mesmo) é SIM MUITO IMPORTANTE, mesmo que seja só uma realidade virtual, só um grão de areia.
Um exemplo da rl: no último final de semana um cara riscou meu carro acidentalmente com sua moto. O que ele fez? fugiu... O dano material nem foi grande... Mas eu pergunto? Esse cara tem honra?? Se tivesse assumiria seu erro e mesmo não podendo pagar se ofereceria para tal. É o que eu já fiz um dia... não doeu nada, doeu só no meu bolso..., e assim tem sido sempre, todos os dias coloco minha cabeça no travesseiro e durmo tranquilo sabendo que meus filhos terão ao menos essa herança que me foi passada pelo meu pai e do meu avô para ele, honra (valor que dinheiro algum pode comprar).