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Tópico: A Arte da Guerra para MMORPGs

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  1. #1
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    Arrow A Arte da Guerra para MMORPGs

    A Arte da Guerra nos MMORPG



    Sun Tzu & Augustus Sigma Mirrian


    OBS: Tudo que virem em cores diferentes que o preto, fazem parte dos meus comentários sobre o tema.

    Sobre a avaliação:

    Sun Tzu disse: “A guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós.”

    Em sua ampla importância, destacam-se cinco fatores fundamentais:


    Doutrina, Tempo, Terreno, Comando e Disciplina


    A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo.

    Vejam que a Doutrina é característica fundamental em Guilds. Independente ou não de guerras, acordos, tratados, e ademais eventos, os membros devem ter plena confiança em seu Comandante. No caso, os líderes da Guild.


    O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações.

    No caso, o Tempo seriam todas as variáveis naturais de uma guerra que influenciam em decisões. Darei um pequeno exemplo: Vamos dizer que você irá guerrear contra uma guild adversária. O que adianta incendiar lugares quando está chovendo? Ou invadir castelos numa nevasca? Napoleão e Hittler fracassaram na invasão da Rússia, pois não previam o frio extremo.


    O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campo aberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidades de sobrevivência.

    Na prática, o mais importante dos fatores. O Terreno deve ser amplamente estudado para se obter a completa vantagem das tropas. Planaltos, Planícies, Desertos, Montanhas, Lagos, Mares, Rios, entre outros. A atenção neste quesito pode garantir uma vitória na batalha. Armadilhas, Retiradas, Invasões, tudo deve estar de acordo com este fator.


    O comando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina.

    O Comando, no caso, é o General que será responsável pela guerra. O exímio estrategista deve conter todas estas qualidades, senão falhará vergonhosamente. A Sabedoria de muitas Guerras, a Sinceridade de reconhecer seus erros, a Benevolência com seus soldados, quando falham, a Coragem de recuar numa guerra e a Disciplina para manter a ordem no exército. Lembre-se: Se o General não é Corajoso e Equilibrado, não tem capacidade de esclarecer dúvidas ou traçar grandes planos.


    Por último, a disciplina há de ser compreendida como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército.

    Fazem parte da Disciplina o respeito pelos seus superiores, pela posição hierárquica e pelo estoque de armas, runas, dinheiro e outros bens. Sem esquecer a Autoridade imposta pelas regras.


    Estes cinco fatores fundamentais hão de ser conhecidos por cada general. Aquele que os domina, vence; aquele que não, sai derrotado. Portanto, ao traçar os planos, há de comparar os seguintes sete fatores, valorando cada um com o maior cuidado:
    • Qual dirigente é mais sábio e capaz? (Level não significa Sabedoria)
    • Que comandante possui o maior talento? (Skills não significam Talento)
    • Que exército obtém vantagens da natureza e terreno?
    • Em que exército se observam melhor as regulações e as instruções?
    • Quais as tropas mais fortes?
    • Que exército tem oficiais e tropas melhor treinadas?
    • Que exército administra recompensas e castigos de forma mais justa?
    Mediante o estudo desses sete fatores, será capaz de adivinhar qual dos dois grupos sairá vitorioso e qual será derrotado.

    A arte da guerra se baseia no engano. Portanto, quando és capaz de atacar, deves aparentar incapacidade e, quando as tropas se movem, aparentar inatividade. Se estás perto do inimigo, deves fazê- lo crer que estás longe; se longe, aparentar que se está perto. Colocar iscas para atrair ao inimigo.

    Golpear o inimigo quando está desordenado. Preparar-se contra ele quando está seguro em todas partes. Evitá-lo durante um tempo quando é mais forte. Se teu oponente tem um temperamento colérico, tente irritá-lo. Se é arrogante, trata de fomentar seu egoísmo.

    Ou seja, quando puder atacar, simule uma retirada para preparar a armadilha. Se estás longe do campo de batalha, deve aparentar que está perto. E sempre use iscas para confundi-lo.
    Ataque-o quando estiver separado, sem ordens. Se fortifique quando ele já está pronto para a batalha. Fuja quando ele for mais forte. Se ele tiver facilidade para se irritar, o faça.E se ele for prepotente, dê mais corda para ele, deixe que se enforque sozinho.

    Se as tropas inimigas se acham bem preparadas após uma reorganização, tenta desordená-las. Se estão unidas, semeia a dissensão entre suas filas. Ataca o inimigo quando não está preparado, e aparece quando não te espera. Estas são as chaves da vitória pela estratégia.

    Se eles estiverem prontos para a guerra, crie problemas para distraí-los. Se estão unidos, divida-os para conquistar. Ataque quando o adversário não te esperar.

    Agora, se as estimações realizadas antes da batalha indicam vitória, é porque os cálculos cuidadosamente realizados mostram que tuas condições são mais favoráveis que as condições do inimigo; se indicam derrota, é porque mostram que as condições favoráveis para a batalha são menores. Com uma avaliação cuidadosa, podes vencer; sem ela, não pode. Menos oportunidade de vitória terá aquele que não realiza cálculos em absoluto.

    Resumindo o que Sun Tzu disse: Se o resultado for a vitória, não demore para possuí-la. Se for a derrota, corrija seus erros antes que seja aniquilado. E o mais importante, sempre faça cálculos.


    Graças a este método, se pode examinar a situação, e o resultado aparece claramente.



    Sun Tzu & Augustus Sigma Mirrian


    Parte 2

    Parte 3

    Parte 4


    Se gostarem, terá a continuação!

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    Última edição por Augustus Sigma; 16-02-2006 às 16:46.

