Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Uso da vírgula e crase

Banido
    Registro
    26-07-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Uso da vírgula e crase

Camaradas, me ajudem a sanar algumas dúvidas:

[13/11 às 08:16] Insanity Vultures : antes tinha tirado esse negocio de inativo
    [13/11 às 08:16] Insanity Vultures : n sei pq voltou
    [13/11 às 08:35] Beowalf : Para de mentir, Insanity.

No caso acima, é correto colocar vírgula antes de se referir a uma pessoa?

Ou dizer "Para de mentir Insanity", sem vírgula, estaria correto?

E no caso da crase, vocês tem alguma regrinha básica e dinâmica na manga?

Sei de uma que funciona do caso de substituir o "a" por "para". Se der certo vai crase. Ex: Vou para a casa de praia. -> Vou à casa de praia.

Está certo isso? O raciocínio procede ou não?

Já agradeço qualquer ajuda que venha receber nesse tópico.

- - - Atualizado - - -
    @Insanity Vultures @GrYllO @Nikolai Bazarov @Pearl

- - - Atualizado - - -

E aproveitando o gancho... alguma dica para diferenciar os "porquês"?

- - - Atualizado - - -
    @Showman

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    15-10-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

sem a virgula, pois ela nao pode separar o sujeito do verbo

desespero full Avatar de Iridium
    Registro
    27-08-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sim e não.

Ao meu ver, sim, pois "Insanity" é um vocativo, nessa colocação. Não por também poder exercer a função de sujeito na oração, não podendo ser, portanto, separado de seu verbo.

Na segunda, o raciocínio é válido por causa da transitividade verbal; no caso, o verbo "ir" (em sua forma conjugada acima, "vou") funciona com a preposição (?, se não me engano, é preposição) "a" que pode ser substituída por "para" sem mudar o sentido ou transitividade.

A crase funciona quando há sobreposição de "a" como artigo e como preposição. Ex.: "vou a aquele lugar" torna-se "vou àquele lugar".

EDIT: Faz tempo que não avalio tampouco estudo regrinhas de Gramática; posso estar falando bobagem. Quem estiver mais afiado, por favor se manifeste e ajude o usuário. Grata e espero ter conseguido ajudar de alguma forma.
    Última edição por Iridium; 13-11-2015 às 10:17.

Registro
    15-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

é verdade, voce ta certo, com virgula é um vocativo, sem virgula um sujeito

Registro
    14-12-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O que a Iridium falou tá correto. Pra aprender a usar crase sem problemas você deve fazer bastante exercícios. Outra dica que eu dou é que crase nunca se usa antes de palavra masculina. Muita gente escreve "vou andar à cavalo", "sujeito à guincho". Tá tudo errado. Crase é sempre antes de palavra feminina. Outra coisa que não se usa é crase antes do pronome indefinido "uma". Se vc escrever "Dê isso à uma pessoa" está errado.

O uso dos porquês eu te ensino daqui a pouco, mas é muito fácil.

"Porque" tudo junto você usa pra explicar algo. "Eu entrei no carro porque estava chovendo".
    "Por que" separado você usa para perguntar algo. "Por que você saiu mais cedo?". Dica: substitua por "por qual razão".
    "Porquê" com acento circunflexo é quando você usa ele como o "motivo". "Quero saber o porquê" você saiu mais cedo".
    "Por quê" separado com acento circunflexo é em sempre antes de se usar ponto. "Você saiu, mas por quê?".

Tem q decorar

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Jose Cuervo; 13-11-2015 às 19:30.

Tchau queridos Avatar de Pap's
    Registro
    12-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

No caso do Insanity eu usaria vírgula, embora acredite que nesse caso se você não usasse não ficaria errada a frase. Lembre da regra básica SVO (Sujeito + Verbo + Outras coisas). Se vier nessa ordem, não haverá vírgula na frase. Entretanto se você mudar essa ordem, aí será necessário o uso.

ex.: Insanity beijou um rapaz ontem. (SVO)
    Ontem, Insanity beijou um rapaz (OSV)

Com relação a crase, ela é sempre utilizada antes de palavras femininas. Em regra geral, eu aprendi como macete você substituir por uma palavra masculina:

ex.: Ele foi à chácara. Note que chácara é uma palavra feminina (a chácara). Substitua por uma masculina, no caso palácio. Se você trocar o "a" por "ao" então usará crase.
    Ele foi ao palácio.
    Logo antes de chácara há crase.

