Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: Tutorial - Fazendo sombras

Registro
    06-12-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Tutorial - Fazendo sombras

A pedidos de Kirev, resolvi fazer esse tutorial pra ajudar o pessoal a fazer sombras no Paint Brush, mas também pode ser aplicado em outros editores gráficos e até mesmo no próprio papel ;) Lembrando que isso é apenas uma questão de estilo.

O tutorial está dividido em 5 partes: Desenhando, Colorindo, Sombras Primárias, Sombras Secundárias e Detalhes.

Desenhando

Antes de colorir e sombrear, você tem de fazer o mais básico: o desenho (duh!). Você pode seguir o tutorial 1 (http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=46175) e tutorial 2 (http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=51944) do Grafite ou fazer o seu estilo próprio. Vou pegar um dos meus desenho pra mostrar como deve ficar :P

Agora que você já fez seu desenho, podemos seguir para a segunda parte.

Colorindo

Essa parte de colorir também é muito básica. Escolha as cores mais adequadas para o seu desenho. Se não encontrar a cor desejada, lá encima tem a opção “Cores” >>> “Editar cores...” >>> "Definir cores personalizadas", onde você pode escolher entre centenas de tons para deixar sua obra mais rica. Depois de escolher as cores que lhe agradam, pinte tudo certinho, sem deixar grandes espaços em branco, como no desenho abaixo:

Note que a mummy utiliza várias cores, que já funcionam como sombras e, ao mesmo tempo, dando a impressão de que os trapos estão velhos.

E agora sim vamos para a parte que interessa.

Sombras Primárias

Um desenho com sombras fica mais bem-acabado, pois dá a impressão de ser mais real. Ela varia de acordo com a intensidade da luz e outras propriedades físicas, quando aplicada na vida real. Mas em desenhos, você pode manipulá-la da maneira que quiser. Observe na figura abaixo:

Como os monstros estão dentro de uma caverna, você não acha que era pra estar bem mais escuro? E de onde vem a luz que faz sombra nos dois grupos?
    Ora, é justamente isso que eu quero mostrar pra vocês. Se considerar as sombras da realidade, o desenho não ficaria assim. A arte de criar desenho disponibiliza a manipulação total do que você quer retratar, ou seja, no seu desenho você faz o que quiser. Portanto, eu fiz os grupos iluminados ali pra ficar mais legalzinho.

Bom, mas como eu faço as sombras? Cada um tem um estilo de fazer sombras. O meu não é o dos mais simples, mas na minha opinião, é um dos mais eficientes xD

Primeiro você tem de ter um referencial, um ponto que emita luz, sendo ele imaginário (como é no caso do meu desenho, onde não há nenhuma fonte de luz, mas os personagens estão iluminados) ou algum corpo que ilumine o desenho (um sol, uma lua, uma magia, use sua imaginação xD). A partir desse referencial é que você poderá ter mais noção de onde colocará as sombras.

Depois de definir um referencial, faça umas linhas em onde mais ou menos ficaria o limite da sombra. Use a ferramenta conta-gotas “Pegar cor” e utilize na cor que deseja escurecer. Então vá na opção “Cores...” >>> “Editar cores...” >>> “Definir cores personalizadas” no menu e, com a cor selecionada, altere para um tom mais escuro, abaixando a setinha que se encontra lá no canto direito, então dê um OK.

Dicas:

-Quando for fazer sombras em roupas, por exemplo, tente seguir um pouco os “amassados” (como fiz no necromancer). Isso também vale para rostos e outros objetos, para dar a impressão de “alto-relevo” :P

-Cabelos, copas de árvores e objetos peludos exigem umas linhas rabiscadas pra definir os limites das sombras. Nuvens utilizam linhas curvadas para representar sombras. Paredes de cavernas, troncos e montanhas também possuem linhas meio rabiscadas que seguem o padrão de suas curvas e relevos. Um exemplo é o desenho abaixo:

Observe as montanhas, a pluma do royal helmet, as nuvens e as árvores (que não ficaram muito boas xP). Os limites das sombras variam de acordo com o objeto.

-Observe como as sombras muitas vezes se ligam. È algo interessante de se colocar num desenho, mas lembre-se que nem sempre é assim: objetos esféricos e cilíndricos nem sempre se interligam, pois os limites das sombras são curvilíneos, ou seja, meio curvados pra mostrar que o objeto é redondo xD

Sombras Secundárias

Essa parte não é obrigatória, pois como eu já havia dito, é uma questão de estilo. Depois de fazer as “sombras primárias”, está na hora de fazer as “secundárias.” Eu imagino as sombras secundárias como uma sombra na sombra. Quando você quer mostrar algo que seja muito escuro, que a luz quase não alcança, você escurece a sombra primária. Siga os mesmos passos das sombras primárias.

