
Postado originalmente por
Corey X
Nunca tomei whey, hehe. Mas obrigado pela dica.
E concordo com o final ali...
Whey protein é de origem animal. Falei como piada, apesar de achar válido. Não entendo a cabeça do vegano de não querer leite também, enfim. Vem do soro do leite (a parte líquida que sobra quando se está preparando o queijo, por exemplo, a depender do tipo de queijo). Então se você for ter restrição de leite também, aí deu ruim.
Quanto a proteínas vegetais, a mais tradicional e disponivel facilmente acessível e com relativo bom valor biológico (disponibilidade de aminoácidos essenciais e absorção no sistema digestivo) é a proteína de soja. Existe uma controvérsia sobre um componente presente na soja, a isoflavona (que até pode ser isolada se for tratada com álcool, mas que isso só ocorre a fins de estudo, na prática vai pra dentro), que é um fitohormonio (? Não tenho certeza) e tem capacidade de regular receptor de estrogênio em humanos também. E por isso dizem que favoreceria um feedback negativo com queda da produção de testosterona. Mas como isso é plausibilidade biológica, não significa que ocorra, apenas que é o requisito básico para ser estudada. Nesse sentido, existem estudos isolados que apontam isso, mas em geral os estudos nessa direção são pequenos e com diversos vieses. Quando trabalham os dados de diversos estudos em metanálises, isso não ocorre. Mas você provavelmente topará com gente que consegue informação de orelhada ou de fonte dúbia que "ah, vai ficar sojado, soy boy, vai crescer tetinhas, testículo vai encolher", gente facilmente enganada por plausibilidade biológica (que raramente se traduz em efeito de fato quando confrontado). Note que em geral em estudos a quantidade de isoflavonas na suplementação com proteína de soja é 10x superior a ingesta diária dos asiáticos que comem soja pra caramba.
Mas é uma preocupação valida. Assim como aparentemente mais relevante é o dado do valor biológico aquém em relação a proteína animal, o que dirige proteínas vegetais, mesmo a de soja, mais para oxidação (produção de energia) do que para anabolismo. Advém da deficiência relativa de aminoácidos essenciais, como a leucina. Uma alternativa é suplementar esses aminoácidos a parte, ou então combinar proteínas, sendo que se vc usasse suplementos de proteína animal (whey) isso provavelmente te faria economizar um pouco o whey se misturasse uma parte com proteína de soja, e lidar melhor com sua consciência. Mas entraria na questão de consumir produtos lácteos.
Enfim, não sei o que veganos fazem quanto ao consumo de proteínas, vai ter que buscar fonte dessa galera. Temos chat gpt hoje pra te ajudar nisso. Lá quando pede uma modelo de dieta vegano para ganho de massa muscular eles citam suplemento de proteína de arroz e ervilha. Quando perguntei porque ele preferiu essa fonte protéica, ele citou que era facilmente encontrado no mercado. E de fato, quando joguei no Google, aparece já de cara na Amazon e com um preço similar a whey protein e uma concentração protéica tal qual um whey isolado (mais de 80% de proteína), só não sei te falar o valor biológico e a absorção dela, mas deve ser aceitável. Para você ver como é um assunto recheado de mitos, eu achava que era só soja ou nada, e soja é toda mal falada por aí.
Provavelmente você precisaria suplementar algumas vitaminas ainda, como B12, que pra gente na medicina é particularmente notável a sua deficiência em alguns quadros neurologicos, sejam neuropatias periféricas, medulares ou estados confusionais, seja hematológico, com anemia megaloblástica sendo um quadro notável.
Não sei se o que falei presta ou não presta dentro do conhecimento dos entendedores de veganismo. Sinceramente não é algo que quero pra mim um dia e não tenho lá grande interesse, desejo boa sorte na decisão de seguir ou não.