Ireas Keras, de início, foi abandonado por sua mãe às portas da abadia de Rookgaard em uma chuvosa noite de inverno; criado por Cipfried e, em parte, por Asralius, contou apenas com uma rosa azul e uma carta para iniciar sua jornada fora da ilha, aos 18 para 19 anos; antes acometido por uma doença que o forçava a pintar suas unhas de azul (resquícios de uma praga que afetou Rookgaard brevemente), hoje Ireas vê-se parcialmente livre da enfermidade, apesar de ter ganhado outras.
Vagando mundo afora em busca de sua mãe, descobriu ter nascido em Svargrond fruto da união de um xamã (Kaisto) com uma poderosa Necromante da Irmandade dos Ossos, que aterrorizou Ankrahmun, Svargrond, Edron e Zao, afetando Ireas e pessoas próximas: incluindo um grande amigo de Ireas, Liive, e o grande amor (mas segunda paixão) de Ireas, Wind Walker, ambos mortos em meio à guerra contra Esquecimento e a Irmandade.
Sete anos após a tragédia, Ireas Keras, agora solitário após perder sua amante (e quase noiva) mais recente para um pacto antigo que ela possuía com o navio etéreo Caçador de Almas, busca manter vivo o culto a Nornur, o qual ele e Jack reconstruíram com tanto esforço, por meio do Caminho dos Sonhos e vários serviços prestados a inúmeras facções no mundo de Tibia.
Tem 1,75m de altura (estirão de crescimento tardio), 27 anos, cabelos azuis, olho esquerdo azul, o olho direito com uma cicatriz que começa da parte inferior da sobrancelha e alcança a parte mais alta da maçã do rosto direito, uma marca estranha no peito (desenho extremamente incompleto de uma rosa) e, apesar de mais fechado e sério, é um homem afável, sorridente e gentil. É um druida versado, tendo o gelo como elemento favorito. Costuma dividir seu Cajado de uso em dois machados de gelo eterno, os quais costuma carregar embainhados, mas escondidos em suas vestes.
Gosta de manjar de fruta-do-dragão (dragonfruit), frutos do mar em geral (em especial camarões e peixes que ele mesmo pesca), tocar instrumentos musicais (flauta-de-pã e tambores, especialmente tambores de guerra), de sua sobrinha Skadi e de climas frios (e com neve de preferência). Detesta Kjasse, o líder espiritual de Svargrond.