Que fique claro, acho um absurdo completo um condenado em segunda instância ter que esperar o trânsito em julgado da justiça brasileira para ser preso. É apenas mais uma via da impunidade. Não é apenas pelo Lula, é por um monte de safado que claramente são bandidos mas só serão considerados como tal depois de um processo burocrático pra lá de desnecessário e demorado.
Mas, sinceramente, não entendo porque cobram tanto do STF e tão pouco do Congresso, sendo que o segundo poderia propor e aprovar a PEC que altera o entendimento sobre a prisão em segunda instância. Esse ponto é discutido a muitos anos no STF e ficou todo esse tempo estacionado no Congresso, já que os que mais temem são os políticos, que sempre se beneficiam com a morosidade da justiça brasileira.
Toda essa insistência em culpar apenas o judiciário pelo caos do sistema penal brasileiro é bem esquisito. Parece que o objetivo final é não ter uma Suprema Corte. Ou pior, ter uma Suprema Corte que atua apenas pela vontade populista ou do governante da vez, algo que só é interessante para os regimes que pendem ao autoritarismo.
Podem ser uns velhos caquéticos e potencialmente maquiavélicos, que não deveriam ter mandatos tão grandes nem privilégios tão destoantes (e isso serve para boa parte do judiciário). Mas uma república sem Suprema Corte ou cortes superiores para zelar pelo entendimento da Constituição é fantasia autoritária.







Curtir: 





Responder com Citação