
Postado originalmente por
Nobre Valente
(entre eles um que, ironicamente, você menciona que sairia da faculdade ganhando 10k)
Apesar das vagas serem pouquíssimas hj, ainda é esse o salario, mas 10k 5 anos atrás e a escala era 30 dias em terra para 30 dias a bordo (hj ta uma media de 3x1).
Por sinal, direito é o curso que mais tenho amigos, um único montou escritório e o pouco que consegue é só pra sustentar a estrutura, mora com os pais pra poder comer. Quem tem pai sustentando ta estudando pra concurso msm. Quem não, ta em loja de shopping e afins. Tenho um amigo mt próximo que é formado em relações internacionais, sei nem se existe emprego fora do serviço publico.

Postado originalmente por
Bob Joe
E muitos deixaram de produzir para se dedicar a estudar para concursos.
Meu caso. Ainda pretento empreender um dia.

Postado originalmente por
Bob Joe
1)
Sempre achei incoerente isso de faculdade ser pré requisito para o mercado de trabalho de alto nível. Até mesmo aqui pelo off já defendi que faculdade deveria ser centro de pesquisa e os cursos profissionalizantes servirem como preparação profissional.
Bateu em um ponto chave, na vdd quase criei o tópico sobre isso, o próprio motorista é uma das profissões mais ameaçadas. Sinceramente acho que vamos precisar de algo novo, daqui mts décadas, quando o trabalho automatizado for regra, teremos um problema básico de economia, simplesmente não vamos precisar que o ser humano trabalhe em atividades operacionais, o qual é o grosso da distribuição de dinheiro. Vi algumas coisa sobre
universal income, que não me parece mt boa solução.
Msm que programar seja a profissão sobrevivente, é questão de tempo até saturar. Não tem como, o avanço tenológico permite menos pessoas fazerem trabalho de vários e melhor. Sim, hj eu estudaria programação para me realocar no mercado, mas não por facul.
Esse é o cerne do tópico: Faculdade não serve mais de nada. Pra aprender nunca foi o melhor lugar, servia bem de ambiente gerador de oportunidades, que parece não ser mais o caso. Galerinha que ta saindo agora vai chorar e mt, pois a crise impede de começarem por baixo e o conhecimento adquirido lá, não tem mt valor pro si só.
@topic
Eu fiz questão de dizer no começo do tópico que estou mt bem obg pra evitar galera dizer que é choro, como fizeram no topic do Nobre. Eu consegui uma das 3 vagas de treinamento na
maior empresa do mundo da minha área e hoje estou na espera de homologar um concurso. Tem gente que só quer ter um ganha pão e viver sua vidinha, não da pra pedir que todo mundo seja um gênio inovador.
Realmente eu fico mt triste pelos meus amigos, os mais próximos são:
- 1 Relações international, é que mais me preocupo pq ele não é bem de vida e ta bem na bad. O cara sabe 3 idiomas e é bem inteligente, já ta formado há 3y nunca trabalhou na área.
- 3 mercante, sendo apenas 1 empregado com escala de 6 meses a bordo para 2 em terra (foi 01 da turma)
- 2 direito, desempregados estudando
- 1 arquitetura, tava em emprego temporário ganhando 2k que contrato já venceu.
Enfim, fica pra galera mais nova: Façam o que vcs gostam, pq tbm podem se fuder naquilo que não gostam, não tem garantias. Infelizmente eu nunca tive uma "profissão" dos sonhos, só sempre soube que não queria ser Medico.