Note que se você substituísse por uma palavra masculina e o "a" virasse um "o" ao invés de "ao", aí não haveria crase.

ex.: Ele comeu a sobremesa.
    Ele comeu o pudim.

Essa é a regra geral que eu utilizo. Além disso, você pode analisar o verbo. Verbos VTD não pedem preposição, logo não haverá crase. Já verbos VTI pedem preposição, logo haverá crase.

ex.:Ele comeu a sobremesa. (Quem come, come alguma coisa - VTD)
    Ele desobedeceu à lei de trânsito. (Quem desobedece, desobedece a alguma coisa - VTI)

Se você usar essas regras, resolverá a maioria dos casos. O restante creio que sejam as exceções que você terá de memorizar.

Meus conhecimentos de gramática são limitados e eu também tenho dificuldades em especial com vírgulas, mas de qualquer forma espero ter ajudado pelo menos um pouco, rs.

Registro
    09-09-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A vírgula aí é facultativa e nessa sentença não vai alterar o sentido dela se você colocar ou não. "Insanity" nesse caso não é o sujeito da ação.

Sobre crase: o Pap's já deu uma boa ideia, essa parada de mudar por masculino e ver se fica "o" ou "ao" já vai solucionar boa parte dos casos, mas tem outras coisas a mais.
    Expressões que denominem MODO (exemplo "sair à francesa", que indicaria o modo que você saiu, de fininho). Então, bife à parmegiana, à milanesa, etc. Assim, formas de pagamento também: à vista, à prazo, etc.
    Outra coisa a se falar de crase é que ela não pode existir se você especificar o local. Exemplo: "Vou à Terra" (usando a sua manha, que é válida sim, ficaria "vou a terra, volto da terra", então teria) ~~~~ só que se você colocar "Vou a terra de meus pais", não tem (ah mas fica "vou a volto da", eu sei, mas não tem do mesmo jeito).

PORQUÊS

Por que = pode ser usado em pergunta, sendo que nesse uso, você vai substituir por "por qual motivo/razão". Exemplo: Por que você é louco?
    E pode ser usado no lugar de "pelo qual". Exemplo: Sei bem por que motivo fiquei aqui.

Por quê = usado antes da pontuação (seja ponto final, interrogação, exclamação). Tente trocar por "por qual motivo/razão" (mesma coisa que o "por que", mas tem que ser obrigatoriamente antes de ponto). Exemplo: Você não foi ao show por quê?

Porque = conjunção causal ou explicativa. Troca por "pois", "uma vez que", "para que"... Exemplo: Não gosto de você porque você é louco.

Porquê = é substantivo e tem significado de motivo, razão. PRECISA ter artigo, adjunto, numeral, alguma coisa pra determinar ele. Exemplo: Me diga o porquê de você ser louco.
    "O Brasil não muda enquanto o brasileiro não mudar"

Banido
    Registro
    10-11-2008
    SPC/São Paulo-SP Status: Tentando escrever um livro
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O que vc precisa saber sobre crase é que a letra 'a' tem dois significados: 'a' de artigo definido. e 'a' de analogo de para.

Vi um comentario uma vez da minha professora de portugues: quando for usar crase e vc está em duvida, n use. A frase n irá mudar o sentido, vai apenas coloca mais frescuras e deixar mais bonita.

Por exemplo: fui à casa de predinho(fui para a casa de pedrinho)
    Sem crase: fui para casa de predinho(ou fui a casa de pedrinho).

No fim crase só é usado a isso. O analogo masculino de crase é o 'ao'.

Registro
    09-09-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nossa, troquei as bolas na crase.
    Esquece o que escrevi ali e lê isso aqui que dá um GG rapidinho.

Acabei falando ao contrário. UAHUHAUHA Que viaje. Faz tempo que não estudo crase.

http://saltitandocomaspalavras.blogs...publico-e.html
    "O Brasil não muda enquanto o brasileiro não mudar"

Tópicos Similares

1. Uso da Cpu Tibia
    Por Bartyy no fórum Suporte Geral
    Respostas: 3
    Último Post: 03-11-2007, 13:51
  2. Uso Da CPU
    Por Soul Mad no fórum Suporte Geral
    Respostas: 3
    Último Post: 30-04-2007, 10:12
  3. proporção de uso da cap.