  2. #2
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    Sim, muito bem feito. Discordo de algumas coisas, mas ta blz.Faça uma continuação.

  3. #3
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    A maioria das guerras de tibia não passam de um bando de babões correndo em direção uns dos outros atacando runas, tudo o que se faz é concentrar fogo, e geralmente nunca passa disso.
    Eu imagino o que vai acontecer quando alguém forte resolver usar e abusar de táticas como essa, táticas que permitem cinco sorcerers level 30 matarem um level 100, táticas que permitem uma guilda de leveis 40 matar uma de level 100 membro a membro..
    Acreditem ou não, em uma guerra a estratégia faz milagres, ela faz coisas que as pessoas nem imaginavam ser possivel e, como eu costumo dizer, TUDO em tibia, qualquer runa, terreno, etc, tem uma utilidade. Saiba aproveitá-la.

    ~Heenett

  4. #4
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    Citação Postado originalmente por Heenett
    A maioria das guerras de tibia não passam de um bando de babões correndo em direção uns dos outros atacando runas, tudo o que se faz é concentrar fogo, e geralmente nunca passa disso.
    Eu imagino o que vai acontecer quando alguém forte resolver usar e abusar de táticas como essa, táticas que permitem cinco sorcerers level 30 matarem um level 100, táticas que permitem uma guilda de leveis 40 matar uma de level 100 membro a membro..
    Acreditem ou não, em uma guerra a estratégia faz milagres, ela faz coisas que as pessoas nem imaginavam ser possivel e, como eu costumo dizer, TUDO em tibia, qualquer runa, terreno, etc, tem uma utilidade. Saiba aproveitá-la.

    ~Heenett
    Falou tudo, realmente tudo tem sua real utilidade...
    Muito bom o tópico, mostra o que realmente uma aliança/guilda precisa ter e fazer para ganhar uma guerra (sem ficar correndo dum lado pra outro soltando SD pelas ventas).
    Quanto ao lance de plantar disc&#243;rdia onde houver uni&#227;o, isso realmente funciona, palavra de quem j&#225; passou por isso! >.<"


    Flw's

  5. #5
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    Muito bom, por mim (opinião pessoal) poderia ter continuação sim. Tópicos elaborados sempre são bem vindos :thumb: gostei principalmente das observações esclarecendo sobre a futilidade no pensamento em que se ter skills e lvl como objeto e ferramenta de conquista em guerras não é tudo no elemento quantitativo e representativo para decisão de uma guerra.


    Abraço

    []'s




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  6. #6
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    Gostei muito do t&#243;pico, acho que tem que ter continua&#231;&#227;o, claro. Se poss&#237;vel eu sugeriria uma continua&#231;&#227;o com base no cap&#237;tulo sobre movimenta&#231;&#227;o ou sobre a utiliza&#231;&#227;o de agentes secretos. Se precisar de ajuda, estamos a&#237;..
    http://img135.imageshack.us/img135/7...cpia2lr2pl.jpg

    Eu sou como o vento e as pessoas ao meu redor são como o fogo, as pequenas eu apago, as grandes eu torno ainda maiores.

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  7. #7
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    Citação Postado originalmente por Heenett
    A maioria das guerras de tibia não passam de um bando de babões correndo em direção uns dos outros atacando runas, tudo o que se faz é concentrar fogo, e geralmente nunca passa disso.
    Eu imagino o que vai acontecer quando alguém forte resolver usar e abusar de táticas como essa, táticas que permitem cinco sorcerers level 30 matarem um level 100, táticas que permitem uma guilda de leveis 40 matar uma de level 100 membro a membro..
    Acreditem ou não, em uma guerra a estratégia faz milagres, ela faz coisas que as pessoas nem imaginavam ser possivel e, como eu costumo dizer, TUDO em tibia, qualquer runa, terreno, etc, tem uma utilidade. Saiba aproveitá-la.

    ~Heenett
    Concordo, j&#225; v&#237; gente mais fraca matando os mais fortes s&#243; na estrat&#233;gia. Acha que cada ponto tem que ser analisado antes do combate. &#211;timo t&#243;pico como sempre Sigma

  8. #8
    Avatar de kwijibo
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    desculpe, mais eu prefiro de longe a ideologia de musashi, um caminho de auto descoberta aprimora seu plano interior, suas taticas são superiores, como ele mesmo diz:

    "Ao seguir o caminho dez homens podem vencer cem homens, e cem homens podem vencer mil, o principio está ai, aprimore o vazio, e estude sobre isso”.

    eu acho que taticas de guerra não valem nada contra um guerreiro bem treinado que sabe estrategia de combate individual

    muitas dessas coisas eu pude realmente testemunhar quando apredi kendo
    Se não pode mudar o vento, ajuste as velas!!

    Todo louco se juga sensato, então o mais sensato seria se considerar um louco

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    Haruhi-ism

  9. #9
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    Citação Postado originalmente por kwijibo
    "Ao seguir o caminho dez homens podem vencer cem homens, e cem homens podem vencer mil, o principio está ai, aprimore o vazio, e estude sobre isso”.

    eu acho que taticas de guerra não valem nada contra um guerreiro bem treinado que sabe estrategia de combate individual
    Concordo que guerreiros bem treinados fazem a diferença numa guerra. Mas creio que ninguém vence uma guerra sozinho.


    @Topic: Augustus, o tópico tá cada vez melhor.
    http://img135.imageshack.us/img135/7...cpia2lr2pl.jpg

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  10. #10
    Banido Avatar de Huei
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    cara sempre adoro seus topics continua!


    se bem que nop tibia ngm ta nem ai pra isso so quer saber matar

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