Postado originalmente por
Sir Pietroph
Eu concordo com você, Bob. A depressão é sim "só mais um" de vários sintomas.
O que eu quis dizer é que exatamente esses vários "pequenos sintomas" geralmente são tratados com pouca ou nenhuma importância.
Eu nao sei em outras culturas como é, mas aqui no Brasil é aquele papo de "pais conversar com os filhos é cafona, coisa de gente velha".
Nao da pra sarar tudo so na conversa tambem ne, mas um pequeno passo ajuda.
Você falou uma parada bem importante.
A gente como homem não é muito educado por pais e pela sociedade a lidar com questões emocionais. Um cara que é rejeitado ou socialmente preterido muitas vezes, por exemplo, não tem com quem conversar sobre os próprios sentimentos em relação a cada um desses fatos. Muitas sequer sabem nomear aquilo que estão sentindo, aprendemos que isso é coisa de mulher (já incutindo a inferioridade da mulher nesse raciocínio) e que homens não devem falar de sentimentos. Com isso, todos crescemos homens com inteligência emocional de uma vagem, que só conseguem reagir com ódio, violência e/ou autodestruição quando confrontados com problemas emocionais sérios. Raro ver um homem pedindo ajuda.
Como ferramente de defesa, o cara começa a gerar uma racionalização para tentar explicar de onde vem os sentimentos ruins não expressados. Só que essa racionalização quase sempre será feita sob o mundo exterior, não dentro do próprio cara. Muitas vezes, dependendo do nível educacional do indivíduo, a racionalização tem bases empíricas e até científicas. Mas as lacunas são sempre preenchidas com o sentimento de rancor e ódio, apesar de aparentar ser um processo totalmente lógico e racional.