Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
Estudo novo da cloroquinha, com n = 96032 (número de pacientes envolvidos no teste), com grupo de controle e diversas associações de hidroxicloroquina, excluindo pacientes que já estavam em ventilação mecânica e tentando excluir indivíduos que já estavam em estado clínico complicado. O tratamento foi dado a pacientes 48h após o diagnóstico da doença. As doses são as que estão sendo recomendadas por protocolos, inclusive o que foi gerado aqui no Brasil.

As conclusões abaixo. Achei interessante o uso da seção "Interpretation" ao invés de "Conclusion". Se alguém aqui for da saúde, pode me dizer se é comum?



Traduzindo, além de não existir qualquer tipo de evidência dos benefícios da droga no aumento das taxas de cura, a evidência encontrada foi de diminuição do tempo de sobrevivência e de complicações cardíacas.

O interessante é que o final do artigo apresenta uma discussão onde analisa aquela questão da obesidade como fator de risco que cheguei a postar aqui, inclusive influenciando nos colaterais cardíacos da cloroquina:




Ou seja, fica bem complicado dizer agora que existem boas evidências sobre os benefícios à saúde com o uso da hidroxicloroquina para o tratamento da COVID. Na verdade, a melhor evidência no momento aponta exatamente o contrário. Se houver responsabilidade nesse governo, nem que seja apenas jurídica, o Ministério da Saúde precisa suspender o protocolo, sob pena de ser responsabilizado judicialmente pelas famílias dos pacientes que vierem a morrer em decorrência de complicações causadas pelo medicamento.
https://www.thelancet.com/lancet/art...lcoronavirus20