É issae! Quem não se adapta, morre na praia...
Viu isso? https://www.adobe.com/sensei/generative-ai.html
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
É issae! Quem não se adapta, morre na praia...
Viu isso? https://www.adobe.com/sensei/generative-ai.html
Att,
GrYllO.
Meu coração pertence à Valéria Freitas.Precisa de suporte? Crie um tópico público! Sua dúvida pode ser a de outra pessoa. Pesquise se por um acaso a sua dúvida já não foi solucionada antes e, em caso negativo, abra um novo tópico no Suporte ou mesmo em Tecnologia (pro caso de uma dúvida técnica não relacionada ao jogo). Beleza?




Não tinha visto não, acho que vai ter uma hora que eu só vou fazer rascunho e o trabalho pesado vai ficar pra IA.
---
Esse da adobe ainda tem lista de espera, mas fui olhar o tal do Stable Diffusion aqui que gera variações de imagens já existentes, coloquei esse meu desenho do dragão e...
![]()
To com o gryllera e o dão nessa. Particularmente não tenho muito medo de perder meu emprego pra uma CPU.
Ele já foi automatizado.
Na década de 70.
Continuam contratando com urgência.
E vai continuar sendo assim, porque concentrar todo o operacional de uma empresa na mão de pouca gente, sem redundância de funções, é receita pra desastre. Mas a maioria ta mais preocupada em secar as despesas com folha de pagamento ao invés de fazer gestão de risco, então a gente vai continuar tendo desastres.
Enquanto tiver pelo menos 1 funcionário pra mexer no robô, os gerentes vão achar que tá tudo bem. Até que um dia qualquer uma pessoa é atropelada na rua e a empresa se vê com 0 funcionários. E aí surge uma vaga a ser preenchida "pra ontem." E se passam meses até achar um funcionário. E quando encontram, ele é largado pra mexer no robô sozinho, porque quem deveria estar lá treinando ele ainda tá de licença médica (ou morto.)
Algumas carreiras já "sofrem" com automação e evolução tecnológica há décadas. O microcomputador e o WordPerfect botaram muita gente com curso de datilografia na rua. Cursos de datilografia que eram vendidos como "o futuro," já que ninguém "nunca mais ia escrever à mão." Hoje o avanço tecnológico é o OCR não se embananar todo fazendo reconhecimento de texto escrito à mão. Apesar de tudo, cargos administrativos que ficam o dia inteiro lidando com recibo e nota fiscal continuam existindo.
Pivotei aqui rapidinho sem muito capricho (levantamento de 2021 do US Bureau of Labor Statistics, https://www.bls.gov/news.release/ocwage.htm, já com a assimetria pro setor de saúde e os "serviços essenciais" que surgiu com a pandemia):
Vou puxar o fio pra "Computer and mathematical occupations," que tá no death note do jornalista que o Gryllo citou (atuários, programadores, "math gigs" (seja lá o que isso signifique...))
Dos incríveis 3.3% que o grupo representa, atuários, estatísticos, analistas de PO e data scientists (que é um nome esdrúxulo mas eu vou relevar) não chegam, juntos, a 6%. A existência do Excel, R, SQL e Python já automatizaram tudo que era óbvio nessas carreiras. Toda a meia dúzia de empregados nisso que restou pode continuar rodando suas regressões logísticas sem medo.
E esse Excel Web é patético de ruim. Porra, Microsoft.
[12/05 às 20:39] Don Maximus Meridius : ja pensou o fantasma do gengiskão futuro visitando o pearl "olha aqui o mundo como seria se você não tivesse inventado essa merda"
Uma coisa que acho que acontecerá é essas ferramentas enfrentarem, em breve, diversos problemas com o ordenamento jurídico dos EUA e da UE, principalmente quando começar a serem utilizadas para produção em larga escala de conteúdo audiovisual. Os direitos de propriedade do Common Crawl são alvo de reivindicações por muitos artistas e criadores, em algum momento isso será levado às instâncias jurídicas e políticas em breve.,
Liga das Lendas: Vintas
Se liga nesse https://www.midjourney.com/showcase/recent/
- - - Atualizado - - -
Vdd. Muita coisa vai acabar mudando e embates nessa área serão uma constante daqui em diante.
Outra coisa me preocupa, é sobre o próprio funcionamento da geração de conteúdo da internet em si. Até os buscadores, você era levado aos sites. Mas, agora, o retorno vem diretamente, sem você sequer saber de onde saiu a informação. Mas o LLM não criou nada, ele "buscou" na internet. Só que, se os sites não tiverem acessos, eles invariavelmente morrem. Se morrem, quem gerará a informação? Percebem o paradoxo aqui?
Att,
GrYllO.
Meu coração pertence à Valéria Freitas.Precisa de suporte? Crie um tópico público! Sua dúvida pode ser a de outra pessoa. Pesquise se por um acaso a sua dúvida já não foi solucionada antes e, em caso negativo, abra um novo tópico no Suporte ou mesmo em Tecnologia (pro caso de uma dúvida técnica não relacionada ao jogo). Beleza?
Se a gente extrapolar um pouco, tudo depende do quanto estamos próximos da Singularidade tecnológica. Se esse modelo de aprendizado de máquina estiver próximo ao potencial de criação humano, teoricamente não precisaríamos mais de sites, criadores e artistas. A partir dos dados até aqui, a AI conseguiria iterar vezes o suficiente para passar a gerar novos padrões e registrá-los em sua base de dados de aprendizado, simulando como a inteligência humana teoricamente funciona.
Aí seria apenas uma questão de escala, para gerar instâncias variadas o suficiente, capazes de dar origem um volume de criações semelhante ao da humanidade (e, por fim, muito maior e mais complexo).
Não acho que seja o caso, portanto é muito perigosa essa possibilidade que você levantou, já consigo ver efeitos imediatos no aprendizado dos alunos que estão chegando agora na escola e já tem disponível uma ferramenta dessas, que possibilita pular muitas etapas importantes do aprendizado humano. Isso vai gerar um déficit de criação de qualquer artefato que necessite da reinvenção ou reorganização de conceitos básicos.
Última edição por Bob Joe; 24-03-2023 às 10:43.
Liga das Lendas: Vintas
Acredito que o Átila Iamarino já fez um excelente vídeo sobre o ChatGPT e o futuro das IAs. Uso com frequência, mas ele erra muito e eu tenho que corrigir sempre, como por exemplo questões de análise de algoritmos, ele se perde completamente.
Perguntei pro ChatGPT sobre o que era uma música sobre tibia "boom yala", ele respondeu que foi um concurso do TibiaBR de mais de 12 anos atrás (mas não achei o link)




Era um video mostrando lugares do tibia com o audio desse video aqui do discovery channel
Fico surpreso do chatgpt dar essa informação
- - - Atualizado - - -
Recebi hoje o convite pra testar esse Adobe Firefly. Nenhuma funcionalidade de modificar imagens já existentes está disponível ainda, e a geração de imagem via texto é muito, mas muito ruim, pior que o primeiro Dall-e ainda. A IA não conhece praticamente nada da cultura popular, e também gera imagens bem ruins e com graves erros anatômicos, como comprimento de braços, etc.