Dicas:

-As sombras secundárias são muito utilizadas pra fazer iluminação de luas e outras fontes de luz. Não são necessariamente sombras, como você pode ver nos arredores da lua na figura abaixo:

-Se alguma parte do desenho está sofrendo um grande bloqueio de luz, não hesite em usar sombras bem escuras.

Detalhes

Finalmente chegou uma das partes mais importantes, que pode deixar seu desenho melhor ainda e mostrar a imaginação do pessoal xD

Nessa parte, você terá de conferir se tudo está certinho, corrigir alguns erros, pintar espaços vazios, sombrear mais algumas coisinhas, colocar outros efeitos, etc. Se utilizar outro editor gráfico, há muito mais opções para acrescentar efeitos nos desenhos. É claro que além de imaginação, exige também um pouco de experiência e conhecimento do programa, mas como estamos usando o Paint, isso não deve ser muito difícil :>

Desenho terminado:

Dica:

-Objetos brilhantes, como lâminas, ouro e outros metais, utilize cores bem claras e siga o 2º tutorial do Grafite.

Veja mais de perto a imagem (com uma má qualidade :P)

Ah, não esqueça de colocar sua assinatura. Uma obra tem de ter um autor ^^

Bom, é isso. Espero ter ajudado aqueles que me pediram pra fazer esse tutorial e também aqueles que gostam de desenhar e/ou estão começando agora. Qualquer coisa, mande-me uma MP ou comente aqui mesmo para que eu possa editar o tópico.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Leon-Belmont; 20-08-2005 às 13:23.
    Fernando Augusto Paz a.k.a. Leon-Belmont

Visite meu deviantART: fernandopaz.deviantart.com

Registro
    22-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

muito bom o tutorial, apesar de que sombra eh realmente muita questao de estilo. Mas ta muito bom, e eh isso q importa ^^

ah! e olha o necro de cara tapada ali :wub: minha sugestao xD

Registro
    20-04-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão boa

boa cara gostei desse tutorial andaram me perguntando tbm como fazer as sombras dos desenhos esse tutorial explica bem o pessoal vai entender o basico ,como faz...

ps. tenta usar a lupa pra o pessoal vizualizar de bem perto como tu fez as sombras..
    " Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, e nem tão grande que não possa aprender."

Registro
    06-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Grafite
    boa cara gostei desse tutorial andaram me perguntando tbm como fazer as sombras dos desenhos esse tutorial explica bem o pessoal vai entender o basico ,como faz...

ps. tenta usar a lupa pra o pessoal vizualizar de bem perto como tu fez as sombras..
    Ah, bem lembrado. Já já vou editar mostrando mais de perto as linhas

@Mestre_Mendonça, uheuhe, óia lá sua idéia no necro xD

Registro
    17-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

hehehe vlws ae pelo tutorial.

Publicidade:

Mais vale uma mao no peito, do que duas no sutiã.

~~~~~~~~~

Registro
    10-06-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito bom, ótimo tuto...
    Deviam fixar na hora neh?
    auhUAhUHA
    seu tuto vai ajudar MUITA gente inclusive eu xD
    flw!

P.S.: Moderas, fixem plx, eh importante...
    Palmeirense com orgulho.
    Tutorial: Pixel Art
    ~~~
    Quer me add no MSN?
    MANDA MP ANTES CARALH*!
    http://img93.imageshack.us/img93/4184/rikesignfh5.jpg
    Copyright 2006 TibiaBR Forums.
    :blush:

Registro
    19-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

tuto rox... =)
    fico bem espliado

vlw msmo kra XD
    ~miLios

Registro
    12-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

muito bom o tuto....fico bom...vo ve se faço alguma coisa...mas por enquanto to trabalhandu em um desenho em particular...to me esforçandu achu que vo usa um poco também ai o teu tuto pra faze as sombras...vlew!!!
    =)

Registro
    06-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Esqueci de dizer que poderia ser usado mais sombras e dar mais exemplos, mas coloco isso quando fizer outro desenho.

Se vocês acham que eu devo acrescentar alguma coisa no tuto~, só falar >.>

Registro
    10-06-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tutorial OTIMO! Gratz kra

MODERA, FIXA ISSU AE

Publicidade:

Visite meu Tutorial para Sorcerers
    http://tinypic.com/8zlilw.gif

don't be afraid to kill,
    There is no pain for the dead! :2gunsfiri :wacko:
    http://tinypic.com/5vayjd

Permissões de Postagem