Pelo o que eu entendi do assunto a volta do Talibã era algo 100% esperado de acontecer. Parece que a ideia é evitar mesmo uma ameaça maior, qué é o Estado Islâmico... Por incrivel que pareça o Talibã é bem moderado perto desses outros malucos aí, tanto que o EI já explodiu geral lá no aeroporto.
Realmente seria inviável os EUA ficar para sempre no Afeganistão, mantendo uma sociedade que endogenamente é cheia de problemas. A mudança lá infelizmente teria que vir de dentro para fora. Talvez o que dá para criticar é a maneira que o Biden fez isso, ao invés de retirar as tropas de uma vez poderia ter feito uma transição lenta que permitisse os afegãos saíssem do país (os que quisessem). Ao mesmo tempo, não sabemos o que rola nos bastidores, parece que os EUA e o Talibã sempre estiveram em contato negociando, já que ambos temem um inimigo em comum.
Isso aí é o suprasumo da complexidade geopolítica do nosso planeta.

Postado originalmente por
Don
E falar de esquerda/direita naquela treta de talibã/estado islamico/terrorismo não faz sentido nenhum, a situação é muito mais complexa que essa bobeira que querem enfiar em tudo que é assunto hoje em dia.
Exato, muito raso resumir o assunto a isso... kkkkkkkkk