Mas essa questão dos robôs é justamente uma das questões apontadas por pessoas que vislumbram algum fim do capitalismo.
O isolamento social provocado pela quarentena pode acelerar esse processo, na medida em que ele naturalmente elimina alguns trabalhos que já eram obsoletos, nos torna mais dependente de máquinas (na China, serviços de delivery já são feitos por drones) e força os governos a darem uma renda básica emergencial à população.
A ideia seria forçar - através de mobilização, pressão e organização social - os governos a manter a renda mínima após o período de emergência.
É óbvio que não estamos (ainda, infelizmente) falando do fim da ideia iluminista de propriedade privada (como alguém falou aí), mas sim do fim do capitalismo como sistema hegemônico através da constatação de que é um sistema desigual, ilógico e insustentável - não apenas para a vida em sociedade, mas sobretudo para o planeta enquanto organismo, a questão ecológica e etc.
Inclusive, essa sua afirmação de que "em tempos de crise é o que todos mais querem" é completamente destoante do momento que estamos vivendo. Você está vendo que é o oposto, certo? Até revistas como a Economist e o Financial Times estão defendendo medidas distributivas agora.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 





Responder com Citação


